Reflexões sobre a arte de ser gentil - Garotas Modernas Garotas Modernas : Reflexões sobre a arte de ser gentil

Reflexões sobre a arte de ser gentil

http://students.ou.edu/B/Taryn.S.Bradford-1/kindness_800.jpg
Imagem: Google

A gentileza definitivamente faz parte daquilo que sou. Admiro pessoas que sabem ser gentis com todos ao seu redor, não importando se ricos ou pobres, crianças ou velhinhos, gente ou animais.
Acredito no poder do "por favor" e do "muito obrigada", conheço a força de um sorriso.
Apesar de vivermos num mundo frenético, onde as pessoas têm pressa e quase sempre atropelam as outras, penso que se colocar no lugar do outro e exercer a tão falada empatia deveria ser parte da condição humana.
Definitivamente não entendo como alguém consegue maltratar ou ser desagradável com outra pessoa por pura maldade. Não estou dizendo que também não tenho meus dias ou momentos de fúria (o mau humor costuma me atacar no trânsito, na TPM, numa fila sem fim, por exemplo), não sou santa... Mas tento sempre ser um ser humano que respeita os outros.
Escrevo isto pois ontem a Silvia me ligou literalmente sem voz, pobrezinha, chateada pois havia sido destratada por uma pessoa que não merece nem um segundo das suas preocupções. Com um verdadeiro sapo atravessado na garganta, a voz dela sumiu. Logo com ela que é uma pessoa doce, delicada, educadíssima...
Mas sabem como são as coisas... o mundo é redondo e ele gira. Não sou lá a pessoa mais espiritualizada do mundo, mas acredito mesmo na tal lei do retorno: você colhe o que você planta.
Eu detesto gente arrogante, que se acha superior aos outros porque tem uma casa ou um par de sapatos melhor que o vizinho. Acho o fim pessoas que tem "amigos" comprados (já viram uma festa de aniversário onde os "amigos" tem que PAGAR mais que 2 salários mínimos para serem convidados???). Me dá uma preguiça gente que de repente trata alguém melhor quando vê que a pessoa tem um carro bacana. Ou que só está disponível nos momentos ótimos e deixa você na mão quando você passa por um problema.
Definitivamente existem pessoas que precisam aprender a ficar de boca fechada se não tem algo bom para dizer. Criticar por criticar, achar que está "só sendo sincero" é, muitas vezes, uma forma de humilhar e magoar o outro. Me pergunto para quê?
Como diz o ditado "a palavra vale prata, o silêncio vale ouro". Se você não tem algo gentil para falar, às vezes é melhor se calar.
O que você pensa disto?

21 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo apoio, querida...o pior de tudo é ficar triste por pessoas que realmente NÃO VALEM A PENA!!!

    ResponderExcluir
  3. Silvia,
    Para mim o que aconteceu tem um nome: grosseria!
    Adoro vc! Não se preocupa com quem não merece!
    Vamos tomar um café amanhã se vc estiver melhor?
    beijos,

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo c td, plenamente Shirley!
    Meu filho tem somente 1 aninho e hj q estou "no comando" da educação dele penso sempre q acima de td tenho q ensiná-lo a ser um homem gentil e educado. Para isso utilizo sempre o exemplo...
    Acredito fielmente q p termos um adulto gentil precisamos plantar a sementinha na infância cultivando-a sempre, e isso é DEVER dos pais!
    Talvez essa pessoa q lhe tratou mal, Silvia, n tenha tido a mesma sorte q a gente de ser educado no caminho da gentileza, ou talvez n tenha aprendido a lição, mas uma coisa é certa, minha amiga, ela deve se arrepender amargamente por isso, pois n há nada pior q uma pessoa dessa no mundo, afinal como a Shirley mesma falou: vc colhe o q vc plantou, e partindo deste raciocínio vamos imaginar o q será q ela deve colher hein?! Infelizmente coisa boa n deva ser n =/
    Bom, eu sinto mto por td isso. Pelo destrato q fizeram c vc, pela propria pessoa q cometeu esse ato e tb por mais uma centena q ainda insistem em cometer esse tipo de desatino. Mas n vamos calar n, afinal tb é responsabilidade nossa brigar por um mundo melhor, mais educado e gentil p os nossos filhos!!!!!! Parabens pelo post e bom demais saber q ainda existem pessoas como eu q n se permitem calar.

    Grande beijo... Muah =***

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma preguiça de gente arrogante, que se acha mais só porque tem um pouquinho mais!!! Eu já pensava assim quando morava no Brasil, mas a Suécia me ensinou muito e consolidou esse sentimento dentro de mim. Aqui todo mundo é igual, e vc é super mal visto se exaltar suas qualidades pessoais!!!
    A gentileza deveria imperar no nosso mundo atual, mas infelizmente não é isso que vemos por ai...
    Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente contigo!
    Odeio grosseria, e humilhação...

    parabéns pelo blob que me inspira a cada dia...bjão pras duas

    ResponderExcluir
  7. Oiii florr..
    considero aquele ditado verdadeirissimo.. tem muita gente que acha que sendo sincera é o que importa na minha opinião você esta certe em questionar isso.. ahh agora vamos falar de coisa mais feliz..
    adoreii aquele sapato rosa!!
    amei e olha que eu não gosto muito de rosa..
    hihih..
    e tbm ameii a pulsei da PAULA!!
    bjos minha flor!
    e manda bejos pra tua amiga!

