Ronaldo Fraga fala sobre processo criativo no Donna Fashion Iguatemi em uma palestra incrível! - Garotas Modernas Garotas Modernas : Ronaldo Fraga fala sobre processo criativo no Donna Fashion Iguatemi em uma palestra incrível!

Ronaldo Fraga fala sobre processo criativo no Donna Fashion Iguatemi em uma palestra incrível!

Imagem: José Luiz Somensi/RBS

O estilista mineiro em sua paletra no Donna Fashion no Iguatemi Florianópolis
não falou só de moda ou da sua marca: falou de comportamento, cultura, criatividade, psicologia, relacionamento interpessoal. Enfim, falou de vida. Extremamente inspirador e tocante: tudo o que ele disse e mostrou: as imagens, as histórias, as pessoas... tudo isto mudou meu dia, me surpreendeu.  Todo mundo deveria escutar vc por uma hora ao menos: ele me fez perceber que eu, aos 41 anos, tenho muito a aprender.

“Sou tímido”, confessou o estilista Ronaldo Fraga assim que descobriu que sua palestra no Donna Fashion Iguatemi aconteceria na passarela do evento. “A parte mais difícil dos meus desfiles é quando tenho que voltar para os agradecimentos. Vou correndo para acabar rápido”, conta. Sua palestra “Criatividade na moda” lotou o espaço e atraiu estudantes e profissionais de moda de todo o estado, interessados em conhecer mais sobre o processo criativo do estilista.
Com uma carreira bem-sucedida e um trabalho reconhecido no mundo todo, Ronaldo contou que chegou a ouvir de um professor que trabalhar com moda, ainda mais moda brasileira, não ia dar certo. Também revelou que é um grande prazer para ele usar referências nacionais em suas coleções, sejam culturais, artísticas ou até temas considerados mais pesados. “Antes, achava-se que a moda não poderia falar sobre certos assuntos. Mas a moda me levou para tantos lugares…”, suspira.
Ronaldo apresentou dois vídeos sobre o processo de criação de sua coleção inverno 2014, intitulada Carneseca e desenvolvida em parceria com o projeto Design na Pele, uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil. Para criar a coleção, que é toda de produtos de couro, o designer visitou sete curtumes brasileiros para incentivar a inovação no setor e aprimorar seus próprios conhecimentos na área. O resultado foi uma coleção premiada na última edição da feira Lineapelle, na Itália. “Uma feira que já fechou as portas para brasileiros por medo de cópias”, conta.
Para fechar a palestra, Ronaldo deixou um recado para estudantes de moda: “Vislumbro o dia em que estudantes de todo o mundo virão estudar moda no Brasil. Mas para isso, precisamos reforçar a identidade nas escolas brasileiras”, finaliza.

O que ficou de mais importante do genial Ronaldo Fraga: moda = vida & comportamento. Está tudo entrelaçado como as tramas que constroem suas peças.
Assim somos nós, um novelo que se mistura e se enreda a outros novelos, outras histórias, que tecem nosas vidas com a beleza que só os que sentem no coração são  capazes de perceber. Sua história é tecida com os fios de outras pessoas que você encontra por aí. Que seja uma suave manta que a cubra nos momentos difíceis e lembre que você, única, faz parte de um todo indivisível.
Vida compartilhada é vida enriquecida, todos temos o que aprender e a ensinar: da tricoteira ao artista que cria arte em forma de moda.


0 comentários:

Postar um comentário

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.