Como comprar em lojas gringas pela Internet? Mais respostas para suas cruéis dúvidas de cyber shopaholic! - Garotas Modernas Garotas Modernas : Como comprar em lojas gringas pela Internet? Mais respostas para suas cruéis dúvidas de cyber shopaholic!

Como comprar em lojas gringas pela Internet? Mais respostas para suas cruéis dúvidas de cyber shopaholic!

http://img.blogs.abril.com.br/1/franciellycristina/imagens/delirios-de-consumo-de-becky-bloom.jpg
Imagem: filme Delírios de Consumo de Becky Bloom

Este post já havia sido publicado em outubro do ano passado, mas como este é um assunto que sempre interessa, resolvi fazer algumas atualizações e publicar novamente, com base nas minhas experiências "Becky Bloomianas".
Então garotas modernas, como já havia dito antes, leiam o post, mas não me responsabilizo por efeitos de "abdução" ocorridos ao visualizar lindos produtos na tela do seu computador, o que pode levá-la ao estado de transe "shopaholico" incontrolável. Sugiro guardar o cartão de crédito e esperar 24 horas para ter certeza se você realmente "precisa" de um novo batom pink para completar sua coleção de 28 batons (todos cor de rosa).

Algumas informações sobre compras internacionais:
  • A maior parte dos sites internacionais são em inglês, mas é bem fácil de entender. Se seu inglês não dá pro gasto, peça ajuda para uma amiga, pois a linguagem utilizada é realmente simples.
  • Se o seu inglês (ou o da sua amiga) ainda não parecer suficiente, achei um tutorial bem bacana explicando o passo a passo para se comprar em sites internacionais, traduzindo os termos em inglês mais utilizados: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=209130
  • O pagamento geralmente é feito através de cartão de crédito internacional ou PayPal, o que é bastante seguro, mas lembre-se de usar o seu computador e não o do trabalho ou outro compartilhado.
  • Para quem não sabe como abrir uma conta no Paypal, tem este tutorial aqui que explica direitinho.
  • O tempo média de entrega no Brasil é de 15 a 45 dias, mas pode variar, dependendo do site onde você está fazendo suas compras e da demora na Receita Federal.
  • Na Asos a taxa de entrega dos 3 produtos que mostrei no outro post fica em cerca de 10 libras, ou seja, lembre-se de acrescentar o valor do frete. Alguns sites de compras tem frete grátis (como é do StrawberryNet) e outros sites têm taxas de entrega tão caras que a compra acaba não valendo à pena.
  • Se sua encomenda não chegar após o tempo previsto é só fazer uma reclamação por e-mail para o atendimento ao consumidor do site (Customer Care) e eles reenviam o produto, sem custo adicional, ou ainda estornam o valor no seu cartão de crédito ou PayPal.
  • A minha primeira compra na Asos, a do casaco de paetês, não foi taxada, mas quase toda compra feita no exterior (mesmo se inferior a 50 dólares ) pode ser taxada pela Receita Federal. Somente medicamentos (com receita médica), livros, jornais e periódicos impressos em papel são isentos de impostos, independente do valor.
  • Remessas no valor total de até 50 dólares estão isentas dos impostos, desde que sejam transportadas pelo serviço de Correio do país de onde foi remetida (sempre a opção de entrega mais barata e mais demorada), e que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas.
  • Todas as encomendas feitas por serviços de entrega privados tipo Fedex, DHL,UPS são taxadas, pois a guia de pagamento dos impostos já vêm junto com seu pacote, para você pagar no banco depois.
  • Ser taxado ou não depende da sorte, pois todas as encomendas passam pelo RX na Receita Federal, mas eles inspecionam com mais atenção apenas um percentual do total das mercadorias, ou seja, a inspeção com abertura dos pacotes para verificar o conteúdo é por amostragem. Pacotes menores e mais discretos em geral chamam menos atenção dos fiscais.
