12 anos de Garotas Modernas
Categorias
garotas modernas
Esta semana meu blog feminino, o Garotas Modernas, completou 12 anos de existência.
Obrigada a todas que acompanham o GM. É por causa de vocês que o Garotas Modernas existe: o laço GM simboliza as amizades, que são um presente na minha vida!
Como conheci meu marido
A música “Só tinha que ser com você” tocou no nosso casamento há 15 anos e retrata minha busca por um amor.
Em 2004, quando conheci meu marido, eu estava numa fase muito difícil, me sentido deprimida: tinha sucesso profissional como psicóloga e professora de graduação e de pós mas minha vida amorosa era uma sucessão de homens que não mereciam nem um fio do meu cabelo, mas pelos quais muito chorei e sofri. Namorei com caras que me traiam de forma compulsiva, que fumavam maconha 2x por dia, que eram extremamente ciumentos e controladores, que faziam corpo mole pro trabalho (e que praticamente sustentei mesmo sem morar juntos).
O problema não estava exatamente neles, que nada tinham a ver com minhas convicções do que é saudável para uma vida a dois, mas em mim, que escolhia errado na ânsia de ser amada e me contentava com migalhas ao invés de buscar alguém que de fato me merecesse.
Não casaria com nenhum deles e tenho certeza que, se tivesse casado, estaria separada em tempo recorde.
Confesso que meu sonho mais secreto e acalentado era justamente dividir a vida com alguém e talvez por isso tenha sido tão sofrido todos aqueles anos de namoros, términos, baladas e desencontros. Me sentia a Carrie de Sex and the City em busca do amor da minha vida, que parecia não existir. Afinal de contas por que era tão difícil encontrar um cara legal que me amasse como eu merecia?
O último ex namorado que tive foi a epítome da canalhice e jurei pra mim mesma que não passaria por aquilo novamente.
Algumas semanas depois conheci meu marido e tudo foi tão rápido e intenso que tinha que me beliscar pra ter certeza que não estava sonhando. Nos conhecemos através de um site de namoros (sim, era 2004, muito antes de existir o Tinder) e o meu então futuro marido, como bom nerd que é, tinha me stalkeado e, segundo ele, tinha se apaixonado muito antes do nosso primeiro encontro - ele sabia até o que eu havia escrito na minha dissertação de mestrado e o nome da minha poodle, a Zoé.
Bastou um jantar, uma noite inteira conversando e nunca mais desgrudamos. Em 11 meses namoramos, noivamos e casamos com direito à igreja, festa e lua de mel. O amor me encontrou quando escolhi me amar.
Aussistente de psicóloga
Categorias
cachorros
-
psicologia
Eu tenho uma aussistente de psicóloga! Como já contei pra vocês a Minnie todos os dias senta comigo na minha poltrona durante os atendimentos e fica quietinha o tempo inteiro, como se entendesse seu papel ali.
Trabalhar como psicoterapeuta durante uma pandemia não tem sido fácil, afinal o nível de stress e de ansiedade de todo mundo (incluindo eu mesma) está mais alto que o normal, mas ter a Minnie pertinho de mim durante os atendimentos me ajuda muito a relaxar.
A pandemia não trouxe só coisas ruins - consigo perceber muitos ganhos nestes 7 meses de isolamento social e trabalho remoto. Na minha vida vejo os seguintes aspectos positivos deste período:
- Agora almoço todos os dias com meu marido (antes ele almoçava fora durante toda a semana e hoje tenho o bônus dele inclusive cozinhar para nós quase todos os dias). Com isso estou me alimentando até melhor, pois confesso que antes às vezes pulava o almoço ou comia “qualquer coisa” pois estava sozinha.
- Estou atendendo apenas on-line me propiciou ter a possibilidade de atender pessoas de todo o mundo: tenho pacientes nos EUA, Alemanha e Canadá.
- Antes da pandemia já atendia on-line há alguns anos, desde que o Conselho Federal de Psicologia permitiu, mas com a necessidade de isolamento social até mesmo meus pacientes mais antigos migraram para o atendimento remoto e estão gostando muito da facilidade de não precisar se deslocarem para fazer terapia. Ou seja, a experiência deste ano mostrou que a psicoterapia on-line funciona ainda melhor que eu imaginava, com um conforto extra para meus pacientes e para mim mesma.
