Pilates é divertido! Como redescobri o gosto pela atividade física - Garotas Modernas Garotas Modernas : Pilates é divertido! Como redescobri o gosto pela atividade física

Pilates é divertido! Como redescobri o gosto pela atividade física



Como já contei aqui, durante 14 anos, dos 10 aos 24 anos, fiz balé seriamente, de segunda a sábado. Tinha aulas de ballet clássico, de ballet moderno, dança contemporânea e durante 10 anos fiz parte de um grupo de dança moderna e contemporânea bastante conhecido na época no mundinho da dança, o Shapanã.
Com este grupo participei de quase todos os festivais de dança no Brasil (que bombaram na década de 90), dancei na França, Itália e Áustria em 1995 e tive o prazer de fazer parte do grupo vencedor do Festival de Dança de Joinville várias vezes.
Parei de dançar pois em 1995 me formei em Psicologia e, após a tal viagem para a Europa, comecei a trabalhar como psicóloga e a fazer mestrado e na minha rotina diária de recém formada e mestranda eu não tinha mais tempo para me dedicar a dança como gostaria. Me afastei porque naquela época não aguentei ficar "apenas" fazendo aulas sem participar dos ensaios e apresentações.
De bailarina me tornei sedentária com o passar dos anos, porque embora tenha feito yoga, musculação e todas as modalidades de academia que você possa imaginar, não conseguia ter muito prazer... Tentei hidroginástica e achei muito chato, tentei natação e descobri que tenho uma certa, digamos, inabilidade para o esporte...
Aí descobri o Pilates  e fiz em alguns lugares, com alguns professores ótimos, outros nem tanto, mas começava e parava pois achava as aulas monótonas... até que fui experimentar uma aula com a Fisioterapeuta Juliane Barros, dona do JB Studio Pilates que me mostrou que o Pilates vai muito além de alongamentos (para mim relativamente fáceis poor causa dos anos de balé) e de respirações e a mesma série de exercícios por um mês inteiro...
Quem me acompanha no Instagram ou Twitter (ambos @GarotasModernas) já viu várias fotos que apelidei de momento #cirquedusoleil, em geral feito no fim da aula, antes do relaxamento e alongamento finais... E as fotos fizeram o maior sucesso, por isso fiquei com vontade de dividir aqui um pouco da minha experiência do Pilates como uma atividade física realmente desafiadora, que dá resultados tanto do ponto de vista estético quanto da saúde (minhas costas pararam de doer) e, por incrível que possa parecer pra muita gente, divertida... Sim, o Pilates pode ser lúdico!
Olha só o que ela disse sobre o mito de que o Pilates é um exercício só para "idosos ou pessoas com problemas de coluna", como se fosse uma atividade física "fraquinha":
"O Pilates é uma modalidade que proporciona um trabalho corporal completo, em todas as posições, que propõe ao aluno grandes desafios, que vão desde exercícios fáceis até os mais difíceis, incluindo os acrobáticos, derrubando o mito de que o método é só alongamento ou relaxamento e que os exercícios só podem ser praticados por uma determinada faixa etária.
O método utiliza aparelhos e acessórios como bolas, faixas elásticas, bases instáveis, para desenvolver força, flexibilidade, definição muscular, postura, equilíbrio, coordenação motora, alongamento, com o máximo de simetria.
Por ser um método que se adapta facilmente a qualquer faixa etária, é possível ser praticado por crianças, adultos, gestantes, atletas e idosos, respeitando a individualidade e limitações de cada indivíduo.
"
É exatamente isto que descobri fazendo aula com ela...

 no Pilates tem exercícios de alongamento
 de equilíbrio
e de força
  que ajudam a superar obstáculos
vencer desafios
redescobrir o seu corpo
para ver a vida de outros ângulos

Muito disto tudo devo à minha professora, Juliane Barros, pois já havia feito Pilates em outros lugares muito bons,  mas a Ju consegue enxergar as necessidades de cada um de seus alunos (faço aula com a mãe de uma amiga minha) e sempre propõe exercícios diferentes em cada aula, o que faz tudo ficar divertido, instigante, nada monótono e muito, muito legal!!!
Ah, e este não é publieditorial não, escrevi o post porque AMO as aulas da Ju!
Quem se anima?

17 comentários:

  1. A Ju é maravihosa mesmo!!! Já faço pilates há 3 anos e com ela desde que chegou aqui!!!! Amo e não pretendo parar nunca!!!

    Adorei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Realemente esse studio é diferenciado, tive a mesma esperiencia que você, só que fiz minhas aulas com a May que é uma fofa tb!!

    tem sorteio lá no blog :)

    bjokas da Ana
    fionotear.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ai que deu uma vontade de fazer.... nossa!!!
    É muito caro?
    Ai quero! :-P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura se informar, o preço varia de acordo com o profissional.

      É um investimento que vale a pena para o corpo e a saúde!

      Beijos

      Excluir
  4. Muito legal Shirley!!!!Sou fisioterapeuta e instrutora de pilates e espero inspirar meus alunos dessa maneira!!!Parabéns pela escolha...sei que sou suspeita mas o pilates é uma atividade incrível!!!Bjo

    ResponderExcluir
  5. Muito legal Shirley!!!!Sou fisioterapeuta e instrutora de pilates e espero inspirar meus alunos dessa maneira!!!Parabéns pela escolha...sei que sou suspeita mas o pilates é uma atividade incrível!!!Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma atividade maravilhosa mesmo , muito obrigada.

      Beijos

      Excluir
  6. Fico muito feliz de fazer parte desta redescoberta, Shirley! É tudo feito com muito amor e dedicação, a recompensa vem através da satisfação de vocês. Obrigada pelo lindo post. :)

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Sigo vc no instagram e fico babando com essas posições. Faço pilates há mais de um ano, mas ainda não consigo fazer essas posições, um dia chego lá!
    E pilates foi minha salvação p/ lutar contra o sedentarismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma atividade incrível realmente, e como outras é questão de prática.

      Beijos

      Excluir
  9. Como boa sincericida preciso dizer que odeio Pilates!
    Passo muito mal, cheguei a vomitar e, sim, estava alimentada e bem.
    Já fiz musculação pesada, mas nada é tão terrível quanto o Pilates...rssss
    Realmente, admiro que gosta e quem faz, porque foi muito difícil pra mim!
    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso corpo realmente reage de formas diferentes aos estímulos, mas certamente, existe alguma atividade fisíca que se encaixa em seu perfil.

      Beijos

      Excluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.