Estilo de Vida com Consuelo Blocker: Dior & Valentino alta costura, Era de Aquário e Michelle Obama…Too much of a good thing? - Garotas Modernas Garotas Modernas : Estilo de Vida com Consuelo Blocker: Dior & Valentino alta costura, Era de Aquário e Michelle Obama…Too much of a good thing?

Estilo de Vida com Consuelo Blocker: Dior & Valentino alta costura, Era de Aquário e Michelle Obama…Too much of a good thing?


 A era de aquário
A Era de Aquário

De repente tudo fez sentido… Por que adoro Michele Obama e seu estilo verdadeiro, por que o meu adorado Raf Simons está me desiludindo na Dior, por que a Valentino, ao contrário, me deslumbra?
Estamos em um momento de transição, a era onde a calçada é mais importante do que as passarelas, que os blogueiros influenciam tanto quanto as über-editoras de revistas, o momento que a mulher de verdade, com suas curvas e imperfeições, seduz mais do que uma modelo.  Seria culpa da Era de Aquário?
Pedi à nossa querida expert de astrologia e Sallotisa-mór, Luciene Felix Lamy, o que significa a Era de Aquário, e ela me definiu assim:

"Sim, Consu, estamos na famosa “Era de Aquário”!
Isso significa que o “aguadeiro’ preside os próximos 2 mil anos, vertendo conhecimento, humanitarismo, rompendo fronteiras e abolindo padrões.
Para quem entende de música, Aquário é uma 8ª superior de Gêmeos, ambos pertencentes ao elemento AR, a mente, que é o que nos separa das Bestas.
A abrangência é vasta, imprevisível e irreversível.
Mil beijos,
lu."

Abolindo padrões… 
É isso que sinto também na moda e no comportamento moderno, uma vontade de mudar o rumo.
Chega de imposições e viva a individualidade. Uma vontade de seguir alguns parâmetros, mas encontrando o próprio estilo, ou como o defino, a linguagem que se escolhe para falar com o mundo.

Alguns exemplos...

Michelle, Malia e Sacha usam marcas acessíveis como J.Crew e H&M.
Michelle, Malia e Sasha usam marcas acessíveis como J.Crew e H&M.


Fico pasma como Michelle Obama, que de fácil para vestir tem só a altura e os braços, consegue ficar tão bem usando sim, alguns designers, mas muitas marcas de preços bem acessíveis, tanto para ela quanto para as filhas.  Coisa absolutamente moderna!!  Encontrar estilo acessível, comer de forma sadia, família, são as plataformas de Michelle.  E como disse Barack na noite da posse, “Algumas pessoas disputam a qualidade do presidente, mas ninguém disputa a qualidade da primeira dama!


Achei a primeira dama deslumbrante com este vestido de Jason Wu.
Achei a primeira dama deslumbrante com este vestido de Jason Wu.

Também não devemos esquecer Kate Middleton que usa tantas marcas do Highstreet (cadeia de lojas com preços acessíveis) como Reiss, Zara, Whistles e L.K.Bennett.  A sua influência na moda é indiscutível!

Kate Middleton recebendo Michelle Obama em Londres usando um vestido Reiss.
Kate Middleton recebendo Michelle Obama em Londres usando um vestido Reiss.