- O fato de estarmos passando por uma crise mundial tem me feito ver que precisamos de muito menos “coisas” para sermos felizes. Claro que continuo gostando de moda e dos meus creminhos, mas muitas coisas que antes comprava perderam o sentido.
- Ter mais tempo com meu marido e com a Minnie tem sido ótimo, sinto que essas horas a mais por dia tem muito valor e me fazem bem.
É claro que toda a situação pela qual estamos passando este ano traz muitas angústias, mas também é importante que vejamos o que aprendemos de bom.
Máscara esfoliante para pés das Lojas Renner
Mês passado fiz uma máscara esfoliante para os pés que comprei no site da Lojas Renner. Ela é de uma marca de cosméticos exclusiva da loja, uma Alchemia e nunca tinha usado. Quando postei no stories uma leitora querida me alertou que ela tinha usado e uns dias depois os pés dela descamaram bastante. Estava preparada para uma pequena descamação pois meus pés são fininhos e sempre hidrato muito com a manteiga hidratante da The Body Shop que uso todas as noites.
Alguns dias depois de usar a máscara, após o banho cheguei a me assustar com a quantidade de pele que simplesmente se soltou dos meus pés (não sei se o banho mais demorado e quentinho acelerou o processo) mas a pele saia por inteiro tanto com o passar da toalha quanto ao passar as mãos nos pés.
Depois que removi as peles soltas e hidratei bem a pele parece ainda mais macia e suave. Mesmo com a pele descascando tanto não doeu nada nem ficou incômodo ou sensível.
Depois que removi as peles soltas e hidratei bem a pele parece ainda mais macia e suave. Mesmo com a pele descascando tanto não doeu nada nem ficou incômodo ou sensível.
A máscara custou pouco mais de 15 reais e a fórmula tem ácido lático, uréia e vários outros ingredientes hidratantes.
Gostei bastante!
Gostei bastante!
Havaianas à francesa: os chinelos de oncinha da YSL
Papel de parede geométrico - como usar na decoração
Categorias
decoração
-
home decor
-
papel de parede
-
papel de parede dos anos 70
-
publicidade
Imagens: Papel de Parede dos Anos 70
Tenho papel de parede em 3 ambientes do meu apartamento e adoro! É um detalhe que valoriza a decoração, deixa tudo mais interessante e sofisticado. Tanto no home theater, quanto na minha suíte e no lavabo escolhi papéis de parede com estampas geométricas, que combinam com o estilo moderno da minha casa. O papel de parede é uma forma rápida e simples de transformar os espaços, trazendo sofisticação e aconchego aos ambientes.
O papel de parede geométrico é uma escolha perfeita para quem busca atualizar a decoração. Dependendo da estampa escolhida ele pode trazer um ar mais moderno ou mais vintage para aquele seu cantinho favorito.
Para não errar na escolha do seu papel de parede geométrico você pode aplicá-lo em apenas uma parede de cada cômodo, usando nas demais paredes uma cor semelhante à algum detalhe do papel de parede - para as paredes lisas você pode utilizar pintura convencional ou um outro papel de parede em uma única cor que harmonize com os tons do papel com estampa geométrica.
Existem muitos tipos de papel de parede geométrico, dos mais simples como as listras e bolinhas até os mais elaborados, com várias cores e formatos. O interessante do papel de parede é a possibilidade de trazer um pouco de ousadia à sua casa de um jeito muito prático, pois a colocação é rápida e o resultado final sempre dá um grande impacto na decoração.
Para os quartos a dica é instalar o papel de parede na parede onde fica a cabeceira da cama, destacando assim a parte mais importante do seu local de dormir: é possível escolher desde uma estampa mais suave, romântica, em tons pastel, por exemplo, à algo mais ousado e sofisticado, como os papéis de parede mais escuros ou com detalhes metalizados. É interessante combinar o papel escolhido com a cabeceira da sua cama e as mesinhas de apoio laterais para criar uma harmonia no espaço.
Em quartos das crianças menores também é possível usar as estampas geométricas, especialmente as mais simples como bolinhas, triângulos ou listras, sempre em tons mais suaves ou mais alegres.
Já as crianças maiores ou adolescentes podem preferir estampas mais ousadas e coloridas, que combinem com seus gostos e personalidade. O mais legal do papel de parede é que ele é fácil de colocar e remover: se você se cansar de uma estampa basta trocar o papel de parede e você terá um ambiente novo.
