"Carta aberta" à Julia Petit, sobre a Blogueira Shame - Garotas Modernas Garotas Modernas : "Carta aberta" à Julia Petit, sobre a Blogueira Shame

"Carta aberta" à Julia Petit, sobre a Blogueira Shame

http://dramaqueenzen.files.wordpress.com/2012/07/dsc04031.jpg
 Julia Petit e na tela, via Skipe, a Blogueira Shame, durante o debate no YouPix
Imagem: Drama Queen Zen

Todo mundo sabe da implicância da Shame com a minha pessoa (agora que todos sabem quem ela é, fica ainda mais difícil entender a razão, já que não a conheço). 
Pensei muito se escreveria ou não sobre isto aqui no GM pois realmente não quero fazer do meu blog um "muro das lamentações", mas só me decidi agora, após ver toda a participação dela num debate no evento YouPix, um festival de cultura da Internet que aconteceu no início do mês e a opinião de Julia Petit sobre a Shame em uma entrevista postada no YouTube.
O que vi me incomodou e como prefiro me posiconar do que me omitir, decidi publicar este post.
Escrevi um comentário neste post aqui no Petiscos, ao ver o vídeo com o debate "Blogs de Moda, Mitos e Verdades" que aconteceu durante o  último YouPix, com Julia Petit, ao lado de Caio Bratz e de Priscilla Rezende, dona do blog Sacola Phyna, a recém descoberta identidade por trás do Blogueira Shame, até poucos dias antes da sua participação no YouPix, anônima por acaso (será mesmo que foi por descuido dela, ou ela se "descuidou" para ser descoberta?).
Meu primeiro comentário não foi respondido pela Julia e resolvi mandar um segundo, pois vocês sabem minha opinião em relação ao Shame e de quantas vezes apareci por lá sendo alvo de críticas de todo tipo, inclusive coisas muito ofensivas e até mesmo caluniosas. No debate a própria Shame, Priscilla Rezende, diz que o sucesso do seu blog é fruto de um "inconsciente coletivo do bem" (xingar alguém de gorda é 'do bem'?).
Não poderia deixar de comentar novamente no post do Petiscos ao ouvir a resposta dada por Priscilla Rezende quando Julia perguntou se as posições mais contundentes ou agressivas que aparecem no Shame vinham da audiência do blog ou do ponto de vista da própria Priscilla (por volta do final do minuto 17 do debate). Aqui a resposta da Priscilla:
"O que influi no meu blog, que já até falei para algumas leitoras, às vezes alguém me fala 'ah, mas você pega muito no pé desta pessoa'. Às vezes eu faço um post e depois eu me arrependo de ter feito porque ele é tão sem graça, que só eu achei graça nele, Por que eu fiz aquele post? Porque naquele momento eu estava implicada com aquela menina. Coisa pessoal mesmo, coisa de mulher, picuinha de mulher. (...) E também  tem amiga minha que me pede: gonga essa menina, pelo amor de Deus, mas a audiência nunca influiu, nunca teve influência no conteúdo. (...) Eu nunca fui preocupada com audiência assim. Eu acho legal, sabe o que eu acho mais legal: porque eu tenho mais audiência do que todas elas, do que todas. Eu só não tenho mais do que você e do que a Camila Coutinho, nós três estamos ali, então eu acho o máximo, eu adoro, eu adoro ter mais audiência que elas todas.  E quando eu comparo os meus números com os delas, das outras, pioneiras, eu dou muita risada, eu entro em êxtase. Adoro, adoro!"

