Moda Masculina no GM: 10 coisas que toda mulher tem que saber sobre eles - Garotas Modernas Garotas Modernas : Moda Masculina no GM: 10 coisas que toda mulher tem que saber sobre eles

Moda Masculina no GM: 10 coisas que toda mulher tem que saber sobre eles

thiagoImagens: Renata Cechinel

Olá Garotas Modernas, estou de volta! Para quem não se lembra, sou Thiago Francisco, consultor de imagem e designer de moda, responsável pela criação do coletivo AiÊ! com os blogs AiÊ!Fashion e AiÊ!Casa, que reúnem profissionais das áreas de design, arquitetura e moda. Trabalhamos juntos na criação da identidade virtual e física de marcas, lojas e empresas, além da geração de conteúdo para as mesmas em suas páginas online. 
Estive aqui no GM com a coluna “eles precisam saber” que agora retorna com um formato mais didático. A função dessa empreitada é ajudar você a entender um pouco mais sobre moda masculina e assim ajudar seus companheiros e amigos a se vestir melhor. 
Todo mundo sabe que esse assunto ainda é “novidade” para muitos homens, o que pode parecer pouco inteligente se começarmos a pensar na história da indumentária e por consequência na moda ao longo desses anos. 
O homem já foi muito mais montado que todas as mulheres e isso é fato histórico, basta fazer uma pequena pesquisa no Google Imagens para ver registros de como as coisas eram antigamente. 

rei sol

Observando Luís XIV de Bourbon nem dá pra acreditar que o homem contemporâneo se dê ao luxo de ser tão sem graça. Não pense você que essas roupas estão aqui apenas para enfeitar um belo quadro, mesmo porque Luís XVI era conhecido como o Rei Sol. 
Entre numa máquina do tempo e volte até essa época com seus trajes de hoje, garanto que uma cabeça decepada seria o melhor presente que você poderia ganhar. Graças a Deus as coisas mudaram, não é mesmo? Você, mulher nem precisa se emperiquitar tanto quanto na época e o homem mesmo reduziu a zero em comparação aos movimentos de outrora.

david gandy
O inglês David Gandy é considerado um dos homens
mais bonitos do mundo atualmente

A questão e que existem algumas colocações sobre a moda masculina atual que precisam ser esclarecidas para que não fiquemos tão pomposos e tampouco "fantasiados de mendigos". Para isso vamos a 10 tópicos básicos para entender porque nós homens devemos ser mais cuidadosos com a aparência.

1 - 5

1 MODA É DISCURSO, portanto quando você coloca uma roupa você está comunicando ao mundo uma mensagem.

2 JÁ SAÍMOS DAS CAVERNAS, sendo assim, qualquer comportamento guiado por machismos vai contra ao processo evolutivo humano até os dias de hoje. Para quem não sabe dessa evolução, sugiro retomar as aulas de história. Percebendo o ontem podemos viver melhor o hoje, na certeza que as ignorâncias do passado não deveriam ser repetidas no presente.  

3 CAMISA DE TIME NÃO É ROUPA, é uniforme de torcedor. Não permita que seu marido, filho ou amigo vá para uma entrevista de emprego com uma camiseta de time (acredite, tem muita gente que vai), ou ir para o casamento do amigo com a camiseta do timão para homenageá-lo ou tirar sarro que o time dele perdeu o último campeonato. Esse tipo de traje não se adéqua ao evento, estraga as fotos e fica sem graça pra quem não curte futebol. Se você acha isso lindo então vá de vestido branco no casamento, aproveitando para emplacar todas as atenções do evento e o ódio de quem convidou.

4 UM BOM ANTITRANSPIRANTE é indispensável, seja ele um senhor que mora no sítio ou cidadão da grande metrópole. O odor do suor masculino não é sexy, não deixa com aparência viril, nem atrai mulheres. Reclame sempre que preciso sobre qualquer odor estranho oriundo de um homem que está ao seu lado. Falta a de higiene só é considerada tolerável em condições muito miseráveis, tendo eu certeza que não é o caso de quem está lendo esse blog.

5 CARTEIRAS NO BOLSO SÃO TUMORES nas nádegas masculinas. Carteira atolada de papéis não representam riqueza, dinheiro no bolso, representa insegurança para quem vive em grandes centros. Chaves de carro penduradas no passante dos cintos de calça também são muito cafonas: a maioria dos ricos que eu conheço não ostentam o que tem por conta de sua educação.
6 - 10

6 USE BOLSA OU PASTA, parem de ficar discutindo se uma coisa útil pode ou não pode ser usada por homens. Hoje eles carregam tantas coisas pra cima e pra baixo quanto as mulheres. É só observar a quantidade de eletrônicos que carregamos durante o dia a dia. Vá em qualquer loja que venda acessórios masculinos que eles te indicarão vários modelos provavelmente ultra-caretas, mas já tá valendo. O mais indicado para qualquer homem é o modelo carteiro, a bolsa é retangular com alça transversal. POCHETE JAMAIS!!

7 EXISTE UM CALÇADO ADEQUADO para cada tipo de evento. Não invente moda. Chuteira é no gramado, tênis de futsal é pra futsal, de mola (Nike shox, horrível!) pra academia: respeite a função e o momento.

8 USE A SUA NUMERAÇÃO, nem grande demais, nem justo demais. Ao vestir a peça veja se ela não está grudada, tampouco frouxa e dançando no corpo: esse é o tamanho. Justo demais fica vulgar, largo demais é desleixo.

9 O BÁSICO É SEMPRE BÁSICO, na dúvida use calça jeans camiseta branca e paletó, se o evento for mais formal calça jeans calça de alfaiataria camisa e paletó. Tudo no seu tamanho com os sapatos adequados, não tem erro!

10 JAMAIS IMITE OS ÍDOLOS pois a vestimenta deles está totalmente ligada a sua imagem e projeções, seu objetivo é ser sim um ditador de tendências, mas nem tudo que ele veste é para qualquer pessoa. Somos todos diferentes e para cada um de nos existe uma roupa adequada e coerente com a nossa própria verdade. A roupa no show do artista pop que você foi se encaixa apenas para aquele contexto. No resto dos dias é a realidade que chama a todos nós.
thiagorodapé

3 comentários:

  1. HeheHe adorei "CARTEIRAS NO BOLSO SÃO TUMORES " ;X

    ResponderExcluir
  2. Achei esse post excelente! Homens não precisam se vestir de qualquer jeito, nem ficar com medo de algumas praticidades, como uma bolsa adequada. Achei ótima a dica da camisa de time, nada pior que encontrar "jogadores" em tudo quanto é evento. Vou mostrar o post para o namorado!

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.