A Victoria Ceridono, menina linda e talentosa, que mesmo ainda tão jovem já editora da Vogue RG, colabora com a Vogue e comanda o indispensável Dia de Beauté, fez um post muito bacana falando sobre esta disputa maluca entre nós mulheres por esta busca insana pela perfeição.
Deixei um recado por lá mas fiquei pensando sobre o assunto e resolvi escrever algo aqui também. Mas não sem antes dizer que sou muito fã da Vic, desta jornalista querida, muito sábia para seus 23 anos e mais do que bonita!
Nós somos perfeitas, todas nós: magrelas ou gordinhas, altas ou pequenas, com nariz grande, pernas finas, dentes tortos... Sim, nós somos perfeitas! Somos perfeitas com as cicatrizes, com os "defeitos" herdados da mãe, do pai e da bisavó, com as rugas que um dia virão.
Somos perfeitas porque somos nós, porque de verdade não há absolutamente outra pessoa igual (mesmo se você tiver uma gêmea idêntica), porque quem nos ama nos ama com tudo que temos - e com aquilo que não temos.
A melhor coisa do mundo é se amar e se aceitar. Melhorar todo mundo pode (qual mulher não fica mais bonita depois de dar uma arrumadinha no cabelo, passar um blush ou fazer as unhas?), mas buscar a perfeição é muito chato!
Como a Vic falou lá no post dela, mesmo diante da pessoa mais linda, há os críticos de plantão que dizem: "mas olha a orelha dela, como é de abano"... E daí se for? É sua orelha, seu pé, seu umbigo. São partes de você! Claro que podemos melhorar a nossa aparência (e não há mal nisto - na natureza há muitos animais que adoram se mostrar belos, basta olhar eles namorando). O problema reside em nunca se estar satisfeito com o que se tem. Com quem se é.
Ali naquela foto eu tinha pouco mais de 2 anos, era quase careca e parecia bem feliz. Agora tenho 36 (quase 37!), tenho mais cabelo (mas muitos fios brancos), continuo baixinha, não tenho os olhos azuis/verdes (lindos) da minha irmã mais velha. E daí? A questão dos cabelos brancos é fácil resolver, mas não vou passar meus dias sofrendo por não ser uma Barbie de carne e osso (ou segundo o padrão de beleza vigente, muito mais osso que carne).
Tem dias que me adoro, outros (na época da TPM... argh!) acho que "acordei gorda", mas a vida continua e o melhor para estes dias é tomar um banho gostoso, escolher aquela roupa bacana e passar um blush, porque ninguém é de ferro.
Cada ano que passa tenho mais cabelos brancos e a pele já não tem aquele brilho dos 16 anos (mas nada que um belo iluminador não dê jeito!), mas também sei de um monte de coisas que aos 16 anos nem sonharia saber. Coisas que só o tempo e a história que a gente traça ao longo dele trazem...
Então menina, passe seu batom e esqueça das suas pernas finas (ou braços gordos, ou seja lá o "defeito" que você enxerga em você). Olhe no espelho e sorria. Aquela lá no outro lado do espelho sorrindo de volta é você, a pessoa mais importante da sua vida.
Deixe mais rugas de risos gravadas no seu rosto do que as de tristeza ou preocupação. Até porque todo mundo (tomara!) vai ficar velho um dia e o poder o tempo é inexorável… A única maneira de não envelhecer é morrer cedo, o que definitivamente não é um bom negócio.
Sabe aquela história que nossas avós diziam: que o tempo passa rápido demais? Pois é, elas tinham razão. Então corra, vá viver!
Só lembro que, embora eu seja psicóloga, o objetivo destes posts não é dar aconselhamentos pela Internet (até porque o Conselho Federal de Psicologia proíbe esta prática) e sim falar de comportamento com o intuito de informar. Espero que vocês gostem!
Obrigada querida!! Pelas palavras sempre gentis comigo e por ter se inspirado no post! Beijoss
ResponderExcluirVic,
ResponderExcluirRealmente acredito que vc é um modelo muito bacana para as meninas da sua geração (e da minha tb!).
Beijos e parabéns pelo lindo trabalho na Vogue, Vogue RG e no seu blog!
Adorei o post!!!É isso mesmo, temos que viver mais e nos preocupar menos, nos curtir como a gente é, sempre tentando melhorar, claro, mas sem muita atucanação, que a vida é curta e cada dia é muito precioso!!
ResponderExcluirbeijos
Mas que menininha mais linda!
ResponderExcluirShirley, voce tem toda a razao. Somos todas perfeitas e nao temos motivos para ficar neuroticas.
A-M-E-I o post!!!
ResponderExcluirBjInHus
Verdade, Shirley! Adoro essas sessões divã com vc, principalmente pq vc é especialista no assunto, né?!
ResponderExcluirParabéns =*
www.lemousse.com.br
No caso, eu veria o post como opinião e não conselhos de uma profissional (psicóloga no caso).
ResponderExcluirAdorei o post. E é por aí mesmo.
Que post mais lindo e tocando Shirley!
ResponderExcluirTão doce e sensível quanto você :D
Beijão.
Shirley! Um post tão delicado e adorável como você! Muitos beijos...
ResponderExcluirSilvia Barcellos
p.s.: Que bebê mais lindo!!!
Lindo texto e acho que todas as meninas se virão retratadas nesse texto, eu pelo menos me vi muitas vezes
ResponderExcluirBjs
Olá, Shirley!Uma alegria te ver como seguidora do meu blog!Seu blog já está entre os links dos meus favoritos há tempos!
