Garotas Modernas no Mundo: leitora convidada, Patrícia Fernè, fala de Estocolmo - Garotas Modernas Garotas Modernas : Garotas Modernas no Mundo: leitora convidada, Patrícia Fernè, fala de Estocolmo

Garotas Modernas no Mundo: leitora convidada, Patrícia Fernè, fala de Estocolmo


Olá, Garotas Modernas! Meu nome é Patrícia, sou natural de Curitiba mas vivo em Estocolmo, capital da Suécia há 8 anos. Sou casada com um sueco e trabalho na administração de uma empresa de iluminação que cuida da iluminação de Estocolmo e algumas cidades vizinhas.
Meu hobby é escrever o meu blog, o Patrícia Fernè e no ano passado durante as minhas férias fiz um curso de Personal Stylist no Istituto Maragoni em Paris, o qual eu descreveria como muito bom para quem quer começar a ter uma ideia desse mundo chamado moda.
Hoje estou aqui como convidada da Shirley para passar uma dicas de Estocolmo para vocês!

Imagem: Google

A conexão que os suecos tem com a Natureza é muito grande. Não é por acaso que volta e meia eles estão com novos projetos revolucionários para o meio ambiente, como os apresentados naquele encontro que aconteceu no Rio mês passado. Eu costumo dizer que: "Nós brasileiros acreditamos em Deus, eles acreditam na Natureza. Acho que tudo não passa de uma questão de pontos de vista. A minha é: Deus é a Natureza!"


um passeio em Vaxholm, uma das ilhas de Estocolmo, numa tarde quente de julho
Imagem: Patrícia Fernè