Este é meu segundo comentário:
Já falei pra você em outro post, acho que é absurdo você compactuar e apoiar uma pessoa como a Shame, que sem razão alguma, me humilhou dezenas de vezes lá no blog dela escrevendo ou aprovando comentários ofensivos como de velha moderna, útero seco, entre outras "delicadezas".
Ela não apenas "posta o que mandam", ela incita o ódio, o preconceito...
Você se sentiria se estivesse em meu lugar?
NUNCA fiz um publieditorial sem indicar claramente, tento escrever da melhor forma possível, sou HONESTA com meus leitores.
Ela sempre me achincalhou por causa do meu cabelo, idade, dentes, pernas, cabelos... Um "Toscoshop" que ela fez de mim, falava das minhas pernas, que na verdade são tortas mesmo, mas das quais não me envergonho.
O que isso acrescenta na vida de alguém?
Como chamar alguém de velha moderna ou útero seco pode "ajudar a internet a ficar melhor"?
Gostaria mesmo de saber sua opinião, pois era muito sua fã e me sinto de certa forma decepcionada com sua posição de apoiar uma pessoa que ofende ou deixa outras pessoas ofenderem pessoas de "gorda, pobre, "corna", etc".
Como ela pode "fazer denúncias" se sequer se retrata quando erra, como ela fez comigo, num post dizendo que eu vendi minha newsletter, que é MENTIRA, conforme esclareci no blog dela e no meu. Ela NUNCA se retratou, nunca se desculpou ou voltou atrás.
Acho triste você, tão inteligente e formadora de opinião, dar importância a alguém que diz que "gonga pessoas que não gosta" e que "gonga as pessoas que as amigas não gostam". Maldade pura.
Você vai me responder?
 Julia respondeu assim: 
"https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oKQw1SS9Vws Bjsss!!!!"
Foi a mesma entrevista com a Julia Petit, feita pela Ciccy, do canal do Youtube Clube da Calcinha, que havia citado no meu segundo comentário, como aparece acima.
Em parte do vídeo, Julia é questionada sobre as críticas que recebeu ao colocar o Blogueira Shame na lista de blogs indicados pelo Petiscos e também sobre as suspeitas que ela faria parte do tal blog e foi isto que ela respondeu quando perguntarem na entrevista por que tanta gente a associou ao Shame:
"Porque eu sou leitora e como muitas outras pessoas tenho no meu blogroll e as pessoas tratam 'ai, você tá dando apoio pra este tipo de coisa'. Gente, eu leio o que quiser. Eu acho que as pessoas precisavam associar a uma cara famosa tanto que falaram de mim, do Hugo Gloss, da Jana Rosa. As pessoas achavam que era alguém do mercado, mais importante que as blogueiras, querendo humilhar estas meninas. Eu acho que foi uma grande decepção quando elas descobriram que era uma menina normal, comum e que é um catalisador na verdade de uma consciência que é de todo mundo. Acho que isso que surpreende. Era muito mais fácil que fosse eu ou que fosse a Jana, ou que fosse o Mario Mendes, ou que fosse o Hugo Gloss, uma pessoa que tá de cima entende como fazer o negócio certo e tá zoando quem não sabe e não é, é uma menina normal que tá falando 'nega, tá errado isso aí'."
Ao que respondi:
Julia,
Você acha mesmo que o que você falou na entrevista responde minha pergunta?
Como disse antes, já havia visto a tal entrevista, mas me desculpe, para mim você não explicou o porquê de você acolher a Shame na prestigiada “Família Petiscos”.
Claro que você lê o que você quiser. O mundo é livre!
Mas há uma enorme diferença entre ler e endossar o que a Shame faz no blog dela, onde, como já disse, me humilhou dezenas de vezes escrevendo ou aprovando comentários ofensivos como de velha moderna, útero seco, entre outras “delicadezas”. Ela sempre me zoou por causa do meu cabelo, idade, dentes, pernas, cabelos… Como você se sentiria se estivesse em meu lugar?
Como chamar alguém de "feia, pobre, gorda, burra" pode “ajudar a internet a ficar melhor”?
Espero que você entenda minha posição, Julia, pois embora respeite muito seu trabalho como blogueira e apresentadora: seu talento é inquestionável, você tem uma carreira sólida e bacana, continuo pensando que você corroborar qualquer coisa dita pela Priscila Resende é um equívoco. O que o trabalho dela tem a ver com o seu trabalho até então?
Basta se colocar no lugar do outro para ver que o que ela faz não é ser a "justiceira da Internet" e sim a agregadora de todos que querem colocar para fora seu "ódio contra as blogueiras" (o que chega a ser ridículo, pois se você não gosta de um blog basta não acessá-lo), um espaço onde leitores, que quase sempre anônimos, comentam de forma muitas vezes agressiva e até mesmo cruel.
E aquelas palavras ditas lá pela Shame ou pelas leitoras dela (e aprovadas pela Priscilla) ferem sentimentos.
Mais uma vez me desculpe pela insistência, mas realmente tinha outra percepção do Petiscos, pois eu fui ensinada a jamais ferir os sentimentos dos outros propositalmente, muito menos sem razão. Como o blog da Shame pode ser, como você disse na tal entrevista, "um catalisador, na verdade, de uma consciência que é de todo mundo"??? Quem é esse todo mundo? Gente que se esconde atrás do anonimato para denegrir outros seres humanos?
Ainda bem que não faço parte desta turma. Gosto de gente, não quero fazer o outro se sentir infeliz sem motivo. Posso parecer uma boba falando isto, mas realmente desejo o bem ao próximo e um mundo melhor, com mais tolerância e menos agressividade.
Espero que você tenha lido com carinho as minhas palavras, que sou sua leitora lá desde o comecinho do Petiscos.
E que realmente responda meus questionamentos, por favor.
Obrigada!
Mandei este terceiro comentário hoje e vou adorar se a Julia Petit finalmente responder como ela se sentiria se estivesse no lugar das pessoas gongadas pela Shame, pois não posso acreditar que aquela Julia, cujo blog acompanhei desde o início e do qual sempre falei bem aqui no GM, realmente pensa que a Priscilla faz um blog bacana apenas porque é o mais acessado na área de "moda" hoje no Brasil.
O antigo programa do apresentador Ratinho, lá pelos anos 2000, também tinha altos índices de audiência, pois se pautava no sensacionalismo. Para mim isso não é sinal de qualidade ou relevância e sim reflexo de parte da sociedade que quer ver a desgraça alheia.
E você, garota moderna, o que pensa disto tudo?