  • O imposto a pagar é de 60% a 80% sobre o valor total da remessa (mercadoria + frete), dependendo do Estado, pois alguns estados brasileiros recolhem imposto estadual e outros não. Portanto, ao comprar, veja se o valor do produto, já com a taxa, é o que você está disposta a pagar por ele. Para você ter idéia de como isto e variável, pelo site StrawberryNet já fui taxada algumas vezes (e outras não) e nas compras da Eyeko nunca fui taxada.
  • Você também tem maior chance de escapar da taxa no caso de produtos que são enviados como gift (presente), com valor máximo de até 50 dólares e enviados de pessoa física para pessoa física. Portanto se você tem parentes ou amigos no exterior (e bem bonzinhos), você pode pedir que eles comprem lá fora e enviem para você como presente, declarando o valor como inferior a 50 dólares, mas não abuse (veja próxima dica).
  • Não adianta a pessoa tentar enganar a Receita Federal, comprando uma bolsa de grife dizendo que foi 50 dólares, pois eles podem ignorar o valor declarado e cobrar a taxa com base no valor real do produto.
  • Se você receber seu produto direto na sua casa, acenda uma vela para seu anjo da guarda e agradeça, pois significa que você não foi taxada, mas se receber uma correspondência dos Correios chamada "Aviso de Chegada" prepare seu bolso para gastar 60% (podendo chegar a 80%, dependendo do Estado) do valor que você pagou para engordar os cofres do Governo!
  • Pode acontecer de a Receita Federal decidir que o valor do seu produto é maior do que o declarado e então calcular os impostos sobre este valor maior. Neste caso você pode contestar a decisão da Receita Federal entrando com um recurso para pedir revisão do valor, mas você terá que provar que está com a razão, usando para isto o extrato do seu cartão de crédito ou PayPal para comprovar quanto você realmente pagou.
  • Tanto a retirada do produto com o "Aviso de Chegada", o pagamento das taxas, como a contestação do valor do imposto (feita em casos como o descrito no ítem anterior) são feitas na agência dos Correios indicada no na carta que você recebeu.
  • Não compre sem antes pesquisar bastante. Compare o preço com as lojas daqui, veja qual é o material, os detalhes das fotos e não se esqueça de converter o valor para reais.
  • Não compre em lojinhas virtuais das quais você nunca ouviu falar, prefira as que tem boas referências ou em sites seguros que tem vários vendedores, como o eBay e o Etsy.
  • Numa primeira compra é melhor escolher um ítem baratinho, para voce "treinar" suas habilidades de Becky Bloom no mundo virtual.
  • Tenha paciência (muita paciência) para esperar sua compra chegar, pois algumas compras podem ficar no "limbo das compras perdidas".
  • Esteja preparada para não receber sua compra e ter que se contentar em receber seu dinheiro de volta. No fim do ano comprei um casaco e um colete na Asos que não chegaram pois voltaram para a Inglaterra. O mesmo aconteceu com uma saia que comprei na Lipsy (outra marca inglesa). Eles estornaram o valor das compras para mim, mas fiquei sem os produtos. O colete da Asos consegui comprar de volta (e estou esperando), mas o casaco de couro off white acabou no meu tamanho. Veja aqui outro post sobre isto.
  • Seja sempre bacana com seu carteiro, ele vai carregar muitos pacotinhos pra você.
  • Divirta-se!
Lojas onde já comprei:
  • Benefit: recebi neste fim de semana minha primeira compra que fiz na loja virtual deles (um balm para corpo que comprei com desconto) e não fui taxada. Veio tudo lindamente embalado e com 3 amostrinhas grátis no pacote. Chegou 1 dia depois do prazo estimado (compra dia 9 de janeiro, prazo de chegada dia 26 de fevereiro), mas recomendo! Aceita cartões de crédito internacionais.
