Quando o pedófilo é um conhecido: o mal pode estar bem mais perto do que você imagina - Garotas Modernas Garotas Modernas : Quando o pedófilo é um conhecido: o mal pode estar bem mais perto do que você imagina

Quando o pedófilo é um conhecido: o mal pode estar bem mais perto do que você imagina

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipvVmqoEOocP_hlXZx_8qTR5Thm5HTs0qIeuQLk7IuGFpUzWTkqxuYVQNosYZBwKFQKF3EAzaDJ1CSlMT5sCfCApqoR5MzPnKqFwge-VkldoHTunoCT5QjKwvllob5FAXmydyaaARCoYRX/s1600/lonely_bear.gif
Imagem: Dallas Dezinz

Pedofilia é abominável. Eu, você, qualquer pessoa de bem sabe disto.
De tão hediondo é o tamanho da maldade, que até criminosos perigosos odeiam os pedófilos e muitas vezes os matam na prisão.
E é uma agressão tão violenta ao âmago de uma criança, que estilhaça sua inocência para sempre, sem possibilidade de esquecimento. Um dia, se houver ajuda profissional e muito carinho e proteção, a a ferida sara, mas as cicatrizes de alma ficam para sempre.
Para mim é um crime ao qual não cabe perdão (apesar de no Brasil sequer ser considerado crime no código penal, não fala de pedofilia e sim de "estupro de vulnerável" que abrange relação sexual ou outros atos libidinosos com menor de 14 anos, com ou sem o consentimento deste, conforme minhas queridas leitoras advogadas me informaram). 
Digo isto porque um pedófilo, por mais tempo que passe preso, jamais deixará de ser um predador sexual. Está em cada célula do seu ser o desejo por crianças e adolescentes e ele fará novamente, se tiver oportunidade. E ele vai buscar esta oportunidade.
Não é por acaso que em países como os EUA as pessoas tem o direito de saber se um molestador de crianças que já foi condenado e pagou sua pena, aluga um apartamento em um prédio. Há até programas para celulares que indicam a localização das casas destas pessoas. Tudo para proteger as crianças. Direitos humanos de ex condenados por crimes sexuais? Privacidade? Lá o Estado põe acima disto o direito das crianças e adolescentes terem uma vida protegida.
Na Califórnia e em países como Suécia, Argentina, França e Itália a lei já discute a chamada castração química que é feita através da aplicação do medicamento Depo-Provera, que inibe a produção de testosterona, realizada periodicamente por um médico designado pela Justiça. Em alguns países é usada como parte da pena e em outros como "pena voluntária", onde o condenado troca a prisão pelo medicamento.
A castração química não resolve o problema totalmente, já que mesmo com a testosterona radicalmente reduzida muitos molestadores continuam a agir, mas é um avanço na proteção de crianças e adolescentes contra pedófilos (e também de mulheres contra os estupradores).
Tanta radicalidade tem uma razão: a pedofilia não tem "cura", pois o pedófilo, assim como o estuprador, se enquadra num tipo de psicopatia classificada como parafilia.
O Psicopata não é doente mental, ele sabe exatamente o que está fazendo e em geral consegue "se safar" durante muito tempo antes de ser pego (e muitas vezes nunca é descoberto), especialmente no caso da pedofilia, que muitas vezes não deixa marcas físicas na vítima, dificultando que descubram a agressão.
A Psicopatia é um transtorno de personalidade, como se fosse um "erro" na formação do "caráter" daquele indivíduo.
Há os psicopatas que tentam tirar vantagens de outras pessoas, enganando e ludibriando (como muitas pessoas que você e eu conhecemos), há os que seguem a vida cometendo crimes, mais brandos ou mais graves para alcançar seu objetivo (como a personagem Carminha, da novela Avenida Brasil), há os que assassinam ou planejam assassinatos (como ao que tudo indica é o caso de Suzane Richthofen) e há aqueles cuja motivação principal é a agressão sexual, de adultos (os estupradores) ou crianças e adolescentes (os pedófilos).
Sendo uma "falha de caráter" onde a característica principal é a ausência de arrependimento, completa consciência dos seus atos (eles sabem perfeitamente o que é certo e errado), dissimulação para conseguirem o que desejam, muitas vezes inteligência e astúcia e nenhum desejo genuíno de "melhorarem", a psicopatia é característica inerente destes indivíduos e esta característica não muda com punição, castigo, exposição pública (pois não se envergonham dos seus atos), medicamentos psicotrópicos ou o tempo.
