Corra, Grazi, Corra: Musculação para emagrecer? Como assim? - Garotas Modernas Garotas Modernas : Corra, Grazi, Corra: Musculação para emagrecer? Como assim?

Corra, Grazi, Corra: Musculação para emagrecer? Como assim?

Imagens: Pinterest
Se alguma vez na vida você já tentou fazer aquela pesquisa básica no Dr. Google para saber dicas de emagrecimento, deve, como eu, ter acreditado fortemente que a melhor estratégia para secar as gorduritas é se acabar no treinamento aeróbico. Quê que é isso, Graziela?
Respondo: aeróbico é todo o exercício que usa oxigênio no processo de geração de energia dos músculos, um exercício que trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Por exemplo: andar, correr, pedalar, nadar, subir aquele aparelhinho de escada da academia... (beijo, Wikipedia)
Tem uma lógica nisso. Esses exercícios costumam fazer a gente gastar bastante calorias enquanto os realiza. E quem quer emagrecer precisa funcionar matematicamente: gastar mais calorias do que consome.


Só que nossos corpos não são tão óbvios assim e a coisa vai além do exato momento em que estamos suando na esteira ou botando os bofes pra fora na aula de spinning.
Depois que virei marombeira, descobri que a musculação tem sido muito mais minha amiga no meu processo de ficar em forma que todas as outras modalidades esportivas que me aventuro a praticar.
Explico: primeiro de tudo porque aprendi que emagrecer não é só perder gordura e sim, conquistar uma quantidade bacana de massa magra (também conhecida como músculo). Depois, fui entendendo um pouco dos processos químicos do nosso corpo. Por exemplo: músculos consomem muito mais calorias do que gorduras para funcionar. Então, quanto mais músculo a gente tem no corpo, mais calorias gasta apenas por existir. Sem esforço. Outra coisa: a musculação acelera o metabolismo, o que favorece a queima de quem? DAS GORDURAS! Apesar de na musculação a gente não usar necessariamente a gordura como fonte de energia, rola um processo chamado de glicogênese - a utilização da gordura para repor as calorias gastas durante o treino. 
Com o metabolismo bombando, você vai continuar gastando mais energia pra existir por muito mais tempo depois de terminar seu treino. :)


EBA, GALERA! NUNCA MAIS VOU FAZER UM CARDIO NA VIDA!!!

Não iria tão longe. Pra mim, o melhor é associar as duas práticas, já que elas vão trazer benefícios diferente e complementares para a sua saúde. Gente com um condicionamento cardio-respiratório bacana (que uma boa caminhada, corrida, pedalada and afins vai trazer) tem mais disposição para praticar seus exercícios de puxamento de ferro todo dia.
O ideal mesmo é aquela ladainha de todo post: converse com um profissional competente que vai saber orientar direitinho o processo todo. Cada corpo funciona de um jeitinho específico e não adianta ficar tentando seguir receita de bolo. 

Boa sorte e bom levantamento de peso.

Beijo, até semana que vem!!!

grazi modernas

2 comentários:

  1. #adorei

    isso mesmo, eu faço as duas modalidades: aeróbico e musculação e funcionam muito bem

    ... e vale a ladainha.... profissional competente para nos orientar: nutricionista, medico e avaliador físico

    Bjokas e bora malhar!!

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.