Momento divã: Anorexia. - Garotas Modernas Garotas Modernas : Momento divã: Anorexia.

Momento divã: Anorexia.

Imagem:Get Image *

O segundo assunto da série "momento divã" traz um tema que tem muito a ver com o mundo da moda: a anorexia.
Só lembro que, embora eu seja psicóloga, o objetivo destes posts não é dar aconselhamentos pela Internet (até porque o Conselho Federal de Psicologia proíbe esta prática) e sim falar de comportamento com o intuito de informar. Espero que vocês gostem!

Nos últimos anos a anorexia nervosa (ou anorexia) vem ganhando espaço na mídia pois tem se tornado cada vez mais comum (com o crescente culto ao corpo, cada vez mais magro) e tem feito muitas vítimas, inclusive entre celebridades.
A anorexia se caracteriza por um medo irreal de ganhar peso, geralmente piorado à medida que o peso real diminui, onde a pessoa tende a reduzir a quantidade e variedade do que come, podendo chegar a recusar qualquer tipo de alimento. Há pessoas que chegam a deixar de escovar os dentes com creme dental por medo que o mesmo possa engordar.
São sinais de alerta para a anorexia:
  • IMC abaixo de 17,5,
  • medo de ganhar peso,
  • sentimentos de que se “está gordo” mesmo estando muito magro,
  • ausência de menstruação por 3 meses, sem motivo aparente.
A perda de peso nas pessoas com anorexia é conseguida principalmente através da diminuição da quantidade de comida ingerida, mas algumas pessoas podem iniciar "o regime" tirando de sua alimentação os alimentos altamente calóricos. Algumas vezes a pessoa acelera sua perda de peso com a auto-indução de vômito, uso de laxantes ou diuréticos e prática de atividades físicas intensas.
Alguns fatos sobre a anorexia:
  • 90% dos casos são em mulheres
  • algumas profissões onde a magreza é exigida (especialmente bailarinas e modelos) demonstraram ter um risco mais alto para o desenvolvimento de transtornos alimentares
  • de 5% a 20% das pessoas com anorexia morrem
  • ela geralmente aparece na adolescência ou início da vida adulta
  • o tratamento é feito com psicoterapia individual, de grupo e familiar com psicólogo ou psiquiatra e tratamento hospitalar em casos mais graves
Fonte: Psiqweb

* Troquei a imagem pois percebi que a anterior (da campanha de Oliviero Toscani) poderia polemizar o assunto em torno daquela propaganda, o que não é o objetivo deste post.

10 comentários:

  1. nao me parece é boa ideia meterem as fotos de alguem assim numa campanha. acho horrivel

    ResponderExcluir
  2. acho que tem que por a imagem assim, se a menina não dá bola, pq já ta enfiada numa merda dessa, que os pais vejam para fazer algo.

    ResponderExcluir
  3. Madre mía, está en los huesos.
    Buen finde Shirley.
    XXX

    ResponderExcluir
  4. Shirley a foto assusta mesmo neh? Mas ouvi dizer que ela foi feita como protesto mesmo... a realidade é dura mas precisamos encarar, certo?
    To começando meu blog agora, se tiver tempo da uma passadinha lá.
    peu-de-tout.blogspot.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Claudia,
    Realmente esta campanha é muito controversa, mas tinha um bom propósito.
    beijos,

    ResponderExcluir
  6. Grazi,
    A campanha é mesmo muito polêmica, mas importante. Anorexia mata.
    bjs,

    ResponderExcluir
  7. Sarinha,
    O objetivo era mesmo este: protestar.
    Vou lá visitar vc.
    bjs,

    ResponderExcluir
  8. Oi Shirley, é assim mesmo, apesar das fotos assustadoras ainda tem muita menina (e mulher!) caindo nessa. O apelo de que bonita tem que magra é mto forte, na minha adolescência eu passei por isso, foi meio que um surto, sequei e fiquei sem menstruar por 8 meses. Não comia quase nadinha, só tomava líquidos, mesmo assim pq minha mãe quase me obrigava. Ainda bem que isso é passado...
    Bjins

    ResponderExcluir
  9. Viviane,
    Que bom que vc saiu dessa. Parabéns pela força de vontade!
    beijos,

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.