Chia: consuma e fique mais bonita! - Garotas Modernas Garotas Modernas : Chia: consuma e fique mais bonita!

Chia: consuma e fique mais bonita!

Imagens: google/ Montagem: Daniela Cravari



A chia é originária da planta Salvia hispanica L., cultivada na Bolívia, México, Chile e atualmente também no Brasil, é uma semente com propriedades nutritivas especiais. Ela está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.
Sua semente é revestida por uma película de fibras solúveis, que em contato com a água ou o líquido vira uma espécie de gel, que aumenta em até 12 vezes seu tamanho, ocupa uma boa parte do estômago. O esvaziamento gástrico também fica mais lento, fazendo com que você demore a sentir fome e reduza até 20% do consumo de alimentos.

O efeito sacietógeno da chia se deve especialmente à quantidade de fibras solúveis e insolúveis da semente, aproximadamente 35,9 gramas em 100 gramas. As fibras insolúveis reduzem os níveis de açúcar no sangue e regulam o intestino. Importante: não se esqueça de beber mais água para hidratar as fibras e evitar que elas provoquem prisão de ventre.
Incluir essa semente na alimentação diária traz outros benefícios:
Possui cinco vezes mais cálcio que o leite;
Duas vezes mais potássio que as bananas;
Três vezes mais ferro que o espinafre;
Fonte de aminoácidos essenciais (leucina, valina, lisina, metiona e glutamina);
É a fonte de fibras mais rica que se tem conhecimento até hoje;
Extremamente rica em vitaminas e minerais;
Contém mais ômega 3 que o salmão ou a linhaça.
Ela é definitivamente muito saudável e benéfica, porém seu consumo não deve ser indiscriminado, especialmente quando o objetivo é emagrecer, pois ela possui cerca de 70 calorias por colher de sopa e, portanto, engorda quando consumida em excesso. Para obter seus benefícios, sem atrapalhar a dieta o consumo indicado é de 2 colheres de sopa por dia.
Dica: você pode ter um potinho de chia na bolsa para incluí-la aos poucos em quase todas as refeições do dia.



2 comentários:

  1. Olá! Adorei a dica! E crianças de 2 anos de idade já podem consumir chia?

    ResponderExcluir
  2. Olá Fabrícia! não há contra indicações no uso da chia para crianças, inlusive é benéfico, pois possui nutrientes essenciais à fase de crescimento. Somente fique atenta na ingestão hídrica, pois pode causar constipação intestinal se o organismo não estiver bem hidratado.

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.