Você pode levar a mesma ideia de modernidade aos espaços sociais da sua casa: um papel de parede geométrico bem elegante é capaz de deixar sua sala mais sofisticada ou então valorizar aquela mesa de jantar que você gosta tanto.
Sempre pense em quais paredes você gostaria de destacar em cada cômodo: se optar em colocar o papel em apenas uma você deve escolher aquela mais importante naquele ambiente.
Muitos papéis de parede geométricos tem inspiração retrô, capaz de trazer um ar vintage para sua casa, deixando tudo ainda mais charmoso. Eu adoro este mix do moderno e do antigo, acho que é super atual e que deixa qualquer decoração com mais personalidade.
Quem aí também adora papel de parede?
Fadiga da quarentena
Categorias
comportamento
-
fadiga da quarentena
-
Pandemia
-
psicologia
-
quarentena
Você percebe que está mais cansada, de saco cheio mesmo da quarentena? Você não está sozinha e isso tem até um termo na psicologia: fadiga da quarentena.
Quando um alarme toca, nosso cérebro e nosso corpo entram em estado de alerta. O mesmo aconteceu no início da pandemia: com a ameaça de uma doença sem cura E altamente contagiosa que pode levar as pessoas à morte, nosso sistema interno de alarme começou a soar alto. Se algo nos coloca em perigo o nosso organismo começa a preparar nosso corpo para lutar ou para fugir daquela ameaça - o cortisol, hormônio típico do stress e a adrenalina são produzidos em maior quantidade e isso é necessário e positivo para mantermos nossa integridade física.
No entanto se um alarme fica tocando sem parar por dias e dias a fio em algum momento já não percebemos aquele sinal como algo tão grave e nos acostumamos com aquela ameaça. A partir do momento que as semanas vão passando e a gente não consegue ver o final da pandemia, nos acostumamos cada vez mais com o risco de adoecermos, com os números de doentes e mortos que não param de subir e com a possibilidade de contrairmos o Covid19. De repente aquilo que nos deixava apavorados e chocados em março já tem se tornado banal para muitos de nós, não por termos perdido a sensibilidade em relação às más notícias ou por não enxergarmos mais a importância do isolamento social, mas porque dia a dia nos acostumamos com tudo isso.
Acontece um desgaste, um cansaço em relação às privações, é como se a gente ainda ouvisse o alarme tocando alto mas estivéssemos tão cansados e habituados de ouvir aquele som que ele passa a não impactar tanto no nosso comportamento. Infelizmente a gente se acostuma e “ligar o foda-se” de vez em quando parece tolerável. Nossa cabeça não consegue se manter em alerta por quatro meses seguidos. A vontade que dá é fingir que as coisas já não estão tão ruins. Dá vontade de fugir do isolamento social. De voltar ao antes que não existe mais.
A displicência em relação à pandemia é um fenômeno que se vê em todos os países. Muitas pessoas simplesmente estão exaustas de se sentirem estressadas ou com medo o tempo todo. Negar que o problema continua enorme e sem perspectiva de melhora em breve é um mecanismo de defesa que tenta nos fazer fugir de uma realidade dura demais.
Nem todos acabam furando a quarentena ou encontrando os amigos para uma pizza, mas muitos de nós já passamos pela situação de não higienizar de forma tão meticulosa cada pacote que vem do supermercado ou de não passar tanto álcool gel nas mãos quanto acontecia lá no início desta loucura. Esses dias entrei no elevador com minha máscara na mão e só lembrei de colocar ela dois andares depois. Infelizmente a fadiga da quarentena faz com que a gente saia daquele estado de vigilância constante para um modo mais relaxado, que pode significar mais chances de sermos contaminados.
Quem ainda não teve pessoas próximas que adoeceram pelo Covid pode ter ainda mais uma falsa sensação de segurança, de que tudo está bem, que não é mais necessário tantos cuidados. No entanto os números de contaminados e mortos no Brasil ainda estão altíssimos e precisamos sim manter nossa disciplina em relação ao distanciamento social e aos cuidados de higiene.
