Como tratar manchas na pele do tipo melasma: porque NÃO fazer laser - Garotas Modernas Garotas Modernas : Como tratar manchas na pele do tipo melasma: porque NÃO fazer laser

Como tratar manchas na pele do tipo melasma: porque NÃO fazer laser

Imagem: Google

Estes dias vi um vídeo da linda da Vic Ceridono do Dia de Beauté e Editora de Beleza da Vogue reclamando das sua manchinha no buço (e olha que a tal mancha é praticamente imperceptível e ela tem uma das peles mais lindas que já vi) e comentando que estava pensando em fazer laser contra a tal mancha teimosa.
Também tenho os tais melasmas do mal (mais nas bochechas), sendo que as minhas manchas se potencializam com qualquer calor, até mesmo se eu entro no meu carro que ficou parado no sol durante o verão.
Semana passada estive em uma nova dermatologista, Dra. Clarissa Bacha Berti Nunes (fui nela retirar um sinal pois minhas duas dermatos que sempre vou não fazem este procedimento) e apesar de ter todos os aparelhos mais modernos na sua clínica, que é maravilhosa, ela desaconselhou totalmente o uso de qualquer tipo de laser ou luz pulsada em quem tem manchas provocadas ou exacerbadas pelo sol. 
Já é a terceira dermatologista que faz este alerta para mim: tanto a Dra. Maria Luiza Andreola e a Dra. Ines Costa De Sá (todas as 3 atendem pela Unimed), quanto as fisioterapeutas do Consultório de Fisioterapia Dermato-Funcional, onde faço tratamentos estéticos há anos, também já desaconselharam o uso de qualquer tipo de laser ou luz pulsada na pele propensa à melasmas.
Elas afirmaram que embora o laser e a luz pulsada seja usada para tratar manchas, o calor gerado por tais aparelhos é capaz de aumentar as manchas causadas pelo sol e calor, como o melasma. Ou seja, se eu fizesse tais tratamentos eu teria uma chance de melhorar o aspecto das manchas... ou elas piorarem muito mais! Não vale o risco.
Então você vai ver muita gente por aí indicando tratamentos de laser e luz pulsada para melasmas, mas o que muitas vezes não é dito é que existe um risco de a pele ficar ainda mais manchada, como um efeito rebote.
Eu estava querendo fazer laser para melhorar a pele de forma geral, afinal já faço 41 anos fim do ano, mas todas as profissionais que consultei me disseram o mesmo: o que de fato funciona são os peelings seriados, muito filtro solar e paciência pois é um problema crônico e para o qual ainda não existe solução definitiva, infelizmente.
E sim, qualquer calor ou solzinho acaba ativando a pigmentação da pele nas áreas manchadas. Andei tão fugida do sol nos últimos anos por causa das manchas que as minhas praticamente sumiram, mas acabei com deficiência de Vitamina D.:(
Na verdade o que este post propõe é dividir aqui minha experiência de anos no tratamento das minhas manchas, que praticamente desapareceram: uma camada de base leve ou um pouco de corretivo já somem com elas.
Todo inverno, religiosamente, faço peelings de cristal (no Consultório de Fisioterapia Dermato-Funcional) e também peelings químicos com minhas dermatologistas: cada caso é um caso, mas em mim elas sempre usam ácido retinóico (produto antigo, relativamente barato e que de fato funciona), o peeling de Jessner (é uma solução composta por ácido salicílico, ácido lático e resorcina) e ácido glicólico.
Além disto vou alternando produtos clareadores para usar em casa, como a linha Immortele da L'Occitane e o Blemish + Age Defense da SkinCeuticals.
E faça chuva ou sol uso protetor solar todos os dias, além de chapéu se vou para praia ou piscina.
Também percebo que o uso caseiro de máscaras faciais (adoro a clareadora da linha Immortele da L'Occitane e também a de lama do Mar Morto da Premier - que vou mostrar em breve por aqui) ajuda muito a uniformizar e iluminar a pele de forma geral.
Segundo as minhas dermatologistas, fatores como sol, calor, genética e hormônios (como o uso de pílulas anticoncepcionais e gravidez) são os principais causadores deste tipo de mancha tão difícil de remover.
Então cuidado com promessas milagrosas de tratamentos caros que prometem resolver definitivamente o problema. Infelizmente ainda não inventaram creme ou aparelho capaz de "curar" o melasma.
O segredo é ir atacando aos pouquinhos, como se a gente tentasse apagar um desenho de uma folha de papel... Conseguimos "apagar o desenho", mas acaba sempre ficando algum vestígio. Ainda bem que a gente tem maquiagem!
Alguém aí também sofre com estas manchinhas chatas? 
 

