Momento divã: Stress. - Garotas Modernas Garotas Modernas : Momento divã: Stress.

Momento divã: Stress.

Ilustração: Bella Pilar

O stress é uma reação de um organismo (sim, animais também ficam estressados!) a estímulos ou pressões muito intensas ou frequentes, buscando reestabelecer a homeastase, ou seja, o equilíbrio físico e/ou psicológico. Tanto eventos ruins (como uma demissão ou briga familiar) quanto eventos bons, porém fora do cotidiano (o dia do seu casamento, uma viagem importante) podem desencadear sintomas de stress.
Sem o stress a espécie humana não teria se desenvolvido, pois o stress funciona como um "sinal de alarme", preparando todo o corpo para lutar ou para fugir diante de uma situação de perigo ou de grande mudança.
Os homens das cavernas certamente sentiam os mesmos sintomas que as pessoas sentem atualmente ao se depararem com uma situação estressante: o coração acelera, as pupilas se dilatam, o sangue é bombeado para pulmões, coração e músculos de braços e pernas - tudo isto visando nos ajudar a salvar nossa vida numa situação de perigo, seja ela o ataque de uma fera na floresta (no caso dos homens das cavernas) ou a tensão ao dirigir numa rodovia num dia de chuva.
O problema é quando o stress é muito intenso ou muito frequente, pois entre outras coisas ele faz disparar a produção de um hormônio chamado cortisol, produzido na glândula supra-renal e que, em níveis acima dos normais, aumenta a pressão arterial e o nível de glicose (açúcar) no sangue, além de prejudicar o funcionamento do sistema imunológico.
O stress pode dificultar sensivelmente o desempenho da pessoa em seu cotidiano, sendo cada vez maior o número de pessoas que, em decorrência do seu estilo de vida, desenvolvem doenças psicossomáticas*, provocadas ou agravadas pelo stress, como enxaqueca, herpes, pressão alta, dor nas costas, psoríase, doenças auto-imunes, insônia, entre outros problemas.
A forma como a pessoa percebe os agentes estressores, assim como sua personalidade e sua auto-estima, influenciam o aparecimento e desenvolvimento do stress, existindo pessoas mais sensíveis.
Para algumas pessoas um determinado fato pode ser muito mais estressante do que para outra pessoa. Por exemplo, se dois colegas de trabalho que têm a mesma função estão presos num engarrafamento, dentro de um mesmo táxi e indo para uma reunião, um deles pode simplesmente resolver relaxar lendo um livro, conversando ou ouvindo música, enquanto a outra fica impacientemente olhando pela janela, xingando a "lei de Murphy" e brigando com o taxista.
O stress pode, em muitas vezes, ser acompanhado de uma grande ansiedade e esta ansiedade pode ser aumentada ainda mais por um sentimento de inadequação e vergonha, podendo provocar alterações e distorções na percepção de tempo e espaço, em relação a pessoas e ao significado de acontecimentos.
Tudo isto pode interferir no aprendizado pela diminuição da concentração e da memória, sendo que uma pessoa ansiosa é capaz de selecionar certos itens no ambiente e desconsiderar outros, distorcendo assim a realidade.
Contudo, mesmo em casos de muita tensão, é possível manter a tranqüilidade através da adoção de alguns hábitos simples:
  • Pratique algum tipo de atividade física moderada, ao menos três vezes por semana.
  • Pratique meditação, yoga, alongamento ou outra técnica relaxante regularmente.
  • Tenha um hobby (por exemplo: dança, jardinagem, artes plásticas, cuidar de um animal de estimação, etc.).
  • Massageie a sola dos pés com uma bola de borracha ou um cilindro de bambu.
  • Alimente-se de forma saudável, jamais para compensar frustrações.
  • Ao sentir tensão e dores nos ombros e no pescoço, incline a cabeça para trás, para a frente e para os lados, alongando a musculatura.
  • No banho aproveite para massagear seu corpo e desligar-se dos problemas.
  • Por mais ocupado que você esteja, reserve um tempo diário para ficar com quem você ama: converse com um amigo, jante com a família, namore, brinque com os filhos.
  • Quando estiver triste ou irritado, desabafe com alguém da sua confiança, peça ajuda. Se você estiver se sentindo muito pressionado, procure um psicoterapeuta (psicólogo ou médico psiquiatra).
  • Concentre-se nas alegrias do presente, pois o passado ninguém pode mudar e o futuro ainda não chegou.
* "Um transtorno psicossomático é uma condição na qual uma doença física é causada ou piorada por fatores psicológicos" (fonte: Psiqweb)

5 comentários:

  1. Adorei o texto, em especial a última frase. Me tocou bastante, pois sou bem ansiosa...
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Áli,

    Acho que nós, mulheres, nascemos com esta tendência a ansiedade... Pois não nego, embora tente me controlar e seja psicóloga tb sou ansiosa!
    Aliás, tô ansiosa prá conhecer vc!
    beijos,

    ResponderExcluir
  3. Hehehe...querida!
    Essa semana sentamos para um café de qualquer forma! Conseguiu falar com a Natalie? Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Parabéns!
    Estou fazendo um laboratório sobre stress(sou roteirista).
    Abs!

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.