Mamografia não dói: eu fiz a minha - não tenha medo de fazer a sua também! - Garotas Modernas Garotas Modernas : Mamografia não dói: eu fiz a minha - não tenha medo de fazer a sua também!

Mamografia não dói: eu fiz a minha - não tenha medo de fazer a sua também!

Kate Moss também apoia a causa do Outubro Rosa

Este ano, aos 41anos, fiz minha primeira mamografia.
Como não tenho histórico de câncer de mama na família, nunca tive alterações nos seios (nadinha mesmo) e os demais exames como ultrassom sempre foram ótimos, a minha médica que me atende desde os 15 anos (!), deixou que eu completasse 41 em dezembro passado para então pedir a minha, no início deste ano.
Ela já havia me tranquilizado bastante, falando que a dor na hora do exame dependia de fatores como a modernidade do aparelho, a destreza e delicadeza da profissional que vai operar o mamógrafo e também o nível de ansiedade da mulher.
Como boa psicóloga sei o quanto ficar tranquila é importante para minimizar a sensação de dor em qualquer exame ou procedimento invasivo ou potencialmente doloroso, então fiz uma série de respirações bem profundas antes do exame, mantive a calma e... simplesmente não senti dor alguma!
O único desconforto foi por causa da posição meio "torta" que precisamos fazer com o corpo para o aparelho "pegar" bem o seio: no meu caso, que tenho pouco peito, tem que fazer um esforcinho para pegar tudo, já que não tenho muita gordura ali.
Mas, definitivamente, não dói.
Minha médica disse que dependendo do tamanho e densidade dos seios, da época no período menstrual e também da existência ou não de alguma alteração prévia pode fazer o exame ficar mais ou menos desconfortável, então aí vaia a dica: tire todas as dúvidas com seu médico ou médica ginecologista ou mastologista antes do exame, se possível escolha uma boa clínica e tente respirar fundo antes do exame: ele é super rápido, a máquina NÃO vai apertar seus peitos feito uma panqueca (tinha medo de o mamógrafo não parar de apertar, tipo desenho animado... kkkkk) e você fica tranquila com sua saúde.
Este ano, por causa de sintomas que não valem uma longa explicação, precisei fazer uma biópsia de medula óssea, que consiste em tirar um pedacinho em forma de tubo do osso da bacia - o exame danado, feito só anestesiando a pele, pois não dá pra anestesiar o osso em ambulatório, dói tanto que chorei pra valer. Passado o exame, que descartou um câncer, apesar de ter sido inconclusivo, aprendi que SOU CAPAZ de enfrentar qualquer dor ou medo para cuidar de mim.
Não deixe seus medos, mitos ou até uma dor real (que repito, para mim não existiu na mamografia e, para as mulheres mais sensíveis, é perfeitamente suportável) deixarem você fugir de exames médicos ou procedimentos terapêuticos importantes.
Este ano fiquei muito, muito doente e estou lidando com uma doença autoimune (artrite nas mãos - imagine o desespero para quem gosta de escrever) e várias outras coisinhas, mas decidi que nada vai me abater ou me afastar de buscar pela minha saúde.
Meninos, não tenham medo de exame de próstata. Meninas, não fujam do ginecologista - ele precisa ser seu amigo! Para todos: deixem de ser bobos com medo de agulhas e façam um check-up uma vez ao ano. O segredo é levar com leveza e pensar: daqui a pouco passa.
No dia que fiz a tal biópsia de medula óssea, que é realmente muito invasiva pois você chega ouvir o fragmento do seu osso se partindo, o que pensava era:" é pro meu bem, é pro meu bem", como se fosse um mantra. Agora passou e ficou só uma cicatriz pequenininha.
Se cuide, garota. Todas nós merecemos chegar aos 80, 90 anos saudáveis e felizes!
E aí, garotas modernas, quem tem medo de fazer mamografia? Quem já fez?

1 comentários:

  1. Olá Shirley,
    eu fiz agora aos 40 anos e também não senti dor, apenas desconforto na posição em que se tem de ficar.
    parabéns pelo depoimento e por encorajar e lembrar as pessoas de cuidarem de sua saúde.
    um beijo e feliz outubro rosa!

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.