Alta Costura

Nestes dias em Paris desfilaram os shows de alta costura. Existem só 200 clientes no mundo que compram estas roupas. A alta-costura é a antítese de quebrar paradigmas. Há várias regras rigidíssimas para poder se classificar como um designer de alta costura.
Recebi vários pedidos para opinar sobre esta coleção da Dior por Raf Simons. 
Aproveito para comentar incluindo este desfile no raciocínio do post.  Sempre adorei o trabalho que o belga fez na Jil Sander. 
A sua primeira coleção de alta costura para a Dior eu amei (post aqui) ! Não fiquei muito entusiasmada com o prêt-a-porter e a última coleção de alta costura não gostei.
Achei confusa, esquisita, torta, dura até feia. Algumas peças são maravilhosas, sempre tem algumas, mas a silhueta me parece forçada.  Acho que ele está sendo puxado para vários lados: os arquivos da maison, o bottom line (lucro exigido no fim das contas), os críticos de moda, o ateliê e a sua estética intelectual.  Tentando agradar a todos, o resultado não é muito coerente. A elegância está alí. A qualidade também… Se sente que ele tem uma direção, e com um pouco de auto-afirmação, acredito que conseguirá.  Mas falta uma alma coerente nesta coleção. Espero que a LVMH o dê tempo pois hoje se em 3 estações não se entrega lucro, é rua!
Portanto, aqui, vertendo conhecimento, humanitarismo, rompendo fronteiras e abolindo padrões, como nos explica Luciene, não foi exercido.  Ele quer romper, mas não é autêntico, verdadeiro à sua índole.  E isto se sente.
As minhas peças favoritas da coleção:
 Christian_Dior_dio_HCss13_032 Christian_Dior_dio_HCss13_024 Christian_Dior_dio_HCss13_068 Christian_Dior_dio_HCss13_082 Christian_Dior_dio_HCss13_054 Christian_Dior_dio_HCss13_018 Christian_Dior_dio_HCss13_113 Christian_Dior_dio_HCss13_128 Christian_Dior_dio_HCss13_136


Um bom caminho

Ao invés, na Valentino, Maria Grazia Chiuri and Pierpaolo Piccioli são fiéis à essência Valentino e ao que eles se propuseram a fazer desde o início.  A coleção é um sonho de beleza e elegância, além de estilo 150% Valentino.
Para ser ainda mais verdadeiros, o programa do desfile sobre as cadeiras quebra os parâmetros expondo as horas de trabalho para cada bordado e rico detalhe.  Luxo dos velhos tempos era luxo e basta. Quem o consumia não precisava saber quanto trabalho tinha atrás de tudo.  Às vezes era revelado quase como um segredo… Hoje, está no programa, na cara de todo mundo, querendo indicar a reverência às petits mains (artesãs do ateliê) e explicando o porquê da exclusividade daquela peça. Um conceito puramente contemporâneo.  É a verdade, não quero ser polêmica.
Quebram parâmetros e são autênticos, são sensíveis e abrem o jogo, nada mais Era de Aquário para vocês.  Aí o sucesso da Valentino?  O alinhamento com os astros?
As minhas favoritas desta coleção:

Valentino_val_HCss13_033 Valentino_val_HCss13_004 Valentino_val_HCss13_019 Valentino_val_HCss13_107 Valentino_val_HCss13_083 Valentino_val_HCss13_129 Valentino_val_HCss13_099Este vestido branco a seguir foi o meu favorito.  Suspirei…

Valentino_val_HCss13_030 Valentino_val_HCss13_039

Carlos Souza, Cacá, nosso conterrâneo que trabalha para a Valentino há muitos anos, postou no seu Instagram (@calossouza1311) estas imagens maravilhosas! 
Mood board para inspiração. Mood board para inspiração.

f182a35a657611e2b82c22000a1fbca3_7 d35038a2656211e28a3222000a9f17b2_7Modelos expostos para a imprensa e clientes.Modelos expostos para a imprensa e clientes.

 8f0c6026664811e2900e22000a1f96c7_7 5638f6a6664811e2bacd22000a9e08df_7 
No detalhe… 
Imagens: Style.com/ Style Sight/ Google
Quero dizer com tudo isto que o momento pede por autenticidade na modernidade da mulher de hoje, talvez por causa da necessidade de abolir padrões da Era de Aquário, não sei.  Mas ser uma “mulher de verdade” é o que existe de mais sedutor nestes tempos!
Porém, esta é só a minha opinião. Qual é a sua?

2 comentários:

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.