Não conte para o Facebook, conte para um Psicólogo - Garotas Modernas Garotas Modernas : Não conte para o Facebook, conte para um Psicólogo

Não conte para o Facebook, conte para um Psicólogo




Pode parecer apenas mais uma frase que você leu no Face ou então pura propaganda da psicóloga que escreve este blog, mas é uma verdade: sua vida realmente pode ganhar mais qualidade se você compartilhar seus problemas (e também as felicidades) com um psicoterapeuta (atenção aqui: um psicólogo ou médico psiquiatra que trabalhe com psicologia clínica - não estou aqui abordando coaching, terapias holísticas, alternativas ou qualquer técnica não reconhecida pelos Conselhos Federais de Psicologia ou Medicina).
Quando fazemos psicoterapia, reservamos à nós uma preciosa hora (geralmente 1 vez por semana), para sentar com um profissional que estudou e foi capacitado para ouvir sem julgar e que vai ajudar você a descobrir como solucionar seus conflitos e questões internas, sejam elas quais forem.
Todo mundo já vivenciou algo complicado ao longo da vida, todo mundo tem seus fantasmas internos, suas angústias, questões existenciais. Quase todo mundo tem ou já teve comportamentos e até mesmo sintomas físicos provocados ou exacerbados por stress, ansiedade ou situações traumáticas.
Há quem sinta tristeza "sem motivo", mesmo que leve, mas frequente, o que chamamos Distimia, há quem sinta vergonha de si, quem se cobre demais, quem se ame de menos, que não durma ou durma demais, quem coma demais ou não consiga comer, quem tenha dores e sintomas físicos sem uma explicação médica, medos e fobias, sentimentos como ciúme exagerado, que acarretam consequências ruins, impulsividade que coloca em perigo, momentos de depressão que paralisam.
Parece bobo ou clichê, mas se seu dente dói, você não procura um dentista logo? Ou espera que ele vire uma cratera para procurar ajuda? Ou deixa o dente apodrecer até cair?
Provavelmente você, pessoa bacana que lê este texto, cuida de si: gosta de roupas bonitas, de ter um corte de cabelo legal e talvez até faça as unhas semanalmente. Provavelmente você escolhe o melhor pra você e sua família, certamente não serviria para seu filho, namorado ou mãe um bolo de procedência duvidosa.
Mas falou em procurar um psicólogo e pronto: muitas pessoas até se ofendem e dizem (ou pensam): "eu não preciso disso", "não tenho tempo", "não tenho dinheiro", "isto é coisa pra maluco ou drogado".
Fazer terapia não é coisa só de gente "maluca ou drogada", é para todo mundo: crianças, adolescentes, adultos, casais, velhinhos. É para fazer sozinho, com a família e em casal (já atendi até namorados).
É para apagar os incêndios da alma, mas também para prevenir um grande desastre.
Depressão e doenças como Bulimia e Anorexia matam mais do que alguns tipos de câncer. Saúde mental é coisa séria, muito séria e não deveria ser considerada superflua, pois se sua cabeça e seu coração não vão bem, uma hora seu corpo vai cobrar a conta.
Não fique sofrendo sozinha (o) e, por favor, não conte para o Facebook. Daqueles 1.000 amigos (ou 30/300/30 mil) alguns até podem apoiar em algumas coisas, mas não poderão ajudar como você merece. Se dê um presente: faça terapia ao menos 1 vez na vida, encontre um psicólogo com o qual você se sinta bem (pois isto é fundamental, senão o processo terapêutico não anda) e marque um encontro semanal com você mesma (o). Só uma horinha por semana.
Quanto custa? O valor médio aqui em Florianópolis é 150 reais por sessão de 45 minutos/1 hora. Há vários convênios que tem psicólogos à disposição e, para quem não pode gastar este valor, há os CAPS (instituições destinadas a acolher pacientes oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial), onde o atendimento é gratuito.
Infelizmente é provável que você tenha dificuldades de achar psicólogos com muita experiência em alguns convênios (a Unimed, por exemplo, paga um valor irrisório ao profissional), mas vale a pena o investimento.
Em 20 anos de profissão jamais escutei de alguém que o dinheiro gasto em psicoterapia fosse um "valor jogado fora". Muito pelo contrário, as pessoas geralmente falam de como a terapia foi importante nas suas vidas e o quanto as ajudou com suas questões pessoais, amorosas, familiares, profissionais e/ou de saúde.
Não acredite em soluções mágicas, quando lhe prometem uma vida mudada em 8 semanas. Isto não existe. As mudanças de verdade vem com o tempo, através do autoconhecimento e dos insights (momentos de clareza, de "descoberta" da solução ou dos porquês desta ou aquela dificuldade, sintoma ou comportamento).
Em poucas sessões a tendência é você ir se sentindo melhor, mas a real melhora demanda alguns meses, para algumas situações mais complexas, pode levar anos. No entanto as mudanças que são construídas através do processo de psicoterapia são sólidas e podem sim livrar você de fobias (como andar de avião, dirigir ou falar em público), depressão, ansiedade, crises de pânico, compulsões (inclusive as alimentares), relacionamentos nocivos, comportamentos que tragam algum prejuízo, alguns tipos de doenças chamadas psicossomáticas (doenças ou sintomas físicos causados ou potencializados pelo estado emocional - como dores de cabeça, dores no estômago, doenças dermatológicas como a Psoríase, etc) e outras dores da alma. 
Se necessário, o seu psicoterapeuta pode pedir uma avaliação com o psiquiatra para verificar a necessidade de um tratamento medicamentoso combinado à terapia - para alguns transtornos como Sídrome do Pânico ou Depressão Maior, eles são sim necessários, mas sempre com acompanhamento da psicoterapia, que é o que vai acelerar a melhora e torná-la mais consistente,
Se cuide, se ame, VOCÊ é a pessoa mais importante da sua vida. 

0 comentários:

Postar um comentário

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.