Caras leitoras,
Já li cada um dos comentários durante todo fim de semana e vou respondê-los um a um, com calma,  ao longo dos próximos dias.
Não comecei a responder ainda pois sábado teve uma super comemoração de Bodas de Prata do meu irmão e domingo outro compromisso familiar, mas já estou lendo e refletindo com carinho sobre cada um, pois leio pelo celular assim que vocês mandam, já que nenhum comentário é moderado.
Prometo responder todas mesmo, tá?

beijos e obrigada por cada palavra de apoio e também pelos puxões de orelha: sei que às vezes dou importância demais a quem não tem importância alguma na minha vida. ;)

86 comentários:

  1. Você é que está dando muito ibope para a Shame. É só ler a justificativa que ela deu para gongar as pessoas no blog dela para constatar que é uma tremenda bobeira. "Coisa de mulherzinha, picuinha mesmo"? Isso só prova que a Shame é muito parecida com muitas das blogueiras cabeça de vento que ela tanto critica. Algumas das críticas que ela faz são acertadas mesmo, pois muitas das blogueiras do Fhits, por exemplo, tratam as leitoras como umas retardadas. Daqui uns dias estão fazendo propaganda de óleo para carros fingindo que é natural, elas que descobriram como o óleo x é maravilhoso!
    Vc tem suas leitoras, seu público e vai curtir o sucesso do seu blog com quem gosta de vc e não ficar sofrendo por umas bombeiras que essa menina escreve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucy,
      Entendo sua posição e até concordo com ela, mas ao mesmo tempo, segui meu coração que me mandava não escolher o ditado "quem cala, consente".
      beijos, querida!

      Excluir
  2. Oi Shirley!!!Tu sabes que não sou de deixar recados nos posts, né!Mas concordo em gênero, número e grau, acima, com a Lucy...Ela nãopoderia ter sido mais feliz em todas as colocações e faço as palavras dela as minhas!!
    Beijão!

