Corra, Grazi, Corra: Faça sua própria horta. - Garotas Modernas Garotas Modernas : Corra, Grazi, Corra: Faça sua própria horta.

Corra, Grazi, Corra: Faça sua própria horta.


Um dos segredos para uma alimentação saudável é saber usar bem os temperos. Nem tudo (na verdade, nada...) precisa ser carregado de sal, azeite ou açúcar. A maioria dos alimentos já é bem saborosa naturalmente. Eu aprendi, por exemplo, que quando faço bolinho de caneca com banana, não preciso usar açúcar ou adoçante, a banana depois de cozida fica super doce e eu acho o bolinho bem mais gostoso assim.
Uma outra questão é que estamos tão acostumados a comer as coisas cheias de aditivos, de químicos, boiando no sal... que nosso paladar já não é mais tão sensível e "apurado". Eu lembro que no começo da minha reeducação alimentar, achava que faltava sal em tudo e usava adoçante até no chá. Agora não consigo comer metade das porcarias que comia antes porque são tão salgadas que eu passo mal.
"Mas, nega, vou comer tudo do jeito que veio ao mundo?" - Não, minha gente! Apenas aprender a aproveitar os sabores de forma mais saudável.
Dica 1 - Troque o sal refinado pelo sal rosa do Himalaia. Vende em qualquer casa de produtos naturais. Ele é mais caro que o sal normal, porém é bem mais concentrado. Ou seja, vai precisar de bem menos. Eu compro um volume que sai uns 7 reais e dura o mês inteiro. Não é um suuuuuuuuuuper rombo no orçamento, né?
Dica 2 - Temperos. Eu descobri que a carne moída fica a coisa mais maravilhosa da vida com um pouco de canela, que orégano na salada é vida, que não há nada mais gostoso que manjericão colhido na hora e que açafrão faz milagres pelo seu frango, amiga dona de casa.

Enfim, minha ideia era fazer uma pequena introdução no começo do post para ensinar a fazer sua própria hortinha em casa. Porém como faltei a aula sobre poder de síntese, escrevi um livro. Então vamos ao que interessa: A HORTINHA!!!


Minha amiga Ana Trevisan arquiteta paisagista linda e fina que está com um jardim incrível na Casa Cor desse ano, me deu as dicas quentes e meu pequeno amor em forma de horta está crescendo e esverdeando minha casa firme e forte.
O sucesso da empreitada começa na escolha do local: você precisa achar um espaço para acomodar suas plantinhas que tenha sol direto por pelo menos quatro horas diárias. Sem ele, nada feito.
Local escolhido, você precisa dos apetrechos: vasos, argila ou brita para colocar no fundo dos vasos e terra adubada. E as plantas, logicamente.


Eu escolhi começar com plantas que "pegam rápido" e que eu uso bastante: manjericão, hortelã e pimenta. Comprei também sementinhas de alface e erva doce. Algumas plantas precisam de vasos bem profundos, como a cenoura, batatas e a maioria das raízes. Outras, como o alface, cresce tranquilo em vasos mais rasinhos.
Primeiro você coloca a brita no fundinho do vaso e depois, cobre com terra até a metade do vaso.


Depois você coloca a mudinha e cobre com o resto da terra. Se você escolher usar sementinhas, como eu fiz, é só encher o vaso todo com terra, abrir buraquinhos e enterrar as sementes. Não esqueça de deixar um espaço entre elas, pra crescerem bastante e de identificar o que tem em cada vaso...


Pronto! Uma horta para chamar de sua!!! Regue uma vez ao dia, mas não deixe a terra encharcada. Um jeito prático de saber se a planta precisa de água é colocar um dedo na terra, se estiver seca, regue. Se estiver molhada, espere mais um dia.


A parte mais legal: ver os brotinhos de alface nascendo e fazer um prato com a pimentinha colhida na minha sacada :)

grazi modernas

0 comentários:

Postar um comentário

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.