ResponderExcluirSobre esse post, auto-estima é fundamental! Sou sua companheira de profissão e sabemos que além de cuidar do corpo que nos foi dado, é de vital importância cuidarmos da nossa saúde mental; da nossa cabeça.Quando estamos bem com a gente mesma, a gente se acha linda e todo mundo ao nosso redor tem a mesma opinião!
Por isso tenho dois blogs: um de estilo e o outro sobre as alegrias e angústias da minha alma feminina!
Beijo!
Que delicia esse post Shirley.Todos podem se identificar com suas palavras.Inclusive eu,vc é mesmo demais.Vamos viver bem como somos.
ResponderExcluirBjs
Ótimo post, Shirley!
ResponderExcluirA propósito, eu estava lendo outro dia uma coisa bizarra: algumas noivas que têm orelhas de abano costumam colar as pontinhas delas com Super Bonder na cabeça - o problema é que como essa cola não é testada dermatologicamente, porque não é feita para colar pele, é comum dar uma alergia fortíssima.
Pense só, estragar ao mesmo tempo a festa de casamento e a noite de núpcias?
Acho que eu ficaria com minhas orelhas de abano e pediria pro fotógrafo retocar as fotos!!!
Tudo verdade o que vc disse!
ResponderExcluirTem dias que estou super descontente comigo, mas elevo meu pensamento em coisas boas e fico bem novamente, daí já me acho gatona..rsrsrs
Lindas palavras!!! Adorei!!!
ResponderExcluirEu tenho acompanhado o seu blog a muitos meses e só agora me senti avontade para te escrever. Também sou do Rio e tambem tenho um blog, o tema dele é viagens e cosmeticos. Ja te linkei para saber das suas atualizacoes. Fica aqui a sugestao para vc me visitar: http://www.aasmattos.blogspot.com
ResponderExcluirCaso me visite deixe um recado para eu saber que vc passou por la...bjs
Excelente post, Shirley...realmente me fez parar para pensar!
ResponderExcluirBeijos!
Renata (Viéz)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirque lindo, amiga!!!! adorei!
ResponderExcluirShirley! Maravilhoso o post. Concordo com vc em gênero, número e grau. Tem muita gente precisando ler e entender isso pra ser realmente feliz. Beijoo!
ResponderExcluirOlá! Sou seguidora do seu blog, porém antes era apenas com email, e hoje estou lançando minha lojinha virtual. Se puder da uma passadinha para conhecer ? http://mimosdatata.blogspot.com
ResponderExcluirBeijinhoss e obrigada!
Fernanda,
ResponderExcluirExatamente, a vida passa muito rápido!
bjs,
Larissa,
ResponderExcluirObrigada, querida!
Somos todas perfeitas mesmo, né?
beijos,
Katezinha,
ResponderExcluirObrigada pela visita!:)
bjs,
Kaká,
ResponderExcluirObrigada, querida! Mas sabe que tem certas coisas que se aprende na prática mesmo... Por um lado envelhecer é muito bom, a gente para de ficar encanada com bobagens...
bjs,
Hannah,
ResponderExcluirObrigada pela visita, querida!:)
bjs,
Lola,
ResponderExcluirObrigada. É bom falar com o coração...:)
bjs,
Sílvia,
ResponderExcluirAmiga, vamos ver se "encomendo" um bb assim prá mim...rsrsr
bjs,
Dy,
ResponderExcluirTd mundo se sente assim as vezes... mas é preciso tentar se ver mais positivamente.
bjs,
Dennina,
ResponderExcluirSe aceitar é o melhor remédio para muitos dos males da alma...:)
bjs,!
Edna,
ResponderExcluirGente feliz é sempre mais bonita!
bjs,
Ione,
ResponderExcluirJá ouvi uma história destas... tem coisas que são demais. Estes dias vi uma moça que fez um IMPLANTE de uma lente colorida para mudar a cor dos olhos.
Parecia que ela estava "desesperada" para ser outra pessoa.
beijos,
Ana Paula,
ResponderExcluirQda a gente se acha gata, todo mundo acha tb!:)
bjs,
Ju,
ResponderExcluirObrigada pela visita!
bjs,
Andreza,
ResponderExcluirVou lá conhecer seu blog sim!
bjs,
Renata,
ResponderExcluirPensamos tão pouco na gente, né?
bjs,
Áli,
ResponderExcluirAmiga, obrigada!!! Saudades!
bjs,
Samantha,
ResponderExcluirFico feliz que, de alguma forma, eu tenha ajudado!
Fique bem!
beijos,
Bruna,
ResponderExcluirSer realmente feliz... isso vem mesmo de dentro, não do espelho!
bjs,
Thais,
ResponderExcluirVou lá conhecer seu blog sim!
bjs,
Shirley,
ResponderExcluirq tudoooo...amei esse post escrito por ti. Certa vez coloquei um vídeo q tb abordava a questão da busca pela perfeição...q nem se quer existe.
Muito bom!36 anos vc??? Não mesmo....carinha de vinte e sete...linda. loura e poderosa.
Beijos!
Voltei sim...mas estou toda enrolada...cheia de posts da viagem para fazer e liberar o resultado do sorteio pérolas (mico do ano)...Minha sorte é q meu bloguinho é amador e é um hobbie q amo, mas juro que desta semana não passa, coloco tudoooo e mais um pouco: )
Fran,
ResponderExcluirBem vinda de volta, querida!
Estava com saudades de vc!:)
beijos,