Além da natureza, os suecos também prezam muito a história e a arte: se você irá visitar Estocolmo não precisa se preocupar em comprar bilhetes de entrada nos museus mais interessantes, na Suécia, visitantes de museu não pagam!
Algumas dicas sobre a cidade onde vivo:
1. Vasa Museu: só aqui você poderá ver os destroços de um navio de guerra do século XVII que afundou no porto em Estocolomo antes de chegar ao alto mar. 300 anos depois ele foi regastado do fundo do mar, restaurado e hoje se encontra no surpreendente Vasa Museèt. Imperdível!
2. Estocolmo é um arquipélago com mais de 1.000 ilhas e ilhotas, então como visitar essa cidade sem fazer um passeio de barco? Impossível! Eu indico um passeio de fim de tarde com direito à jantar, com mais ou menos 3 horas de duração e acho que vale muito a pena. Os valores variam entre 150 e 200 reais com tudo incluído.
3. Gamla Stan é minha parte favorita da cidade: sempre vou lá para bater fotos para o meu blog. É também onde fica o castelo com muitos vestidos antigos lindos que estão ali expostos. Existem várias lojinhas de souvenir por lá e também de bijuterias.
4. Birger Jarlsgatan: é a rua onde estão lojas como LV, GUCCI e numa das paralelas fica a Marc by Marc Jacobs. É também onde está o restaurante Riche que apesar de super famoso não indico porque está sempre muito cheio!
5. Shopping NK: Esse é o maior e melhor de Estocolmo. Ele tem várias lojas multimarcas que vendem grifes de luxo como Missoni, Juicy Couture, McQueen e Jimmy Choo, só para citar alguns.
6. Biblioteksgatan: onde fica a recém inaugurada loja da Ralph Lauren, Diesel, Hugo Boss, COS e muitas outras. Essa rua é uma paralela a Birger Jarlsgatan também.
7. Sture Galerian: é uma galeria que fica na região chamada Stureplan. Ali você irá encontrar, Face Stockholm, Tous, Zara e um restaurante bem legal do outro lado da rua chamado Grodan. Um dos lugares favoritos da fotógrafa de Street Style, Caroline Blomst, do famososo Stockholm Street Style.
8. Östermalm - é um dos melhores bairros da cidade e onde você irá encontrar várias lojas vintages. Eu indico: 59 Vintage Store, que fica no endereço Hantverkargatan 59 e a The Vintage Boutique localizada na Karlavägen 36
Em Estocolmo você verá pessoas nas ruas vestidas nos mais variados estilos, dependendo de que lugar da cidade você está visitando.
Em Stureplan você verá desde patricinhas no melhor estilo Gossip Girl até meninas vestidas com looks mais andróginos. No sul da cidade, (Södermalm) as pessoas tem um estilo mais alternativo, punk e claro... rock'n'roll.
A sociedade sueca é super feminista, e esse é um país onde muitas mulheres ocupam cargos importantes, então no verão o uniforme das mocinhas é curto: mini saia ou short + tênis Converse All Star + Ray Ban e claro, um jaqueta de couro para arrematar (uma sueca sabe que por volta das 6 da tarde o vento do Norte irá bater forte e irá a congelar). Mas isto é visto sem nenhum problema aqui, uma vez que é tão comum quanto andar de bicicleta em janeiro quando a cidade está tomada pela neve.
Continuando a comentar o estilo das pessoas, esse é um país onde o socialismo regeu e rege até hoje, só que um pouco mais tímido. Você nunca verá pessoas usando nada com logo, ninguém quer mostrar o quanto gastou por sua bolsa: você saber já basta para um sueco.
É uma moda mais intelectual, é um olhar mais intelectual sobre o mundo, do não ter mais do que você precisa. É por isso que a maioria das suecas que tem blog, tem também uma página (bloppis - desapego) , onde ela se desfaz de tudo que acha que nunca mais irá usar.
Uma amiga sueca uma vez comentou que uma italiana havia visitado em sua casa e dito: "Nossa, bem linda sua casa, mas ficará ainda mais bonita quando você terminar de mobiliar." Sim, os suecos são minimalistas e acho a proposta super interessante,.
Bom meninas, tentei passar para vocês um pouco do estilo deles e o porquê eles se vestem assim: acredito que uma coisa sempre leva a outra.
Quando você estuda moda você passa a compreender que está tudo ligado: cultura, política e organização de sociedade de um certo lugar e sobretudo a forma como determinado povo vê a vida, acaba se refletindo no estilo das pessoas.
Por aqui é assim, há espaço para a ousadia no modo de se vestir pois há muita liberdade, mas ao mesmo tempo ninguém quer acumular coisas que não servem mais ou ostentar o que usa... Ou seja, você pode sair de casa com um casaco de pele fake azul turquesa e ninguém vai achar estranho, mas dificilmente vai ver uma sueca usando uma camiseta com uma logo super aparente.
Beijos e me visitem lá no Patrícia Fernè!

Post escrito com a colaboração da leitora Patrícia Fernè, que tem um blog, é brasileira de Curitiba, casada com um sueco e vive em Estocolmo há 8 anos

7 comentários:

  1. Adoramos o seu blog,é maravilhoso e sempre estamos por aqui conferindo todas as novidades.
    Desejamos a vc um ótimo final de semana.
    Super beijos da Glorinha.
    Estamos com a campanha Google+1 e contamos com a sua participação.
    http://sbrincos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Shirley, acompanho se blog ha alguns anos e comentei uma ou duas vezes, e hj também não resisti adorei o blog da sua leitora Patricia, passei nele até novembro de 2011, ela inclusive da dicas para iluminação no nosso lar, e aquela coisa de repetir roupas me agradou, assim como vc comentou....
    Beijos e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  3. Oi Shirley, acompanho se blog ha alguns anos e comentei uma ou duas vezes, e hj também não resisti adorei o blog da sua leitora Patricia, passei nele até novembro de 2011, ela inclusive da dicas para iluminação no nosso lar, e aquela coisa de repetir roupas me agradou, assim como vc comentou....
    Beijos e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  4. Adoro o blog da Patrícia. Espero um dia conhecer Estocolmo e seeguir as dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Shirley! Muito obrigada pela oportunidade.

    Beeijos

    ResponderExcluir
  6. Olá !!!
    A cidade é linda, mas só consegui olhar para a primeira foto !!!! Essa bolsa é muito liiiindaaaa !!! Um dos meus sonhos de consumo !!!
    Bjos,
    Sandra Mara
    http://blogbazarvirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.