Chanel 2.55 X Chanel Classic Flap: qual é a diferença? - Garotas Modernas Garotas Modernas : Chanel 2.55 X Chanel Classic Flap: qual é a diferença?

Chanel 2.55 X Chanel Classic Flap: qual é a diferença?

Chanel 2.55 and Reissue Bags
Imagem: Style Frizz
Chanel Classic Flap 
Imagem: Lovely Disco

Ando planejando comprar (agora só sonhando pois comprar no Brasil fica muito caro por causa dos impostos) uma bolsa clássica da Chanel, aquela de matelassê e com alças de corrente, que todo mundo chama por aí de 2.55.
Só que ao procurar mais sobre o assunto fiquei sabendo que há 2 bolsas da Chanel, praticamente iguais, e descobri que elas, na verdade, têm dois nomes distintos: Chanel Reissue 2.55 e Chanel Classic Flap.
Eu, como boa professora universitária (agora estou de "licença" da docência, mas lecionei por 10 anos), adoro estudar sobre aquilo que ainda não sei e fui atrás de informações sobre a diferença entre a Chanel Classic Flap e da Chanel Reissue 2,55. Pesquisando por aí e achei um site muito interessante, o Purse Blog, que tinha um texto justamente sobre o assunto,que traduzi e procurei adaptar aqui. Também utilizei textos publicados nos sites Style Frizz e Fashion Office.
Também tive a ajuda da muito chique e super gentil Ale Garatoni, do It Girls, que respondeu uma dúvida minha sobre o assunto por e-mail e esclareceu que "o modelo 2.55 não pode mais ser comprada nas lojas Chanel, pois foi uma reedição limitada de 2005 (comemoração de 50 anos da 2.55) e acabou, ou seja a maior parte das bolsas deste tipo clássico da Chanel são chamadas de 2.55 na verdade são exemplares da Chanel Classic Flap".
No It Girls tem uma série de posts novinhos em folha sobre a Chanel, muito bacanas e há um post ótimo onde a Ale Garatoni explicou como diferenciar uma bolsa Chanel verdadeira de uma falsa.

História:

O nome da 2.55 remete ao lançamento do modelo, em fevereiro de 1955. O fecho da 2,55 é o original retangular, pois o fecho com os 'CC' entrelaçados foi criado apenas na década de 1980 pelo estilista Karl Lagerfeld, para a Classic Flap Bag.
Coco Chanel cresceu em um orfanato/convento, onde as chaves das portas ficavam presas em correntes duplas (tais como as alças da bolsa) na cintura das freiras. O compartimento com zíper no interior da tampa frontal é onde Coco escondia suas cartas de amor, pois naquela ocasião ela estava tendo um caso amoroso (ela jamais se casou). A cor vermelha acastanhada do forro representa a cor do uniforme que Coco usava na escola no sul da França e o preto e branco vieram dos hábitos das freiras que cuidaram dela na infância. O bolso fora da bolsa seria onde Coco guardava dinheiro extra. Já o característico metalassê da bolsa seria uma referência aos vitrais da Abadia em Aubazine, onde Coco Chanel cresceu.
Ao longo dos anos houveram muitas variações para o desenho original do 2.55, incluindo a mudança de couros, tecidos, cores e metais.
Em fevereiro de 2005, Karl Lagerfeld fez a reedição da 2.55, em comemoração do 50º aniversário da bolsa e a denominação "2,55 Reissue" deve aplicar-se apenas às bolsas comemorativas.
No entanto é comumente usado agora como um nome para todas as bolsas semelhante ao original 2.55, mas aquelas com o C duplo da marca são, na verdade, o modelo Classic Flap.

As Diferenças:

1. Fechos: o modelo Classic tem o duplo CC entrelaçado e 0 2.55 tem o fecho no modelo Mademoiselle (retangular).
2. As alças: O Modelo 2.55 tem as alças feitas de correntes apenas, já o Classic Flap tem couro entrelaçado entre os elos das correntes.
3. O modelo 2.55 tem um tipo diferente de couro, que é feito para parecer mais usado do que o couro caviar da Classic Flap.
4. Todos os modelos da 2.55 têm uma aba dupla interior, enquanto que o Jumbo Classic Flap não possui tal aba.
5. Os tamanhos da 2.55 são diferentes das dimensões da Classic Flap .

Tamanhos & preços*:

A Chanel Classic Flap Bag vem em três tamanhos (em polegadas):
  • Pequeno - 9 "x 5,5" x 2 "- Caviar $ 1.495,00
  • Médio - 10 "x 6" x 2,5 "- Caviar $ 1.595,00
  • Jumbo - 12 "x 8" x 3 "- Caviar $ 1.695,00

Os tamanhos para a Chanel 2,55 Reissue (em polegadas):
  • Baby (A302224) - 7,5" x 5,75" x 1,75 " - $ 1.795,00
  • Pequeno (A302225) - 9,75 "x 7,06" x 2.16 " - $ 1.895,00
  • Médio (A302226) - 11 "x 8" x 2.5 " - $ 1.995,00
  • Grande (A302227) 12/25 "x 9,18" x 2,5 " - $ 2.095,00
  • Jumbo (A302228) 14,2 "x 9,8" x 3 " - $ 2.495,00 (modelo raro)

Texto adaptado do site The Purse Blog* os preços se referem aos praticados em 2007, data do artigo no The Purse Blog
 

14 comentários:

  1. Oi tdo bem? Acompanhamos diariamente o seu blog e por isso indicamos o seu blog no nosso...de um pulinho la e pegue o seu selo..bjs Deia

    ResponderExcluir
  2. M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A!
    Necessito!!!!!rsrsrs
    Bjks
    mi

    ResponderExcluir
  3. lindíssima... necessito idem... rs, parafraseando a Mi. beijos!

    ResponderExcluir
  4. meu sonho de consumo atualmente. A Ale Garattoni do it girls tbm fez uma comparação entre a 2.55 e a classic flap e como reconhecer uma 2.55 legitima
    http://itgirls.com.br/?p=696
    acho q tinha algum outro post sobre elas mas nao achei
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente um charme! Nada mais elegante que uma bolsa da Chanel hein...
    Brigada pela informação da diferença...vivendo e aprendendo!!!
    Um super beijo!!!

    http://novaflor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Esta bolsa é um luxo só!!! Infelizmente está fora do meu orçamento, mas quem sabe daqui uns anos em um novo aniversario eu compro uma rs...

    beijinhus,,;.,;,

    ResponderExcluir
  7. Tb to louca para comprar uma, mas axo q vou ter q recorrer a um brecho.
    Vc sabe quais as diferenças entre uma legítima de uma réplica?
    No site trash chic tem alguns modelos e elas afirmam q sao legítimas. O que vc acha?
    aguardo resposta.
    Bj,
    Glaucia

    ResponderExcluir
  8. amei saber a história da 2.55!!!

    (vita derm)

    ResponderExcluir
  9. oi,eu nome é Monica e tenho um brecho, BRECHIC em Botafogo-RJ.Achei muito interessante vc postar sua pesquisa,me foi realmente útil.Bjs MM

    ResponderExcluir
  10. ola meninas, tenho um site de produtos de grife e importados e vendo chanel original, depois passem la e comprem a sua por preço incrivel, direto da europa. www.luxoimports.com

    ResponderExcluir
  11. Muito útil o post, adorei. A Classic Flap está nos meus melhores sonhos de consumo kkkk

    Um beijão!

    larientreamigas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.