Se necessário para sua saúde mental saia para dar uma volta, mas não frequente lugares com aglomeração, higienize as mãos e use máscara. Tente encontrar outras formas de lazer e contato social e entenda que se sentir cansada, irritada e triste com as limitações impostas pela pandemia é algo natural. Estamos todos vivendo um período muito difícil das nossas vidas, 2020 não será como os outros anos e certamente está exigindo muito de cada um de nós. Mas mesmo todas as restrições e tudo que estamos perdendo de viver nos últimos meses vale a pena se pensarmos que estamos contribuindo para um bem comum e maior: sairmos desta com o menor número possível de doentes e mortos. Já perdemos gente demais.
Pare de se exigir tanto!
Categorias
comportamento
-
Pandemia
-
psicologia
-
quarentena
Semana passada atendi como psicóloga voluntária (pelo projeto @psicoscontraocovid19) uma moça sobrecarregada com os estudos e afazeres domésticos durante a pandemia.
Ela estava angustiada por não estar dando conta de várias tarefas e o caso dela me fez pensar em como tem muita gente se exigindo demais e ficando ainda mais estressada por causa de suas próprias pressões internas.
2020 não vai ser um ano incrível pra ninguém - estamos todos sofrendo, em maior ou menor grau, os efeitos do isolamento social, do medo de adoecer e da incerteza sobre o futuro.
Esperar de nós mesmas um desempenho “normal” num ano absurdamente “anormal” é querer forçar nossos limites e pode nos trazer muito mais prejuízos que vantagens. Nesse momento é mais que necessário pegar um pouco mais leve nos estudos, na dieta, na produtividade e nas expectativas.
Estes dias meu marido precisou sair pra resolver umas pendências da empresa dele e tinha me programado para arrumar meu closet, que está super bagunçado (tinha um intervalo grande na minha agenda pois uma paciente precisou desmarcar a consulta meio em cima da hora).
Olhei pro closet, com minha cadeira rosa com uma pilha de roupas pra serem dobradas e guardadas (quem aí também tem uma cadeira que serve mais pra colocar roupas que pra sentar?) e me deu preguiça. Eu estava me sentindo tão cansada e com tanta dor nas costas que resolvi não arrumar nada: comi meia barra de chocolate (em geral como só um pedaço pequeno por dia), deixei o quarto escurinho e dormi por uma hora e meia em pleno “horário de expediente” e com um monte de coisas pra fazer.
Foi tão bom! Acordei renovada, leve.
O closet continua de pernas pro ar, assim que tiver um tempinho e disposição quero arrumá-lo, mas honestamente meu cochilo valeu a pena.
Pare de querer ser perfeita, ser super produtiva, ser “modelo de mãe” (de estudante, de profissional, de esposa)... Aceite que todas nós estamos vivendo uma época difícil que pede que sejamos mais gentis com nós mesmas.
Tire um cochilo. Se permita esta gentileza. Lembre que não estamos num concurso para ver quem é a mais incrível. Você não precisa provar nada para ninguém.
Achadinhos de beleza: linha Renew da Avon e delineadores coloridos
Comprei alguns produtinhos da @avonbrasil na lojinha da @fran_mk por indicação dela e to amando!
O Renew Pollution Protect + 50 é um protetor solar de uso diário que fica super confortável na pele e fica ótimo sob a make. Estou usando já há algumas semanas e estou apaixonada por este produto.
O Peeling Renew Clareador & Textura Uniforme é um tratamento para ser usado no máximo 1 vez por semana (são discos embebidos em um blend de ácidos). É um peeling bem potente, que realmente dá uma clareada e uniformizada na pele. Testei 1 vez, mas já gostei do resultado. Cuidado se sua pele for muito sensível ou se você estiver usando outros ácidos (melhor não usar outros ácidos no dia da aplicação para não sensibilizar a pele).
O Creme para as Mãos Renew Clareador & Textura Uniforme promete clarear manchinhas da mão que infelizmente já começaram a aparecer nas minhas (agora que não estou saindo de casa elas não estão evidentes, mas se esqueço de passar filtro solar nelas e dirijo elas voltam). Este usei apenas 1 vez também então não posso dizer nada sobre o poder clareador do produto. Não achei muito hidratante - tem a consistência semelhante à de um protetor solar.
Os dois delineadores acabei comprando influenciada digitalmente por uma paciente querida que estava usando o rosa desta coleção da Color Trend, mas este esgotou, então comprei o roxo e o verde pra passar e ficar bela em casa mesmo.
