Como usar o xadrez tendência de 2014: aprenda tudo sobre Pied-de-Poule e Pied-de-Coq - Garotas Modernas Garotas Modernas : Como usar o xadrez tendência de 2014: aprenda tudo sobre Pied-de-Poule e Pied-de-Coq

Como usar o xadrez tendência de 2014: aprenda tudo sobre Pied-de-Poule e Pied-de-Coq

 
Imagem: Vogue

Amei muito este look aí de cima e resolvi pesquisar sobre as estampas Pied-de-Poule e Pied-de-Coq, que estão invadindo araras de lojas de todos os tipos: das de luxo às mais populares, como Zara, Renner, Riachuelo e Marisa.
Você sabe diferenciar e como usar esta padronagem clássica de um jeito bem moderno?
Então venha ver como a Chanel, na década de 1930, passou a usar o padrão antes usado só na moda masculina e como a estampa clássica virou super moderna com a Rihanna estrelando a campanha da Balmain.
Montagem: Garotas Modernas com Imagens: Rustic Retail e Wikipédia

Quer saber qual A estampa deste outono/inverno, já repleto de variações do xadrez? 
É o clássico pied-de-poule (em francês, pé de galinha) e seu irmão quase gêmeo, o pied-de-coq (em francês, pé de galo), cuja nomenclatura causa bastante confusão: só consegui entender a real diferença entre os dois (que não está apenas no tamanho como muita gente, inclusive entendidos em moda, dizem).
Ambas estampas são muito semelhantes, aparentando um xadrez abstrato quando vistas mais de longe, mas de pertinho pode-se ver que:

 
O pied-de-poule é uma padronagem menor, com apenas 3 pontas
O pied-de-coq é uma versão maior do pied-de-poule, contendo quatro pontas

O pied-de-poule surgiu como padrão na trama dos tecidos de lã em algumas regiões da Escócia no século XVII, e só se popularizou quando em 1933, quando foi a padronagem eleita para várias peças das coleções masculinas de primavera.

Imagem: Gentleman's Gazzete
revista de moda da década de 1930, com um paletó de estampa houndstooth e calça cinza

O pied-de-coq (e às vezes também o pied-de-poule) em inglês é chamado de houndstooth, hounds tooth check ou hound's tooth (e grafias semelhantes, como dogstooth, dogtooth ou dog's tooth, sempre se referindo aos dentes de um cão. O Houndstooth é um padrão têxtil de dois tons caracterizado por quadrados quebrados ou formas abstratas de quatro pontas, geralmente em preto e branco, embora outras cores podem ser usadas.

  
Imagem: Chanel
Coco Chanel, que lançou o pied-de-poule na moda feminina na década de 1930

Coco Chanel se encantou pelos paletós masculinos feitos de tecido com pied-de-poule e começou a utilizar a padronagem para sua moda feminina ousada e libertadora da época. Ela mesma foi fotografada com um casaco de pied-de-poule (foto acima).

 Imagem: Dior

A coleção Primavera/Verão Haute-Couture de Christian Dior trouxe um casaco em pied-de-poule em preto e branco, que se transformou em um grande clássico Dior. 

 uma primeira versão com estampa pied-de-poule e vidro arredondado

Em 1947, Christian Dior lançou seu primeiro perfume, o Miss Dior (um dos perfumes que mais amo!!!), cujo frasco em formato de ânfora que foi modificado em 1950, decorado com a estampa pied-de-poule.
 
 o croqui  com a estampa gravada no vidro em formato retangular como é até hoje
 Imagens: Dior

Daí em diante o pied-de-poule e o pied-de-coq nunca mais saíram da moda, se tornando sinônimo de elegância, especialmente no inverno: dependendo do ano elas vem com mais ou menos força, mas no inverno 2014 elas serão soberanas.
A coleção de verão 2014 da Balmain trouxe muitas peças incríveis com pied-de-coq e Rihanna como garota propaganda: o que antes era visto como um clássico ganha pitadas de modernidade com outras cores além do tradicional branco e preto


 pied-de-coq lindo em rosa bebê e branco: amei!!!!
 pied-de coq preto e branco, mas nada careta: olha esta fenda!!!
 
mix moderno da estampa com saia de couro
 modelagem super moderna e estampa pied-de coq
 tons bem clarinhos e o pied-de-coq em relevo

E nas fotos de street style tanto a estampa  quanto a aparecem em versões pra lá de modernas, em modelagens não convencionais, vestindo mulheres de todos os gostos e idades.
Olha só estes exemplos: 

 Imagem: Zhanna Romashka
 três looks lindos com  pied-de-poule e o pied-de-coq
 amei esta saia!
 tricô lindo!!!
 com tricô, legging e bota tipo motorcycle
Imagens: Vogue/StreetStyle.com/Google
 Imagem: www.5inchandup.blogspot.fr
com blusa roxo peludo
em verde aceso e preto
calça estampada com camiseta branca e jaqueta de couro
mix de estampas
óculos de sol

E nossa musa Riri divando na campanha da Balmain:


 olha a estampa de pertinho!
 e o que são estas botas!!!
Imagens: Balmain

Espero que vocês tenham gostado do post, garotas modernas!


0 comentários:

Postar um comentário

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.