Tiroteio em Las Vegas: entenda o que é um matador em massa - Garotas Modernas Garotas Modernas : Tiroteio em Las Vegas: entenda o que é um matador em massa

Tiroteio em Las Vegas: entenda o que é um matador em massa


Imagem: Google

Ontem aconteceu o maior massacre me massa nos EUA, que com sua cultura, aceitação e venda livre (em vários estados) de armas de fogo, é o país com a maior incidência deste tipo de crime.

Só em 2017 foram 273 tiroteios em massa nos Estados Unidos (quando o atirador atinge mais de 4 pessoas).
O matador em massa é aquele que em um curto período de tempo assassina várias pessoas e seu perfil psicológico se assemelha ao serial killer (matador em série): em ambos casos o psicopata muitas vezes é descrito como alguém aparentemente calmo, muitas vezes introspectivo, sem histórico de envolvimento com problemas com a polícia, mas que se trata de uma pessoa com forte egocentrismo e um imenso desprezo pelos sentimentos e necessidades do outro.
Uma pessoa tem a personalidade do tipo psicopático por razões múltiplas: entram nesta equação questões biológicas, genéticas e história de vida.
Mais do que encontrar a razão para este tipo de crime, já que não há uma causa específica e nem há a possibilidade de se evitar o desenvolvimento de uma personalidade psicopática, há alguns sinais que psicopatas em geral dão, entre eles o isolamento social (embora muitos psicopatas também possa parecer bastante sociáveis, manipulando suas vítimas), o histórico de agressão a animais quando crianças ou adolescentes, mentiras frequentes e seu distanciamento afetivo.
Em geral os psicopatas, incluindo aqui os serial killers, assassinos em série, estupradores e pedófilos sabem o que estão fazendo, não são, na sua maioria, "loucos" no sentido de estarem sendo movidos por alguma alucinação no momento do seu crime. Ou seja, tem sim noção do certo e do errado, tanto é que geralmente planejam cuidadosamente suas ações para ter êxito: escolhem o método, locais, vítimas.
O temo científico para a psicopatia ou sociopatia, como também é conhecido, é Transtorno de Personalidade Anti-social, que tem vários graus, dos mais leves onde a pessoa manipula as outras pessoas para obter vantagens econômicas, por exemplo, até graus que envolvem atos de extrema crueldade.
Pouco se pode fazer para se evitar ter contato com um psicopata ao longo da vida: provavelmente todos nós já conhecemos e até mesmo convivemos com alguém com algum grau de psicopatia, mas felizmente os graus médio e severo de psicopatia ocorrem em apenas 3% dos homens e 1% das mulheres.
A grande preocupação agora é com o suporte as famílias que perderam suas crianças e com as vítimas que sobreviveram ao massacre, não só aquelas que estão feridas, mas também os que lá estavam e presenciaram a chacina: há o risco de qualquer uma delas desenvolver o Transtorno de Estresse Pós Traumático, que faz com que a vítima reviva o trauma através de recordações, sonhos e pensamentos que não consegue controlar.
Embora o comportamento deste matador mostre algum nível de retraimento (foi divulgado que ele era um vizinho calado, que sempre deixava as janelas fechadas e tinha uma compulsão por jogos), ele não era mentalmente incapaz, sabia exatamente o que estava fazendo: pelas imagens divulgadas pela TV é possível ver que ele não estava com um comportamento típico de quem está tendo uma alucinação, tinha tranquilidade suficiente para recarregar as armas e planejou cuidadosamente o ataque que matou 59 pessoas e deixou mais de 500 feridos.
Embora a imprensa tenha divulgado que sua pai foi um criminoso muito procurado na década de 60, tendo sido classificado como "psicopata"na época, mas é importante ressaltar que apesar das possíveis influências biológicas nem todo psicopata gera filhos com o mesmo transtorno.
Até onde se sabe Stephen Paddock, de 64 anos não tinha histórico de doença mental e embora vizinhos o considerassem "estranho", o seu irmão, em entrevista à TV parecia perplexo com o que aconteceu, afirmando que ele não tinha motivações ideológicas, políticas, religiosas, não apresentava doença mental conhecida e nem era aficcionado por armas, apenas por jogos de azar.


Entenda o que é Psicopatia

  • Não confundir com psicótico (doente mental que sofre de psicose). Psicopata refere-se a uma condição que é uma característica de personalidade, por isso não é uma doença propriamente dita. O indivíduo, devido a esta peculiaridade de ser faz os outros sofrerem.
  • O psicopata é uma pessoa quase sempre impulsiva, incapaz de tolerar frustrações, não consegue atingir os sentimentos superiores (amor, altruísmo, sentimentos, espirituais), sendo um ser egoísta e não se comporta como "louco".
  • Os traços psicopáticos acentuam-se na adolescência e, segundo alguns autores, acompanham o indivíduo por toda sua vida. O psicopata geralmente não se motiva a procurar psicoterapia (se o faz é para conseguir outro intento que não o do seu amadurecimento) e por isso é tido como condição irrecuperável.

O que é Esquizofrenia

  • Psicose onde a pessoa começa a apresentar sintomas de afastamento da realidade
  • Atinge cerca de 1% da população
  • Geralmente iniciada antes dos 25 anos nos homens
  • Nas mulheres a doença ocorre mais tarde, por volta dos 29/30 anos
  • Ocorre em qualquer camada sócio-cultural
  • Apenas 2% dos esquizofrênicos apresentam a doença já na infância
  • No Brasil 800 mil pessoas são esquizofrênicas
  • O risco sobe para 13%, se um parente de primeiro grau é portador da doença
  • No caso de gêmeos idênticos, se um deles tem esquizofrenia, a possibilidade de o outro desenvolver o quadro é de 50%.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.