Por que fazer psicoterapia? - Garotas Modernas Garotas Modernas : Por que fazer psicoterapia?

Por que fazer psicoterapia?



Você já fez psicoterapia?
Nossas dificuldades e tristezas são como os dias cinzentos: temos vontade de ficar cada vez mais recolhidos e muitas vezes nos isolamos. Dias cinzentos acontecem na vida de todo mundo, mas muitas pessoas simplesmente só procuram ajuda quando o caos já se instalou.
Pode ser que você se pegue escutando velhas músicas que lembrem tempos mais felizes, talvez você chore a noite, sozinha e que pela manhã capriche no seu sorriso mais profissional com seu batom preferido, talvez você finja que está tudo bem quando seu coração está em pedacinhos.
Mas se aquela névoa está lá, é melhor encarar estes dias cinzentos como parte da vida. Fugir de nada adianta, pensar naquilo que você gostaria que tivesse sido mas não foi, tampouco ajuda. 
Ficar triste não é escolher sofrer, é entender que os dias cinzentos existem para todos: bonitos e feios, velhos e jovens, ricos e pobres.
Se permitir estar triste também faz parte da tal felicidade: é um momento natural e necessário este de introspecção e de quietude.
Para brilhar de novo é preciso tirar o pó: arejar as ideias, lavar a alma com lágrimas que você tem sufocado, se recolher e, aos poucos, deixar o sol entrar.
Fazer psicoterapia, ou terapia, como todo mundo fala, é uma ótima ideia:  procurar um bom psicoterapeuta pode lhe ajudar a entender o porquê de você estar assim e como você pode lidar melhor com o que deixa seus "dias cinzentos", ajudando a você se reequilibrar.
Quando o nosso dente dói, procuramos um dentista e ninguém fica com pudor de dizer que foi tratar os dentes.
Já quando a "alma" dói  muita gente tem vergonha de procurar um psicoterapeuta.
As pessoas arrumam desculpas e dizem que "não precisam", "não adianta nada", "é besteira", "conversar com um amigo é a mesma coisa", ou então o pior dos preconceitos: "fazer terapia é pra maluco ou drogado". 
Não tenha vergonha de fazer terapia, na verdade seria ótimo se todo mundo fizesse de vez em quando, para que os dias cinzentos não se instalem e virem uma tempestade.
Cuide de você: não só seus cabelos, sua pele, seu corpo, suas roupas - cuide também da sua cabeça, para que você possa perceber a pessoa incrível que você é: mesmo que o mundo diga o contrário ou tudo que você veja hoje seja uma névoa cinzenta.
Sinta-se abraçada com muito carinho por uma psicóloga que já fez muita terapia (como psicoterapeuta e paciente) e sabe a diferença que isto faz na vida de alguém. 
Se ame, se cuide! 

0 comentários:

Postar um comentário

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.