  • Yes Style: tem cosméticos, roupas, sapatos e acessórios de várias marcas diferentes, a maior parte fabricados da Ásia. O site é em iglês, então é bem fácil navegar. O frete para o Brasil não é grátis, custa U$28,00, mas mesmo com o frete salgado, as compras saem em conta pois é tudo bem barato. Comprei uma vez e não fui taxada pela Receita Federal. Aceita Paypal e cartões de crédito internacionais.
  • Pink Loves Brow: produtos de papelaria fofos, onde comprei uma maleta de papelão cor de rosa para guardar makes. O frete da maleta média (o mais barato) é de U$10,50. Aceita Paypal e cartões de crédito internacionais.
  • Victoria's Secret: não entregam cosméticos no Brasil, o que é uma pena, mas tem lingeries (é claro), bolsas, sapatos e roupas, muitas vezes com descontos incríveis! Comprei 2 bolsas da Guess em janeiro de 2008, cujo preço foi ótimo, apesar das taxas. As compras na Victoria Secret's sempre serão taxadas pois eles enviam por UPS e, por isso, a guia de pagamento dos impostos já vêm junto com seu pacote, para você pagar no banco depois (e nem pensar em não pagar, pois você terá problemas com o fisco!). Aceita cartões de crédito internacionais.
  • StrawberryNet: conhecido como "Morangão" entre as iniciadas nas práticas de compras via web, o site já tem tradução em português e vende maquiagens, cosméticos e perfumes de muitas marcas. Já comprei lá várias vezes e das últimas vezes não fui taxada, acredito porque os pacotes estão mais discretos (antes eles mandavam numa caixa branca com fita de cetim lilás - o que também certamente chamava atenção dos fiscais da Receita!) e a entrega é grátis, além de ter descontos progressivos. E na sua primeira compra você ainda ganha um brinde! Aceita Paypal e cartões de crédito internacionais.
  • Asos: minha descoberta mais recente no maravilhoso mundo das compras virtuais, tem roupas, sapatos, bolsas, makes, cosméticos e acessórios para mulheres, homens e crianças. Muitos descontos e promoções, como falei aqui no outro post, além de peças simplesmente maravilhosas, do tipo que a gente só vê em revistas importadas ou nas lojas mega caras aqui do Brasil. Aceita Paypal e cartões de crédito internacionais.
  • eBay: no início de fevereiro comprei um conjunto de anéis com o símbolo da paz, dica da Renata, do blog Sempre a 2, que demoraram a chegar, mas que recebi. Uma pechincha: menos de U$4,00! Aceita Paypal e cartões de crédito internacionais. Veja como comprar no eBay neste tutorial aqui.
  • Etsy: uma espécie de portal que reúne vários designers do mundo inteiro, uma verdadeira maravilha para comprar bijoux diferentes e fofíssimas, como o colar com a Torre Eiffel que mostrei em outro post. Não fui taxada, até porque minha vendedora mandou como gift (presente). Aceita Paypal e cartões de crédito internacionais.
  • Eyeko: marca de make inglesa bem conhecida fora do Brasil que tem produtos super fofos e aprovados por todo mundo que testa, além de preços muito baratinhos (o rímel, que é maravilhoso). Já comprei um monte de vezes na Eyeko e nunca fui taxada!!! O site tem tradução para o português e uma atendente brasileira (a querida Larissa, com quem você pode tirar todas as dúvidas sobre suas compras e os produtos da marca pelo email larissa@eyeko.com). E para receber um presente surpresa (pode ser um esmalte, um lip balm...) é só digitar o código E2576 no Ambassador Code, pois eu sou uma das embaixadoras da Eyeko. Aceita Paypal e cartões de crédito internacionais.
E você, já se aventurou em alguma compra internacional pela Internet?

