Corra, Grazi, Corra: Meu caderninho de receitas. - Garotas Modernas Garotas Modernas : Corra, Grazi, Corra: Meu caderninho de receitas.

Corra, Grazi, Corra: Meu caderninho de receitas.

cookbook
Imagem: Pinterest.

Volta e meia alguém me pede aquela ajuda marota “Gata, preciso emagrecer urgente! Quero perder uns 4 kg em duas semanas. O que eu faço?”.
Minha primeira resposta é: desiste. Não sei como fazer para perder 4 kg em duas semanas. E nem quero aprender. Me interessa saber como ser uma pessoa saudável e bonita e perder um monte de peso em pouco tempo com certeza não tem nada de saudável.
Depois, tento explicar que é um processo lento, meio que uma mudança de vida mesmo e que a dobradinha exercício + alimentação equilibrada funciona, não tem muito segredo. Pessoal tem essa mania de achar que existe uma fórmula mágica. Que as conquistas vão aparecer sem esforço, sem precisar abrir mão das gordices e guloseimas. Não rola. Sorry.
Alguns me perguntam o que funciona mais: praticar exercício ou regular a alimentação. Eu acho que o melhor mesmo são os dois juntos, mas se tiver que escolher fico com a alimentação correta. O exercício ajuda a encontrar motivação e com certeza deixa o corpo num formato bem mais bonito, mas 80% do processo de emagrecimento vem da cozinha.
Comer as coisas certas, nas horas certas, criar um deficit calórico (gastar mais do que consumir) e escolher alimentos saudáveis e funcionais que vão ser bem aproveitados pelo organismo: taí o meu segredo.
Sempre digo pras pessoas procurarem um nutricionista bacana. Eu me encontrei na nutrição funcional, foi o que deu mais resultado pra mim tanto estético quanto na saúde. Me sinto mais bem disposta, meu cabelo, pele e unhas ficaram beeeeeem mais resistentes, quase não fico mais doente, durmo melhor e meu rendimento na corrida tem sido bem satisfatório. Um bom nutricionista vai montar uma dieta baseada nos seus objetivos e no seu ritmo de vida, horários e disponibilidade. É um investimento que vale muito a pena, garanto.
“Mas Grazi, eu gosto tanto de comer. Minha vida vai ficar tão triste sem pizza, chocolate, macarrão, bolo…”
Fica mesmo e é difícl, mas o pulo do gato aqui é usar a criatividade e adaptar as receitas gordinhas para versões mais esbeltas. Vou dividir algumas receitas do meu caderninho que eu gosto bastante. Vai que rola uma empolgação nesta segunda feira “dia mundial de começar a dieta” ;)
A primeira leva vai ser das que eu fiz no meu domingo “gordinho”: pizza, brownie, croquete e bala de gelatina.

1 – Pizza/Croquete

Adaptei uma receita bem famosinha no instagram chamado “salgado maromba”.
A massa é super proteica e baixa em carboidratos porque é feita de frango e legumes.

Eu fiz a minha assim:

500g de peito de frango cru
1/2 couve flor 
1 colher de psyllium (é uma fibra vendida em casas de produtos naturais, você pode trocar por mais uma colher de farinha)
1 colher de farinha sem gluten (eu evito o gluten na dieta, se você não tiver problemas com isso, pode usar farelo de aveia ou trigo integral)
Manjericão
Sal rosa do himalaia (vende em casa de produtos naturais)
Açafrão
Pimenta

Cozinhe a couve flor com o açafrão e sal até ficar molinha e bata no liquidificador com o frango cru, folhas de manjericão, uma pitada de sal e um pouquinho da água do cozimento da couve flor. Acrescente a água aos pouquinhos, só pra ajudar a bater se o liquidificador empacar. Despeje essa massa numa tigela e misture a farinha e o psyllium. Deixe descansar por uma hora na geladeira, para a massa ficar mais consistente e depois monte os croquetes ou a pizza.
Para a pizza eu untei uma forma redonda e forrei o fundo com a massa, salpiquei sementes de linhaça e levei ao forno por uns 20 minutos até ficar douradinha. Vai depender muito do seu forno, então é legal ficar de olho. Depois cobri metade com frango, um pouco de queijo de biomassa de banana verde (receita do blog Tofuncional), tomates, espinafre e orégano e a outra metade com uma caponata de berinjela que sobrou da noite anterior (viva o reaproveitamento), salpiquei orégano e levei ao forno por mais uns 20 minutos. Ficou uma delícia. A massa não ficou super crocante, talvez se deixar ela um pouco mais no forno fique mais durinha.

011abefb55b1ffdebd86898e5a2e3be70318f5adf8 0182177e775b1ea11ca48b6d0397be7d56d7aa37a1
A massa saindo do forno e depois com o recheio prontinho.

Para o croquete, abri uma bolinha de massa do tamanho da palma da minha mão, coloquei folhas de espinafre, queijo de biomassa e fechei redondinho. Salpiquei linhaça e levei ao forno até ficar dourado.