    Ah, como foi lá na TVCOM com a Rúbia? Ela me ligou e eu na hora lembrei de ti...Ela já me passou que a conversa foi um sucesso!
    Beijão

    Lise Crippa - www.blogtudodamoda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lise,
      Como falei pra vc pessoalmente, para mim foi ótimo desabafar... Nunca mais entrei naquele blog.
      Obrigada pela indicação, o programa foi bem legal!!!
      bjs

      Excluir
  3. Shirley,

    Tb acho que vc não deveria ligar pra comentários de pessoas do nível da Shame. Quanto mais a gente se preocupa, mais dá ibope! Ela gonga todo mundo mesmo, e tu acha que blogueiras como Mariah, Lala Rudge ou Thássia estão preocupadas? Nadinha! Faça o mesmo querida, vc tem seu espaço e suas leitoras, deixa ela no mundinho dela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Querida, acompanho seu blog desde o início. Acho vc e seu blog o máximo, lembre- se que no caso dessa garota, quanto maior o vôo maior será a queda. A inveja dela em relação a vc é tão grande que ela fica te atacando, ela pode até possuir audiência, entretanto, não tem bom coração. Desta forma, gostaria que vc pensasse apenas q deixa os nossos dias sempre mais felizes, que vc muda os nossos dias para melhor. Não perca seu tempo com esse tipo de pessoa.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Priscila Araújo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila,
      Muito obrigada pelas palavras tão gentis e que me fazem ter vontade de continuar.
      beijos!

      Excluir
  5. Eu acho tudo isso uma grande pobreza de espírito. Não vou negar que leio o blog da Shame,de tanto comentarem no face tive a curiosidade e fui visitar,acho engraçado a parte das roupas,poses,Diy sem noção,mas só vai até aí!Mas quando chega a parte da humilhação é uma tremenda baixaria e uma falta de amor com o seu semelhante,só posso pensar que ela é uma pessoa infeliz!Bjsss.

    ResponderExcluir
  6. Na minha modesta opinião, que não é de "gente de cima" como todas as subcelebridades envolvidas, as pessoas se associam à Priscila porque são iguais a ela. Acho uma vergonha a Julia ter feito isso, mas se endossa é pq concorda com as ofensas que são feitas ali. Pare de perder tempo com esse tipo de gente, Shirley, de dar ibope pra quem não merece. Deixar que atinjam só dá mais força pra esse comportamento maldoso e imaturo delas. beijo!

    ResponderExcluir
  7. Sabe o que eu acho que vc não deveria dar a mínima...concordo com as meninas que falam que isso só está dando ibope para quem não merece. Vc vai querer perder seu tempo realmente com uma pessoa ou comentários desses que não levam ninguém a lugar nenhum? Cultura zero! Isso parece coisa de criancinha mimada, frustrada e mal amada. E se tem gente que gosta dessas humilhações é porque, apesar de ter sucesso,é cheia de frustações na vida. Não adianta ser linda, bem sucedida, ter um ótimo emprego, vida social agitada se a pessoas não é feliz...a frustação faz isso aí.
    Não permita que coisas tão pequenas e más entrem na sua vida e mecham com você. Vc é superior a tudo isso menina! Seja Feliz e linda com todos seus defeitos!

    ResponderExcluir
  8. OLá..Shirley concordo com as meninas... Não se deixe abalar!!..O que essa tal Shame é muito mal educado, parece aquelas coisas de escola....
    Coisa de gente que não tem oque fazer, ou se preocupar....

    ResponderExcluir
  9. Shirley, a crítica que a Shame faz é pertinente na maior parte das vezes, porém feita de maneira incorreta e indelicada, principalmente quando se relaciona com a vida pessoal das blogueiras, acho totalmente desnecessário.
    Estou totalmente de acordo com você, em relação ao que ela falou de você, sem educação é pouco para definir essa pessoa.
    Com certeza boa parte das pessoas que leem tal blog não pararam para refletir no absurdo que muitas cometem em nome do consumismo. Se divertem apenas com a baixaria, infelizmente.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Na minha opinião, a Julia Petit demonstrou ser "cabeça aberta" quando chamou a Shame para o debate.
    Acho que ela (Shame) tem o direito de expressar o ponto de vista dela, de uma certa forma é a resposta as palhaçadas que vemos nesses blogs, não estou defendendo a questão de quando ela diz palavras que magoam as pessoas, mais tem leitoras que também pensam desse jeito, e algumas bloqueiras que se acham as "ditadoras" da moda e acabam por passar informações que realmente são questionáveis.
    Isso é apenas mais uma forma de questionamente e de não aceitar tudo da forma que lhe é proposta.
    Resumindo, temos que pegar para nós o que for bom e coerente, o que não for jogue fora.
    Não se magoe porque as pessoas querem ler o que ela fala, só assim , com as críticas e discussões as evoluções começam a acontecer...

