pH dos alimentos e seu organismo - Garotas Modernas Garotas Modernas : pH dos alimentos e seu organismo

pH dos alimentos e seu organismo

Imagem : Google
 
 
A dieta alcalinizante propõe equilibrar o pH do organismo. Um desequilíbrio de pH pode levar a inúmeros problemas de saúde, e ainda,  dificultar a perda de peso. 
O pH de uma substância  é medido em uma escala de 0 a 14, sendo que de 0 a 6 é chamado de ácido e de 7 à 14 de alcalino. O nosso organismo trabalha com o pH em torno de 7,3 a 7,4 (levemente alcalino), evitando o máximo, alterações, uma vez que, a não manutenção do pH sanguíneo é muito prejudicial, podendo levar o indivíduo ao hospital e até à morte.
Exemplos de pH:  estômago = 1 (ácido) , água = 7 (neutro),  bicarbonato de sódio = 12 (alcalino).
É preciso entender que não é o teor de acidez do alimento antes da ingestão que acidifica ou alcaliniza o sangue e sim, como ele se comporta após a absorção no organismo. Por exemplo: as frutas cítricas (sabor e pH ácidos) possuem efeito alcalinizante no organismo após sua ingestão.
Exemplos de alimentos ácidos (evitar): Café, bebidas alcoólicas, refrigerantes, sal, açúcar, carnes, peixes, leite e derivados (queijo, creme de leite, manteiga, nata), farinhas e produtos de panificação, ovo, doces, óleos, mel, geleias, chocolate, adoçantes e alimentos industrializados, diet e light.
Exemplos de alimentos alcalinos (preferir): Aspargo, lentilha, cebola, brócolis, lima, melão, abacaxi, nectarina, couve, alho, chá verde, castanhas, maçã, espinafre, cereais integrais, azeite de oliva, stévia, abóbora, beterraba, alface, abobrinha, batata doce, figo, mamão, kiwi, amoras, pêra.
O equilíbrio do pH é necessário para que nossas células mantenham o funcionamento adequado, conseguindo armazenar nutrientes e oxigênio para preservação de tecidos, órgãos, músculos e ossos. Uma pequena acidificação do pH sanguineo (abaixo de 7,0), faz com que o mecanismo de trabalho celular fique comprometido, induzindo à processos inflamatórios, dificuldade de eliminar toxinas, aumento no ganho de peso, cansaço, fadiga, doenças cardíacas, osteoporose e envelhecimento precoce.
E como ocorre a acidez em nosso organismo?
Situações como estresse, alimentação inadequada, falta de sono, poluição, uso de medicamentos, ansiedade podem induzir o organismo à acidez metabólica.
E qual a melhor maneira de manter nosso organismo mais alcalino?
Uma das principais formas é através da alimentação, adequando alimentos mais alcalinos e diminuindo o consumo de alimentos ácidos. A recomendação é que, pelo menos 70% da dieta sejam com alimentos alcalinos e, no máximo, 30% composta por ácidos.
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.