0118f2e837ecb0c06a98b3fe1f515420057f23567201e5939743cb13ceb2740889c741fc4f0ee7487536
016f51ea9f519fa61d2ec850840f97968fe2914aed 01031d89370ceca7c25780b8ae7f686e57cd00820b
Passo-a-passo: a massa abertinha, sendo recheada, indo pro forno e douradinha pronta pra ser devorada.

2 – Brownie

Este brownie ficou apenas a coisa mais maravilhosa da minha vida. Estou apaixonada e comi metade dele num dia (beijo, moderação) – sendo que o último pedaço levou de brinde uma bola de sorvete light :)

A receita:

2 ovos
2 colheres de sopa de farinha (eu usei 1 de farinha sem gluten e 1 de psyllium)
2 colheres de sopa de biomassa de banana verde (aqui ensina a fazer)
1 colher de sopa de oleo de coco
1 colher de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de açucar demerara
Amêndoas em pedacinhos
1 colher de sopa de fermento

Bate os ovos com um fuê, depois acrescenta os outros ingredientes e vai mexendo até ficar uma massa homogênea e por último acrescenta o fermento.
Depois é só assar por uns 15 minutos em forno médio pré-aquecido. Eu usei uma forma de silicone então não precisou untar, mas numa forma normal pode untar com oleo de coco e cacau em pó.
Para a cobertura misturei uma colher de manteiga ghee, 1 colher de cacau, 1 de água e 2 de açucar demerara e levei por 1 minuto ao microondas. Despejei por cima do bolo desenformado e pronto. Só amor.

 01236ce2c83ff8d732f37fdd71ef2f8374ebe92e7a 011b635e46704eefe5f0f4ccbd0ff69e3a950e7bbb
O bolo-amor prontinho e na versão gordinha com sorvete de baunilha (é light, tá!)

3 – Bala de gelatina

Sabe aquela balinha em forma de ursinho? Então, é isto. Só que light. Coisa mais fácil e simplinha de fazer. Vou reproduzir a receita que dividi um tempinho atrás no meu blog.

1 pacotinho de gelatina light do sabor de sua preferência (eu fiz com framboesa, morango e tangerina e a de tangerina foi minha preferida até agora)
1 pacotinho de gelatina sem sabor em pó
Água
Forminha de gelo
 
Misture as duas gelatinas numa panela com 60ml, ou 1/3 de xícara ou mais ou menos 10 colheres de sopa de água (tudo a mesma coisa, apenas muitas opções de medida) e espere uns 3 minutinhos (1). Sua mistura vai ficar uma gororoba durinha (2), normal, relaxa, é assim mesmo.
Agora, pegue sua panelinha e leve ao fogo até ferver e desmancharem-se todos os gruminhos da gelatina. Você vai ter um líquido liso e colorido. Despeje esse líquido nas forminhas (3). É bom não esperar esfriar muito porque a mistura vai virando uma geléia bem rápido, então quanto mais quente estiver quando você colocar na forminha, melhor. Forminhas divertidas são muito legais e a balinha fica com carinha de amor, mas se não tiver em casa, pode usar formas normais de gelo e depois cortar em quadradinhos menores. Na minha forma de patinhos, a receita rendeu 8 balas. Deixe na geladeira por uns 10 minutos e desenforme. TCHARAM! (4)
*Diquinha: se você conseguir não comer tudo assim que ficar pronto, guarde num potinho FORA da geladeira. Deixei as minhas dormindo dentro e no dia seguinte estavam duras e ressecadas. Triste.
 
bala-de-gelatina-light
 
É isto, minha gente. Força na dieta e boa semana.
 
Beijinho.

grazi modernas

7 comentários:

  1. Graziii, amo receitas funcionais! Aliás, sou muito dessas né, estou postando algumas no blog inclusive.. e super me identifico com a sua trajetória! Beijin,
    Victoria Medina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!!! Viva a vida saudável, viva a alimentação gostosa e sem culpa, viva a gente cada dia mais feliz :)

      Cadê o link do teu blog??? Quero ver, não achei...

      beijo

      Excluir
    2. Esse é o link: http://floripaquedagosto.blogspot.com.br/ é um blog beeem amador de studantch, rs. Mas já está tendo um retorno bem legal pra mim, é bem realizador dividir as experiências com a galerê! :D

      Excluir
    3. eba!!! eu sou meio hiperativa e acabei não anotando aquele dia no doll. tentei procurar mas não achava. brigada :)

      Excluir
  2. Oi Grazi, podes indicar a tua nutricionista? aguardo obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone. A minha nutricionista chama Gisele Pagliarini. Eu recomendo bastante. Ela atende na clínica medcorps no centro e numa outra no itacorubi e outra no estreito. Procura no google que deves achar todos os numeros :)

      Excluir
  3. Oi Grazi, podes indicar a tua nutricionista? aguardo obrigada.

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.