Uma pessoa que é pedófila hoje vai morrer pedófila. Não se engane, ela não vai deixar de molestar crianças. Se tiver oportunidade, irá fazer novamente.
O que fazer então para proteger nossas crianças e adolescentes?
Sei que muitas de vocês são mães e as que ainda não são (como eu) tem muitas vezes sobrinhos, afilhados, primos menores, irmãos mais novos.... Proteger os pequenos é responsabilidade dos adultos.
Entenda então como perceber se há algo estranho:
  • a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da Organização Mundial da Saúde (OMS), item F65.4, define a pedofilia como "Preferência sexual por crianças, quer se trate de meninos, meninas ou de crianças de um ou do outro sexo, geralmente pré-púberes
  • quase todos os pedófilos são homens, é raro a pedofilia ser praticada por uma mulher
  • a pedofilia nada tem a ver com orientaçãos sexual, ou seja uma pessoa não tem mais ou menos chance de ser pedófila por ser homossexual ou bissexual
  • pais, padrastos, avôs, primos, irmãos mais velhos e tios são os principais agressores
  • amigos da família, vizinhos e pessoas próximas da criança como professores também podem cometer o crime
  • pedófilos podem escolher crianças e adolescentes de qualquer sexo ou idade (até mesmo bebês muito pequenos podem ser molestados) e é comum terem preferência por certas características físicas, sexo ou faixa etária
  • muitos pedófilos escolhem profissões onde lidam diretamente com crianças, facilitando a aproximação (professores de escola infantil, instrutores de natação para crianças, pediatras, escritores infantis, animadores de festa infantil, motoristas de transporte escolar, etc)
  • em geral parecem calmos e nada ameaçadores
  • o pedófilo costuma se aproximar de suas vítimas de forma amigável, tentando parecer um "amigo especial", podendo dar briquedos, doces, contar histórias para ganhar intimidade
  • gosta de fotografar crianças, mesmo que não sejam parentes
  • gosta de pegar crianças no colo, tocá-las de maneira "afetuosa", mesmo não sendo familiar próximo
  • um pedófilo pode "cercar" uma criança e uma família por anos até alcançar seu intento, sempre de forma gentil para conquistar confiança
  • um pedófilo pode molestar até 150, 200 crianças ao longo da vida, pois o comportamento tende a começar no início da idade adulta e se perpetuar até mesmo na velhice
  • o pedófilo tende a parecer "gostar demais" de crianças, sendo solícito na tarefa de levar os coleguinhas do filho para as festinhas, levar várias crianças no parque, ao cinema, etc
  • segundo o critério da OMS, adolescentes de 16 ou 17 anos também podem ser classificados como pedófilos, se eles tiverem uma preferência sexual persistente ou predominante por crianças pré-púberes pelo menos cinco anos mais novas do que eles
  • na maior parte das vezes o pedófilo não completa a relação sexual (não há penetração), até como forma de não ser pego
  • o pedófilo pode beijar, abraçar inadequadamente, tirar a roupa e/ou pedir que a criança tire as suas, masturbar-se, tanto na presença da criança como vendo imagens de crianças e adolescentes seja através da Internet ou em fotos
  • a imensa maioria das crianças que sofrem abusos não se tornam abusadores quando adultos
Lembre-se do ditado: "quem cala, consente".
Não compactue com o mal que rouba a inocência e a pureza de crianças e adolescentes!
Disque 100 para denunciar!


"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade."
(frase atribuida a Albert Einstein)

Embora eu seja Psicóloga (CRP 12/01422), formada em janeiro de 1995 pela UFSC, o objetivo destes posts não é dar aconselhamentos pela Internet (até porque o Conselho Federal de Psicologia proíbe esta prática) e sim falar de pedofilia com o intuito de informar.

4 comentários:

  1. Shirley, adorei o texto.
    Como estudante de Psicologia acredito em muitas das coisas que você colocou!
    Muito bom mesmo!
    Beijão

    http://blogsenhorita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ticiana, fico feliz.

      Muito obrigada pelo carinho!

      Beijos

      Excluir
  2. Nossa e eu pensei que já soubesse tudo sobre o assunto aprendi muito mais, não sabia dessas formas que os outros países lidavam com esses psicopatas, achava que castração quimica fosse completamente diferente, e essas definições vão ajudar muita gente inclusive eu a identificar um de longe! Muito bom beijos!

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.