8 comentários:

  1. Eu tenho um problemão com isso,tenho bastante,nas bochechas e na testa.Já fiz tratamento,sumiram,mas sempre voltam e no meu caso ainda é pior porque moro em Salvador,aqui é muito sol e calor o ano todo.Bjsss.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde querida!
    Pesquisas recentes correlacionam problemas comuns de pele (melasma, espinhas em mulheres depois dos 30 anos, hipersensibilidade e irritação cutânea) a pequenos desequilibrios hormonais ocasionados por alimentos da nossa dieta cosmopolita. A salada super saudável que comemos está minada de pesticidas e produtos transgênicos que agem como disruptores endócrinos, e isto é apenas um exemplo entre tantos... por isso mesmo, agentes externos que aparentemente solucionam um problema estético podem na verdade acentuar o que se deseja eliminar.
    Sou adepta do "menos é mais" e faço o mínimo de agressões possíveis em nome da beleza. Devemos tratar nosso corpo com mais amor e talvez não nos rendermos tanto às envolventes propagandas luxuosas de produtos e tratamentos, sejam eles químicos ou a laser.
    Um abraço sincero e parabéns pelo alerta!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo comentário e veio a calhar; amanhã tenho consulta na dermato para uma segunda aplicação de laser; na primeira não notei diferença na mancha em si Também estou me recordando que no contrato de prestação de serviço não há nenhuma garantia de que o mesmo vai funcionar.... é isso aí, vamos fazer peeling.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Tenho melasma deste os 27 anos (testa e bochechas). Me cuido com protetor solar asiático, o Bioré. Apesar de todos os cuidados, percebo que tem piorado muito, a minha pele está péssima e não reage aos produtos que uso. Hidroquinona não uso mais... descobrir sobre os efeitos colaterais e o efeito rebote. Você já passou por esta fase da pele não reagir aos tratamentos? Ando desesperada.

    ResponderExcluir
  5. Eu também tenho melasma, já tinha feito de tudo e ele só piorava até eu descobrir a minha dermatologista Drª Cristina Mansur que me apresentou um laser próprio para melasma o Spectra, estou encantada com os resultados com 4 sessões já vi uma grande diferença. Eu recomendo

    ResponderExcluir
  6. Eu também tenho melasma, já tinha feito de tudo e ele só piorava até eu descobrir a minha dermatologista Drª Cristina Mansur que me apresentou um laser próprio para melasma o Spectra, estou encantada com os resultados com 4 sessões já vi uma grande diferença. Eu recomendo

    ResponderExcluir
  7. Olá meninas. Tenho muitas sardas e este ano repeti meus peelings. Minha pele estsva linda, menos manchada qdo fui a outra dermato que prometeu resolver o que sobrou com luz pulsada. Fiz a primeira sessão que doeu demais, coisa q ela não havia me explicado. Resultado: no primeiro mês parecia ter melhorado, mas ai começaram a aparecer manchas e agora melasmas em minha face. Estou desesperada, usando corretivo no rosto quase todo e com muita vergonha de minha pele. Peço ajuda se alguem conhecer um bom dermato em Santos ou até em SP. Meu e-mail: bernadetecunha@ig.com.br

    ResponderExcluir
  8. Será que Led terapia também possui efeito rebote? Alguém conhece?

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.