25 comentários:

  1. Eu já comprei no strawberry, no brigettes, cosme-de.com, shopbop. O shopbop entrega no Brasil, via UPS e correio americano, na última compra uma bolsa Marc by marc Jacobs, preferi pagar os 60% entrega via correio, do que UPS, pois a transportadora cobra praticamente todo o valor em reais da sua compra pela entrega. Ouseja de pagou R$200,00 por uma carteira, eles cobram mais R$190,00 pela entrega.

    ResponderExcluir
  2. As compras têm de ser feitas por cartão ou podem ser feitas através de transferência ou boleto?

    ResponderExcluir
  3. Eu estava tentando não gastar, mas ao ver essa lista de lojas eu não vou conseguir, certeza! hahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Ai. Tinha comprado na Lipsy....esperava que vc me dissesse que tinha dado tudo certo. Hunf, a minha encomenda ainda não chegou...mais vou esperar pelo menos 60 dias! beijoss, ótimo post!

    ResponderExcluir
  5. Oi Shirley.
    Uma pergunta, qdo vc comprou no Pink loves Brow foi taxada?
    Bj.

    ResponderExcluir
  6. ÓTIMO POST!!!!!!!!!

    obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir
  7. Oi shirley!...
    amei essas dicas, até resolvi comprar um vestido lindoooo na asos... vc sabe ainda algum codigo pra ter desconto?!...
    bjoos

    ResponderExcluir
  8. Ola!

    adorei o blog..uma amiga que me apresentou

    eu faco compras internacionais direto..mas nao conhecia nem a Asos nem a Pink love brown... vc foi taxada qndo comprou nessas duas?

    ResponderExcluir
  9. Oi! Tb já comprei na Eyeko, e agora fui comprar de novo e eles não enviam mais com frete grátis... Estão cobrando $5.50! Vc tb notou?

    ResponderExcluir
  10. Shirley, fora os 60% de impostos federais, em Minas Gerais também cobram um imposto estadual - deve ser cerca de 33% pelo cálculo que fiz (não consta quantos por cento são na guia de recolhimento). Portanto, quem estiver a fim de comprar on-line tem que estar disposto a pagar praticamente 100% a mais do valor do produto. E outra, a encomenda "standard" não costuma ter número de rastreio (pelo menos na Asos não tem) e a minha demorou três meses (!) para chegar. Já a encomenda expressa tem o "waybill number" e chega em cerca de um mês. Aproveitem com cautela hehehe

    Bjosss

    ResponderExcluir
  11. Ola...QUando vc comprou na Asos a compra veio em quanto tempo??
    Muito obrigada pelas dicas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  12. Queridas Garotas Modernas,
    Carolina: a UPS cobra mesmo uma taxa alta.
    Andre: só por cartão internacional ou Pay Pal.
    Regiane: fiz outra compra na Lipsy e tô esperando...
    Cris: no Pinks Loves não fui taxada não.
    Cristina: os códigos valem por alguns dias só, tem que pesquisar na internet na hora da compra mesmo.
    Oi shirley!...
    amei essas dicas, até resolvi comprar um vestido lindoooo na asos... vc sabe ainda algum codigo pra ter desconto?!...
    bjoos

    1 de março de 2010 22:11
    Excluir
    Stephanie
    Nunca fui taxada nem a Asos nem a Pink love brown
    DriM's.Ateliê: Vc tá certa, estão cobrando $5.50!
    Priscila: em SC tb tem impostos estaduais dependendo do valor da compra.
    Debora Aparecida: cerca de 1 mês.

    Como vcs já devem estar cansadas de saber, tô doente e me recuperando (infecção + anemia com 30 de hematócrito), então toda a energia acaba indo pros posts novos, por isto não estou respondendo individualmente, como sempre faço.
    Agradeço cada comentário (leio todos, sempre!) e o carinho de vcs.
    Em breve espero estar mais animadinha e voltar a responder normalmente, tá?
    beijosssssssssssssss

    ResponderExcluir
  13. Oi, Shirley!

    Adorei o post! Já linkei lá no meu blog. Depois dá uma passadinha lá para conferir!

    Beijos e sucesso!!!

    MEU BLOG: http://www.sabrinamix.com

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho comprado pela internet em muitos sites gringos que outrora não podia, agora utilizo o serviço gratuito da Viaddress.com para comprar dos Estados Unidos como se vivesse lá, Viaddress oferece uma morada virtual gratuita nos E.U. para que possa fazer compras e negociar com qualquer comerciante ou vendedor Ebay dos E.U., Viaddress depois trata de enviar as minhas encomendas para a minha verdadeira morada.

