17.3.14

Barriga “tanquinho”?

Imagem: google

Atualmente a busca pelo corpo perfeito a boa forma física está em alta, e um dos destaques é o apelo da “barriga tanquinho”, mas, não se esqueça: o que deve prevalecer é a sua saúde. Por isso, separei uma entrevista com o Prof. Dr. Ricardo Zanuto, (publicada na revista nutrição em pauta) para esclarecer algumas dúvidas.
1) A gordura abdominal representa um perigo para a saúde?
É muito bem estabelecido pela Organização Mundial da Saúde que o acumulo de gordura na região abdominal é considerado um grande fator de risco para o desenvolvimento de doenças endócrinas e metabólicas, como o diabetes mellitus do tipo 2, e também, cardiovasculares como, por exemplo, hipertensão.

A diminuição da gordura corporal principalmente na região abdominal ocorre através da reeducação alimentar, em que é aconselhável o acompanhamento de um nutricionista para adequar a dieta a cada realidade, bem como pela execução de exercícios físicos, para isso é necessário o acompanhamento de um profissional de educação física que indicará o melhor programa de exercícios.

2) O exercício físico influencia o metabolismo?
O exercício físico influencia no metabolismo através da maior liberação de hormônios como GH, adrenalina, glucagon, cortisol, hormônios tireoidianos e testosterona. Tais hormônios são liberados pelas suas glândulas especificas, de acordo com a intensidade e duração do exercício e, atuam no metabolismo aumentando o gasto energético pós-exercício e no caso do GH e da testosterona estimulando o aumento de massa muscular.
O exercício físico é fundamental para quem busca emagrecimento e diminuição da quantidade de gordura corporal, isso já que de acordo com o tipo, duração e intensidade do exercício, este pode aumentar a secreção de hormônios que atuam na maior utilização da gordura como substrato energético, maior síntese de proteínas musculares, e consequentemente ganho de massa muscular, além de aumentar a quantidade de mitocôndrias, importante organela, presente nas células que é responsável pela maior utilização de diferentes substratos energéticos, carboidratos, lipídios e em menor escala as proteínas, para a produção de energia.
Fazer abdominais irá tornar os músculos desta região, mais fortes e resistentes, mas lembre-se para diminuir medidas é necessário fazer exercícios aeróbios e ter uma alimentação adequada.

3) Qual é a sua dica para ter um abdômen definido?
A principal dica nutricional para quem quer ter um abdômen definido é consumir carboidratos com baixo índice glicêmico, aumentar o consumo proteico, evitar o consumo de refrigerantes, doces e alimentos gordurosos. Legumes e verduras, em especial as mais verdes, têm baixo índice glicêmico. Já as carnes e os derivados de leite com pouca gordura são as proteínas mais indicadas.
Prof. Dr. Ricardo Zanuto
 Doutor e Mestre em Fisiologia e Biofísica pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP). Especialista em Fisiologia do Exercício, Fitoterapia e Atividades Aquáticas. Nutricionista do Esporte e Clínico. Profissional de Educação Física. Autor de livros acadêmicos e artigos nacionais e internacionais. A tão temida "barriga flácida" é um problema muito comum tanto em homens quanto em mulheres, sendo resultado muitas vezes de um estilo de vida sedentário, associado à má alimentação, que leva ao acúmulo de gordura na região abdominal.
Fonte: http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=2368
Para mais dicas, dúvidas ou sugestões visitem meu instagram @loucaporcosmeticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...