Flacidez: como a nutrição pode ajudar a combatê-la - Garotas Modernas Garotas Modernas : Flacidez: como a nutrição pode ajudar a combatê-la

Flacidez: como a nutrição pode ajudar a combatê-la

Imagens: Google


Olá garotas! 

Na minha estreia no GM vou escrever sobre flacidez e como a nutrição pode nos ajudar a combatê-la. 

Flacidez é a falta de tonicidade da pele ou do músculo. Na flacidez da pele ocorre frouxidão do tecido (perda de fibroblastos, elastina e colágeno) que pode ser causada por excesso de sol, efeito sanfona e envelhecimento. A flacidez muscular caracteriza-se por perda de massa magra acarretada principalmente por falta de atividade física e envelhecimento. A combinação dos dois tipos (da pele + do músculo) também pode ocorrer. 

Alguns fatores podem favorecer a ocorrência da flacidez como o sedentarismo, alimentação inadequada, tabagismo (altera a produção de colágeno), radiação UV, dietas vegetarianas (em casos de carência de proteína da dieta), envelhecimento natural do organismo, genética e desequilíbrio hormonal (menopausa). 

Felizmente, há medidas que podem nos ajudar nesse probleminha. A atividade física periódica promove a manutenção e/ou ganho de massa muscular impedindo ou retardando o processo de flacidez. O consumo de alimentos que nos forneçam proteínas de alto valor biológico (carnes magras, leite, ovos, etc.) favorece a manutenção da massa muscular. A vitamina C, presentes em algumas frutas (laranja, acerola, goiaba, etc) faz parte do processo de síntese do colágeno. A ingestão de água, na quantidade diária recomendada (2 a 3 litros), promove a manutenção do tônus muscular, afinal nossos músculos são compostos por 70% de água. Alguns suplementos alimentares também podem ser recomendados. Whey protein, BCAA e creatina auxiliam na manutenção e/ou ganho de massa magra. Isoflavona e Exsynutriment (silício orgânico) favorecem a reestruturação das fibras de colágeno e elastina. O colágeno hidrolisado melhora a produção de colágeno pelo organismo e aumenta a hidratação cutânea. 

Portanto, não adianta gastar fortunas com tratamentos estéticos, cremes caros ou com suplementos se não nos preocuparmos com o que comemos e não deixamos de lado o sedentarismo. Tudo é questão de equilíbrio. Ame-se e cuide-se o melhor que puder! 

Meu objetivo é orientar e incentivar você a ficar ainda melhor. Abordei o tema de forma resumida. A orientação nutricional precisa ser individualizada. Consulte um nutricionista!


6 comentários:

  1. Adorei o post, também acho que é de dentro pra fora :)
    bem vida ao GM. bjoss

    ResponderExcluir
  2. Oi Emanuela, primeira vez parabéns pelo primeiro e excelente post aqui no GM! Adoreii!
    E você tocou num ponto super importante e que mais cedo ou mais tarde começa a aparecer em todos nós né?!
    Ainda bem que como falou tem algumas coisinhas que nos ajudam a combater e prevenir a flacidez!

    beijos!

    http://achadosdabrunna.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Brunna! Obrigada, que bom que gostou! Pois é flacidez é um probleminha bem chato....

      Excluir
  3. Poxa, sempre gostei de beber bastante água, agora sabendo disso que vou beber bastante mesmo, e as dicas são bem utéis.

    Estou seguindo o blog aqui de vocês, o meu é: http://batom--vermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tô lendo o post, bebendo água e vitamina C ao mesmo tempo, mas acho que não tá dando muito certo, viu, vai ter que ser levantando peso mesmo - e a infeliz fibromialgia, comofas?

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.