    ResponderExcluir
  12. Querida, acho que está faltando maturidade da sua parte. Você nunca foi o centro do "mundinho" da Shame, nunca foi o principalmente alvo de ofensas. Era só mais uma que quando escorregava, parava lá.
    Você já é um blogueira com "tempo de estrada" pra ficar nesse mimimi todo com essa historia.
    A verdade é que ninguem dá a minha, exceto você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Shirley!
    Costumo ler muito, adoro... E seu blog é uma excelente leitura com conteúdo e, justamente por isso, incomoda muita gente. Quanto ao assunto dos comentários dessa mulher a tal do blog "Shame...", creio que o mais indicado, nesse caso, seria uma análise do ponto de vista clínico (psicológico) e ninguém melhor do que você, uma profissional competente da área, para realizar tal análise... Por que será que essa pessoa só se sente bem rebaixando os outros com o intuito de se promover, por que será né?! rs...
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Acho td uma bobagem. Leio a Shame, acho engraçado, mas acima de td, instrutivo. Não perco tempo lendo comentários, e não dou conta de quem ela ofende ou deixa de ofender. Não vejo as coisas dessa maneira. Não deixo de ler os blogs que leio pq ela brincou com fulana ou beltrano, e comecei a ver tantos outros justamente pq ela brincou. Acho que a Julia está certíssima. Penso que vc deve viver a vida e não perder tempo com comentários que te ofendem. Pq, sinceramente, vc é maior que eles.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Se essa blogueira realmente te ofendeu e vc tem provas simplesmente processe ela e torne a coisa pública. Críticas aos erros de portugues, digitação,falta de sinceridade de mitos blogs em falarem de produtos como se não estivessem sendo pagas para fazê-lo são atitudes louváveis e até engraçadas, mas ofensas pessoais já vão para um outro nível. A Júlia recomenda o Shame no blog dela, abriu esse espaço para elae acho que voce não deveria estar tão desesperada pela compreensão e apoio dela,mesmo porque ela não parece disposta a dar... Concentre-se no seu trabalho, faça bem feito e deixe os cães ladrarem.

    ResponderExcluir
  16. Oi Shirley! Primeiramente, entendo que você, como psicológa, deveria ter uma visão mais ampliada acerca do assunto. É claro que a menina que comenta absurdos contra você não tem real senso de como se viver em sociedades. Segundo, se tais ofensas são verdadeiras e pública, isto tem um nome, CRIME de injúria. As pessoas devem saber que não se pode sair ofendendo os outros por aí, ainda mais num veículo tão grandioso como a internet. Melhoras e um abraço! ^^

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Como ela mesmo afirma na entrevista ela é baixa, tem inveja e o que quer é fama. Conseguiu sendo uma gongadora "justiceira". OK. Algumas colocações dela fazem algum sentido, mas no geral ela fere sim, os sentimentos de blogueiras que se dedicam muito para manterem seus blogs. Infelizmente existem blogs sem maiores pretenções, muito simples, outros que são praticamente todo comercial, outros ficam no meio termo, etc... Eu acompanho mais de 250 blogs e sei perceber as diferenças. O engraçado que o blog Sacola Phyna que eu até seguia no twitter, eu nunca add no meu reader por achar ele fraco. Agora ela vem dizer que tem os números de acessos no topo como Camila Coutinho por exemplo, e vibra com isso. Que pena! Se sentir feliz por ter sucesso dessa maneira. Enfim, é uma pessoa ridiculamente infeliz e deve ter vários problemas de fundo psicológico, como tantos outros anônimos da internet. Essas pessoas devem ser desprezadas e como a primeira menina comentou nesse post, não dê importância... se a Julia apoia isso, é uma pena. Todos podemos gostar ou não de algumas coisas e se ela gosta desse tipo de blog, fazer o que? É deixar pra lá, parar de segui-la e pronto. Esquece isso e continue com seu blog que é ótimo e nunca ofendeu ninguém. Bjs

    ResponderExcluir
  20. ai, que chata vc. Tem rir dessas coisas. Esse é o problema. Vocês se levam tão a sério, que fica engraçado zoar.