O bom destes produtos é que além de terem uma qualidade ótima (a @fran_mk, assim como eu, só indica coisas que ela gosta) eles também tem um preço muito bom.
As Melissas lindas da Gi Multimarcas
Recebi da Gi Multimarcas uma Melissa Velvet pink super fofa (abaixo) e adorei conhecer a loja online, cheia de modelos lindos da marca que amo desde sempre!
Sou apaixonada por este modelo de sapatilha Melissa Point + Jason Wu da primeira foto (pena que esgotou meu tamanho). Também achei lindos os modelos para as pequenas: a Mini Melissa Ultra Girl Girly da última foto é um amorzinho!!!!
O Bazar Melissa também tem muitos modelos para todas as idades com preços super bacanas.
Super indico!
Meu curso gratuito de Mindfulness para reduzir a ansiedade e o stress
Categorias
Atenção Plena
-
mindfullness
-
psicologia
-
saúde mental
Sou psicóloga há 25 anos e criei um curso online e gratuito com 8 aulas de 1 hora cada sobre Mindfulness. As aulas acontecem todas as segundas-feiras às 19 horas em lives no Instagram do @garotasmodernas e ao longo de cada semana são disponibilizadas no IGTV dos meus dois Instas, o @garotasmodernas e o @psicologafloripa.
Neste curso ensino os conceitos de Mindfulness e vários exercícios, tanto práticas diárias quanto técnicas de relaxamento/meditação,
Uso o Mindfulness há mais de 20 anos com meus pacientes no consultório, especialmente com quem é ansioso ou tem alguma compulsão. Os resultados são maravilhosos! E o mais bacana é que o Mindfulness tem efeitos comprovados cientificamente por muitos estudos importantes e é indicado pela OMS como ferramenta útil no controle do stress, para diminuir dores crônicas e como coadjuvante no tratamento de diversos transtornos mentais e sintomas, tais como ansiedade, depressão, insônia, síndrome do pânico e transtornos alimentares.
Recomendo muito mesmo!
Testei e amei: máscara hidratante para lábios Laneige
Compre uma máscara de dormir labial hidratante labial da marca coreana @laneige_usem NY em dezembro e estou completamente apaixonado por ela.
Sempre fui “aloka” dos bálsamos labiais e este produto é o melhor que já usei na vida.
Ela tem ácido hialurônico e vitamina C na sua composição e um cheirinho delicioso. A fragrância tradicional é de framboesa, morango, amora e mirtilo, mas também inclui um kit que veio com 2 minutos com outras duas versões: choco mint e sweet candy.
A máscara #laneige veio com uma mini espátula de silicone e o potinho de tamanho normal por muito tempo. O produto é bem consistente, forma um filme protetor nos lábios e o sensorial é muito agradável. Na minha percepção ou poder de hidratação, ele é realmente superior a outros protetores labiais que já foram testados (e não foram poucos) e a sensação de maciez dura muito tempo.
Recomendo !!
Make do dia a dia em tempos de quarentena
Um pouquinho de maquiagem que uso no meu dia-a-dia quando vou gravar vídeos ou quero me animar durante estes tempos difíceis: Bb cream e pó @guerlain, corretivo @welovecocoblush cremoso @narsissist (cor Multiple Orgasm), máscaras de cílios @benefitbrasil, bálsamo labial @diormakeup e iluminador usado como sombra da @hm.
Este iluminador quase não é usado, mas agora, que descobre que fica lindo nas pálpebras, é muito apreciado, especialmente o lilás e a rosinha. Fica bem fofo.
Boa semana!
O Coronavírus chegou por aqui...
Categorias
Coronavírus
-
Pandemia
na empresa do meu marido, a Ecentry|Pipz, alguns dias depois de ser decretado o isolamento social aqui em Santa Catarina.
Neste momento, para proteger o todo, em algum momento será necessário fazer algum sacrifício pessoal.
Durante uma pandemia de Coronavírus é fundamental que cada uma de nós siga as recomendações da Organização Mundial de Saúde e também do Ministério de Saúde.
Lavar como mãos ou higienizar como com álcool em gel várias vezes ao dia, evitar aglomerações quando possível, não levar a mão à boca quando atirar ou espirrar (usar lenço descartável ou uma braço do braço) e isolar em casa como pessoas que sofrem esses problemas de resfriado são algumas das sugestões.