    O registo no site http://www.viaddress.com é grátis, logo a seguir recebe-se um e-mail com o endereço virtual dos E.U. . Viaddress também pode comprar produtos por mim, sem taxas de comissão se o comerciante E.U. não aceitar cartões de crédito internacionais. Para mim este serviço tem sido muito útil.

    ResponderExcluir
  15. MARAVILHOSO ESSE POST , PARABÉNS!!

    Estou precisando de sua ajuda ;)
    Linda, vai ser minha primeira compra em site internacional (iwww) Bem, minha dúvida é a respeito do tamanho de vestidos... Uso 38.

    Heeeeeelp

    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  16. Esse VIADDRESS que o LYON fala é como o SKYBOX e outros que cobram taxas mais caras do que vc esperar pra ser taxado pela Receita, e há ainda a chance de não ser taxado!!!!

    ResponderExcluir
  17. Queridas,
    Fiquei um tempo sem responder aos comentários pois estava cheia de problemas pessoais (mãe hospitalizada, pai acidentado, eu doente),mas agora está tudo melhorando e pretendo voltar a responder os comentários com regularidade.
    Quando você precisar de uma resposta mais rápida mande um e-mail para shirley@garotasmodernas.com
    AMO a participação de vocês aqui no blog, leito TODOS os comentários diariamente e presto muito atenção em tudo que vcs opinam.
    Obrigada e um beijo para todas!

    ResponderExcluir
  18. Bom, eu sou adepta FERVOROSÍSSIMA de Nossa Senhora do eBay... Compro só coisas ótimas que nos preços brazucas eu jamais compraria, tipo lápis Urban Decay por menos de 25 reais, demaquilante da Estee Lauder por menos de 10 reais e por aí vai.

    Também já comprei na Joppa (www.joppaminerals.com) e adorei porque eles vendem AMOSTRAS! E baratíssimo, coisa de cents ou de 1 dólar... E daí? Daí que vc pode experimentar a base ou o corretivo e descobrir qual é o tom da sua pele antes de gastar um pouco mais! Eles só vendem maquiagem mineral, e eu amei!

    E a outra loja onde já comprei foi a Cherry Culture... Comprei muuuuuuuuuuitos esmaltes, sombras, corretivos coloridos da Nyx... Chegou tudo perfeitamente embalado e o melhor: no AWB (formulário que vem do lado de fora), eles declaram um valor abaixo dos US$50! Eu tinha gastado US$52, tava com medo de ter que ir aos Correios por causa de US$2, e quando recebi a caixa vi que eles declararam como apenas 10 doletas, fantástico!

    ResponderExcluir
  19. Não entendo como todos os blogs falam que a Eyeko vende o rímel por tão pouco!

    Quando entro no site sempre vejo o preço por $25!! em reais ficaria R$41!! é muito!!


    Será que aumentaram tudo isso??

    ResponderExcluir
  20. Socorroooo! Shirley!!! Após ler o seu blog que eu estou adorando, por sinal, resolvi me aventurar na Asos.com. E ameeei!
    Mas hoje recebi um email que me deixou mega assustada hahahaha
    Uma cobrança da Skynet Londres de 40 libras. Isso é normal????
    hahaha comecei mal. Alguém me ajuda, por favor?
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  21. Gentem!
    O post já é do ano passado, mas agora que cheguei a ele!
    Adoreiiiiiiiiiiii!
    Bjus

    ResponderExcluir
  22. Tambem só cheguei agora!! Te mandei email pedindo um help!! Amei o post, explicou muito, li tudo que vc disse e todos os coment!

    bjjz
    http://blogdaleilabarreto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Nossa, muito bom as informações disponibilizadas nesse blog. Estou com algumas ideias de negócio e essas informações serão muito úteis. Valeu meninas..

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.