    ResponderExcluir
  21. Meu!!! Eu tô chocada com todos esses comentários...
    Primeiro, eu sigo o blog da Shirley, mas nem abro todos os posts... devo ler uma vez por semana...normal.
    Eu já li várias vezes o blog da shame, inclusive, o descobri por aqui. Achava muito engraçado no começo, mas depois simplesmente perdeu a mão...descambou totalmente.
    Achava legal a ideia de "alertar", mas hoje em dia o que menos se faz por lá é isso. É "gongação" pura mesmo.
    Só que gongação tem nome, e se chama bullying.
    Eu acho super normal uma pessoa não querer ser gongada, e ficar indignada com isso.
    Eu acho super normal não entender como blogs sérios podem apoiar e se associar com blogs assim.
    Não tô crucificando a Shame, ainda passo por lá as vezes (bem menos que 1x por seman) e dou algumas risadas, mas a maior parte é bullying mesmo.
    Não acho a Shirley chata por isso. Acho chato quem acha chato ela brigar por um direito que é dela!
    É muita hipocrisia, porque todo mundo adora ser do bem, ser legal, ser cool... será que é esse o caminho?

    ResponderExcluir
  22. Olá, acho que falta maturidade da sua parte para aceitar as criticas....

    ResponderExcluir
  23. Observamos vários conflitos contemporâneos, um deles entre blogueiras de moda. Acredito que uma abordagem capaz de gerar um reflexão rica é que nada é como parece ser, é preciso ir além das aparências.
    Li um texto recente sobre o termo ´politicamente correto´, utilizado por um grupo de humoristas para justificar suas ´piadas´ e atenuar seu conteúdo agressivo. Quem reclama da piada é visto por eles como um chato, sem senso de humor e que não sabe levar a vida de maneira leve. Quem levanta o dedo e fala publicamente contra a piada é a favor da ´censura´, contra a ´liberdade de expressão´.
    Só que existe um grande problema nisso: enquanto não colocarmos o dedo na ferida vamos continuar assistindo manifestações de ódio e preconceito, idéias perigosas e antigas que ainda são postas em prática.
    Citando a autora do texto, não sou contra a liberdade de expressão (ou liberdade de ´leitura´), mas contra a liberdade de opressão.

    ResponderExcluir
  24. Concordo com as palavras da leitora Ana Farias e com a Júlia quando ela diz: "Eu leio o que quizer", no meu caso isso inclui não ler o Petiscos e o Blogueira Shame, não leio o que não gosto e ponto.
    Abstrai Shirley, leio o seu blog e gosto do conteúdo.

    ResponderExcluir
  25. Querida, vc é uma fofa, uma pessoa do bem, super competente no que faz, então NÃO PRECISA se preocupar com pessoas do nível dessa tal Shame, ou Priscila, e nem mesmo com o que a Julia Petit fala, pois pra mim ela desceu ao mesmo nível da Shame, se sujou e colocou um nome na lama, Petiscos pra mim acabou e a Julia só mostrou o que realmente é (sorry, mas peguei nojinho da Julia tb). Então o que quero dizer é isso, vc tem um blog ótimo e tem muito mais do que isso, CARÁTER E VALORES, coisas que elas não tem. Por isso continue com seu blog, e tente nem saber se essa desclassificada ainda fala algo de vc, o mundo dá voltas e uma hora ou outra as pessoas pagam pelo que fizeram, de alguma maneira ou outra. E sabe aquela história né, ninguém inveja o feio e nem odeia o fraco, por isso vc e outras blogueira de sucesso foram tão atacadas, inveja dessa desocupada. Beijos, querida!!