Cautela é necessária, solidariedade é fundamental e o pânico ou as informações incorretas tão atrapalham.
Para quem precisa ficar em casa e descobrir novas formas de passar o tempo: leitura, Netflix, jogos de tabuleiro e até mesmo os armários podem ajudar a combater o terrorismo e a possibilidade de ansiedade que vem com ele. Precisamos de um esforço coletivo, não minimizar a realidade e, ao mesmo tempo, entender o medo exagerado não é necessário e tudo o que vai passar. Basta seguir as instruções dos órgãos oficiais de saúde e ter paciência!
Tenha cuidado com as notícias falsas e os profissionais de saúde (ou terapias alternativas), que tentam vender “tratamentos alternativos”, “soros para imunidade” e produtos que supostamente evitam uma contaminação. Estas "instruções" ou "fórmulas" para aumentar a imunidade não têm comprovação científica de sua eficácia e podem incluir mal a sua saúde. Não se deixe enganar!
Neste momento, retirar-se do convívio social, permanecer em casa se for possível, evitar viagens ou aglomerações desnecessárias e ter um cuidado maior com a higiene (especialmente das mãos) pode ajudar muito a fazer com que uma pandemia se torne mais controlada por aqui.
Em Florianópolis, a recomendação da Prefeitura é de casos de febre, febre, dor de garganta ou falta de ligação para 0800 333 3233 - o serviço funciona 24hs por dia para orientar a população que tenha algum sintoma sobre como proceder.
Vamos nos unir, manter a calma e nos cuidar. Tudo passa, incluindo uma pandemia de coronavírus.
Uma ótima semana e muita saúde pra todos nós!
Recomendo: máscara/peeling químico que já usei: AHA 30% + BHA 2% da The Ordinary
Categorias
beleza
-
pele
-
testei e amei
-
The Ordinary
Melhor máscara/peeling químico que já usei: AHA 30% + BHA 2% da The Ordinary da canadense @deciem.
Ela é um potente esfoliante químico (logo após a aplicação dá a sensação de pele pinicando, mas logo passa), que aplico a cada 15 dias com a pele bem limpa e seca. Depois de 10 minutos é só lavar com água e hidratar normalmente. Este produto realmente faz MUITA diferença na textura e luminosidade da pele. A pele fica super macia, muito mais uniforme e bonita.
Como uso outros ácidos no dia a dia uso a máscara quinzenalmente, mas ela pode ser usada até 1 vez por semana, sempre à noite (tem que caprichar no filtro solar nos dias subsequentes pois a pele fica realmente mais fininha).
Cada frasco dura cerca de 1 ano pra mim. Este ganhei da minha sobrinha, que tem uma loja on-line, a @pedecoelhoimports.
Trio de paletas fofas Huda Beauty
Categorias
beleza
-
Huda Beauty
-
maquiagem
Amei as novas paletas de sombra da Huda Beauty com três opções fofíssimas: rosa, lilás e verde menta em tons pastel.
Elas já estão à venda no site da ShopHudaBeauty.com a , online a partir de 13 de março na Sephora, Selfridges e outros varejistas e nas lojas físicas a partir de 27 de março.
Nem saberia qual escolher!
8 tendências de unhas para ficar de olho em 2020
Imagens: Elle Australia
Quem aí também adora uma manicure diferente?
Aqui estão algumas ideias de unhas que devem bombar em 2020.
A da primeira foto, com constelações, é a minha favorita!
art nail encapsulada
arte abstrata
glitter diferentão
super decoradas
unhas "virgens", com nail art discreta sobre fundo neutro
unhas de vidro
uma de cada cor
Qual sua favorita?
Linda do dia: Miley Cyrus de calça de couro Dior (de 2003)
Categorias
celebridades
-
Dior
-
Miley Cyrus
Imagem: Vogue
Miley Cyrus apareceu ontem em NY com calças de couro vermelhas (e vintage) da Dior, uma mini bolsa Chanel e uma regata canelada branca (que adoro).
A calça é da coleção de outono de 2003 desenhada por John Galliano para a Dior e não poderia ser mais atual.
9 ideias de unhas para o Réveillon de 2020
Assinar:
Postagens (Atom)
















































