Maca peruana - Garotas Modernas Garotas Modernas : Maca peruana

Maca peruana

Imagens: Google/ Montagem: Daniela Cravari


Originária dos Andes peruanos e também conhecida como Maca andina, este tubérculo pode ser encontrado na Bolívia, Paraguai e Argentina. Consumida como alimento funcional, tem sido estudada para combater problemas de infertilidade e de próstata, além de ser considerada por alguns pesquisadores como afrodisíaca. A maca também é conhecida pela sua variedade de fitoquímicos, como campesterol, stigmasterol, betasitosterol e catequinas,  minerais e vitaminas como ferro, zinco, cálcio, potássio e as vitaminas C, B2, B3 e B1. 
Apresenta altos percentuais dos aminoácidos lisina, tirosina e fenilalanina, e também possui gorduras importantes como o ácido oléico e linoléico. Muito do que se diz é baseado na medicina Incan, mas ainda faltam muitos trabalhos científicos a respeito dos reais benefícios da maca peruana. Até agora, há alguns trabalhos controlados com um grupo pequeno de mulheres na menopausa que relataram diminuição da ansiedade e depressão. Porém, resultados sobre a melhora dos fogachos, um dos sintomas desconfortáveis das mulheres nesse período, ainda não foram conclusivos. Para os preocupados com fertilidade feminina, os estudos com a maca foram feitos com ratos, e há apenas um estudo com 9 homens onde ocorreu aumento da contagem e qualidade dos espermatozóides. Por isso, é preciso mais investigação para garantir sua eficácia. Estudos em animais também sugerem diminuição da inflamação prostática, o que pode ser alvo recente de estudos das indústrias farmacêuticas também. No Brasil encontramos em farmácias magistrais para prescrição, e agora em pó em alguns empórios. Como os dados científicos ainda não são conclusivos e, por vezes, conflitantes, consuma somente se o seu médico e/ou nutricionista julgarem necessário.





2 comentários:

  1. Boa tarde!!
    Eu tomo 1 colher por dia...realmente ajuda a dar disposicao...compro em Buenos Aires...50 gramas 20 pesos

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.