Ortorexia: quando a obsessão pela comida saudável vira doença - Garotas Modernas Garotas Modernas : Ortorexia: quando a obsessão pela comida saudável vira doença

Ortorexia: quando a obsessão pela comida saudável vira doença


Para a vida mais saudável que tal fazer as pazes com a comida?
Todos os modismos com a alimentação tem aumentado os casos de ortorexia no Brasil e no mundo. 
A ortorexia, junção das palavras gregas “orexsis” (apetite) e “orthós” (correto) é a obsessão pela pureza do que se come, onde a pessoal pode restringir grupos inteiros de alimentos sem que exista uma causa médica para tal. 
Embora ainda não faça parte da lista oficial de transtornos alimentares, para o ortoréxico, não seguir uma dieta regrada é sinônimo de pouca ou nenhuma força de vontade e uma vergonha - ele leva suas refeições prontas para eventos sociais ou simplesmente não se alimenta fora de casa.
A alimentação passa a ter papel central na vida da pessoa (que muitas vezes também apresenta a vigorexia - quando há obsessão pelos exercícios físicos) e em geral o fato de a sociedade classificar o comportamento como "saudável". "exemplo a ser seguido", "uma inspiração", estimula ainda mais a restrição alimentar de quem leva a alimentação saudável à um extremo que nada tem a ver com saúde.
O problema não comer de forma saudável, obviamente, mas entender que comida não apenas feita de nutrientes e calorias. Todo o comportamento compulsivo, seja de comer junk food regularmente ou se alimentar só com comidas sem glúten, sem lactose, sem gorduras, etc sem razão médica (como doença celíaca) é ir aos dois extremos do que seria bom para a saúde física e mental.
A comida sempre foi uma forma de reunir nós seres humanos em momentos de celebração e comer um bolo com amigos jamais será o mesmo que dividir uma tigela de brócolis.
Não devemos comer bolo com recheio de brigadeiro todo santo dia, mas de vez em quando ele pode alimentar a alma. A não ser quer você tenha MESMO alergia ao leite ou ao glúten um pedaço de bolo não vai matar você.
Coma sua fatia de bolo. Dieta restritiva não pode ser saudável. 

0 comentários:

Postar um comentário

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.