Nossa série "momento divã" traz um tema que interessa a todas nós: a comunicação.
Só lembro que, embora eu seja psicóloga, o objetivo destes posts não é dar aconselhamentos pela Internet (até porque o Conselho Federal de Psicologia proíbe esta prática) e sim falar de comportamento com o intuito de informar. Espero que vocês gostem!
Uma das coisas mais importantes para nos relacionarmos bem com as pessoas é nos comunicarmos de forma clara. Muitas das pessoas que procuram a ajuda de um psicólogo tem conflitos baseados ou piorados por causa de problemas de comunicação.
Nos comunicamos não só pela nossa fala e escrita, mas também através do ritmo e entonação da nossa voz, nossa expressão facial, nossa linguagem corporal e até das roupas que vestimos e do corte de cabelo que escolhemos.
Alguns fatores, tais como o excesso de informações, a qualidade do relacionamento que temos com quem estamos nos comunicando e o uso de palavras e expressões que o outro não conhece podem dificultar a comunicação.
É possível aprimorar a comunicação:
- usando linguagem acessível: para quê usar uma expressão técnica se você é a única pessoa formada em Direito na mesa do happy-hour?
- evitando interferências: ao conversar algo sério com sua melhor amiga ou seu namorado, desligue seu celular.
- reforçando a palavra falada ou escrita com exemplos, imagens e expressão corporal adequada: ao apresentar aquele projeto bacana para seu chefe incremente sua fala com gráficos ou imagens bem feitas que ilustrem o que você está explicando e cuide para sua expressão facial e corporal passar uma idéia de confiança.
- preferindo a comunicação face/face: a Internet é uma ferramenta maravilhosa de comunicação, mas nada substitui o bom e velho "olho no olho".
- escutando com abertura: numa discussão com sua mãe preste atenção no que ela está falando, pois muitas vezes a outra pessoa tem razão.
- exercitando a empatia: empatia signfica "colocar-se no lugar do outro", é tentar entender o que o outro sente e como ele pensa.
Para saber mais sobre o assunto sugiro o seguinte livro, um clássico da Psicologia, escrito em linguagem bem acessível: O Corpo Fala, de Pierre Weil e Roland Tompakow.
Adorei!!! Muito útil! Bjo
ResponderExcluirObrigada, Ale!
ResponderExcluirbeijos,