    ResponderExcluir
  8. Eu penso como vc querida...é uma pena as pessoas ainda terem esse tipo de aitude...mas o melhor é desprezar e poupar a nós mesmos...não vale a pena!
    Bjks
    Mi

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post! O mundo precisa de mto mais gentileza, tanto no trato c/ o outro qto c/ a natureza. Chega de tanto egocentrismo e narcisismo.
    Entendo a Sílvia, pq ninguém gosta de ser destratado, é mto desagradável. Podemos e devemos ser sinceros, expor nossas opiniões, mas sempre c/ educação, jamais c/ agressividade.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que texto ótimo, a gente lendo sente que saiu do fundo da alma mesmo.
    Sinto a mesma indignação que você, não sei o motivo que leva pessoas a adotarem este tipo de postura,que menospreza o seu próximo.
    Não somos melhores nem piores em nossas diferenças,e é deplorável alguém usar a desculpa da "sinceridade" quando humilha outro ser.
    Existe muita gente assim, que age desta forma deplorável.
    Mas quando alguém não cala, faz com que outras reflitam e evitem este comportamento qualquer que seja a situação.
    Gentileza gera gentileza, ou deveria.
    beijos, obrigada pelo texto.

    ResponderExcluir
  11. Concordo completamente com você, ao ler sua mensagem, senti uma angustia, pois passei recentemente por uma situação parecida e fiquei muito deprimida, as pessoas não imaginam o quanto as palavras machucam, mas nada melhor que um dia após o outro, sempre penso assim, "nada melhor que um pé na bunda para te empurrar para a frente", hehehe
    Um grande abraço e parabens pelo blogger

    ResponderExcluir
  12. Gentileza gera Gentileza ja dizia o poeta de mesmo nome.

    Beijo perfumado na essencia meninas e parabens... tudo lindo como sempre.
    Fiz um blog novo pq o outro que ue nem usava mais deletei... se quiserem visitar e comentar serão todas bem vinda.
    http://arosacantante.zip.net/
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6302640877101514950

    ResponderExcluir
  13. Adoro as dicas, e acompanho sempre seu blog, ainda não tinha comentado, mas esse post simplesmente ARRASOU!!! (os outros tb) realmente como diz marisa monte, gentileza gera gentileza, a gente nunca sabe o dia de amanhã, hoje vc ta la em cima, amanha vc pode depender daquela pessoa q vc maltratou, nada como um dia após o outro e uma noite no meio, o post foi sensacional! Super beijo.

    ResponderExcluir
  14. Poxa Silvia, não fica triste por causa de gente assim, sei que é difícil e já me decepcionei tbm, mas olha só, essa pessoa não é nada perto de tantas que gostam de vc, vc é tão bacana e eu sou fã do blog e adoro vcs mesmo sem conhecê-las =) Bola pra frente gatona! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá meninas!
    Bem, não sou muito de comentar, mas tá aí um assunto que não tem como deixar passar batido. As vezes a sensação que eu tenho é que as pessoas estão cada vez mais egoístas, mais mal educadas, querendo ver o outro pelas costas... Tanta gente querendo tirar proveito... Seja furando fila, seja no trânsito, seja no trabalho. Enfim... Fora que o cavalheirismo quase não existe mais. Uma vez vc comentou que foi maltratada pela vendedora e isso acontece comigo tb com muita frequência. Não sei pq há tantas pessoas assim... Eu não consigo entender. Acho que são pessoas frustradas com a vida.

    ResponderExcluir
  16. Amiga,

    Você disse tudo!!! Infelizmente vivemos em um mundo cão, onde as pessoas esqueceram o que ser gentil, o que é amar o próximo. Não liga, parte de tudo isto chama-se: INVEJA.
    Parabéns pelo blog e pelo programa de TV, amei a ideia.

    Bjs chics
    Kelly Pinheiro

    ResponderExcluir
  17. Oi! Realmente, não custa nada ser gentil! Parabéns pelo texto...

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Shirley... faço suas as minhas palavras! Gentileza é uma das virtudes que eu mais procuro estar em contato. E é muito bom quando achamos companheiros e companheiros neste caminho tão bonito... o da gentileza, da bondade e do respeito. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  19. Oi queridas,
    Agora estou bem, mas ainda sentindo os efeitos colaterais do meu tratamento de saúde.
    Ou seja, tenho passado por dias difíceis! Espero que vcs não fiquem chateadas por não estar respondendo individualmente, mas tá tudo de cabeça prá baixo!
    por favor, continuem a comentar, é muito importante para mim e leio tudo com MUITO carinho.
    Se vcs precisarem de uma resposta específica prá algo, mandem um e-mail para shirley@garotasmodernas.com
    beijos!

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.