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Oi Shirley
    Acho justificavel que você se sinta ofendida com as grosserias da Shame, mas é totalmente fora de propósito você questionar a Julia Petit...
    Eu, no lugar dela, como "formadora de opinião" (coisa que nem ela, nem qualquer outra blogueira de moda seja - formar opinião sobre compras, looks, maquiagens, entre outros é de alguma forma relevante?) não iria expor meu suposto apoio a tal personagem. Ela apenas mostra que não se importa com o que os outros pensam e nem podemos julgar, até mesmo porque todos temos algum gosto duvidoso ou apoiamos algo ou alguém que não é politicamente correto, porém fazemos isso veladamente.
    A pura verdade é que os blogs já não cumprem mais o papel a que se propuseram em suas criações, são apenas "revistas" online de moda e fofoca (coisa que todo ser humano gosta).
    E a Shame só está fazendo tanto sucesso porque o povo gosta de uma baixaria... Ou você acha que se não fosse assim Faustão, Zorra Total e derivados ainda estariam no ar?!
    Nem Jesus agradou a todos.
    Ah, mas o problema não é que sua aparência, sua idade ou whatever não agrade as pessoas... O problema é que isso seja publicado?
    Esperta foi Thereza Chammas, cujo blog não é centrado em sua própria vida e sim na de outras pessoas.

    ResponderExcluir
  28. garotas modernas foi minha 1° leitura diária por muitos e muitos meses. achava ele o melhor da blogosfera principalmente enquanto a silvia ainda era colaboradora oficial.
    passado um tempo, começou uma onda do que é ser politicamente correto, blá, blá, blá, ataque a fumantes, eu fumo sei dos maleficios mas a shirley que é uma profissional competente entende que o vício do tabaco não é só quimico. assim presumo e espero.fumante, tbm ´pe gente que paga impostos, tem carater, ou não como qq outra pessoa.

    ResponderExcluir
  29. começaram os posts vazios e colaborações das amigas pra manter o blog no ar qdo shirley não estava bem. ok! até aí tudo bem todos nós adoecemos e feliz de quem pode se dar ao luxo de ficar de cama, se cuidando. não pensem que este comentario é recalque, pq eu graças a deus, pude ficar doente na casa da minha avó, até meus 30 anos de idade sendo mimada pelos meus avós. e adoro isso e sou mto grata por ter tido essa oportunidade, pq hj não posso mais pq tenho marido, filho pequeno e é inviável no momento na vida de qq pessoa normal. e a gente vai levando.
    outro post emblematico que me chocou, foi qdo shirley publicou uma duvida de uma menina que se ela ralasse, ela conseguiria chegar em algum lugar na vida e ter uma vida bacana.
    neste post houve uma critica a quem vive de ser dona de casa. como se isso fosse um pecado mortal, vc ter esse desejo. qual, e? tem gente que quer ser astronauta, tem gente que quer ser médico, homem bomba, e tem até maluco que quer ser presidente da américa.
    meu sonho desde o jardim era m casar com uma cara do mesmo níveo sócio- econômico e cultural que eu, e ser dona de casa (me casei 3 vezes. problema meu, né??) lembro- me perfeitamente que houve um comentário nesse dia, de alguem que se dizia feliz por ter se casado com um cara rico. que ótimo! é bacana se casar com um cara rico! ter este desejo é deveras salubre, pois é um sintoma da histérica perfeita.

    ResponderExcluir
  30. neste meio tempo, não sei se antes ou depois, teve o caso da crítica sobre o cabelo da shirley, que alguem disse que ela ficaria mais bonita com um tom de louro um pouco mais fechado. passada a revolta inicial, shirley, após mtos meses acabou inconscientemente (ou consciente), escurecendo o tom e encurtando um pouco o cabelo.
    qdo, alguém falou sobre os dentes, mais um post desabafo. foi ficando chato.
    criticam lalá rudge pela postura, ela foi pro pilates e não pegou boi pelo chifre.
    no meio disso tudo, teve a campanha contra o bullying em todas as formas em que ele pode ocorrer, um fato até louvável.
    e neste furacão todo surge shame, que foi um bom freio nesta blogosfera insana, e sem noção na maioria dos casos.
    acompanho shame desde o começo, assim como o GM, o que não me acrescenta, eu passo, como faço aqui.
    ela pode ter errado com o toscoshop, e, que bom que shirley nem liga por ter um problema nos joelhos! parabéns! eu sou extremamente alérgica, cheia de cicatrizes, e graças a deus, nunca liguei pra isso, pois se tivesse ligado jamais teria usado uma mini saia na juventude, o que não uso mais pois não é elegante para uma mulher casada e com 34 anos.mto menos prático pra quem tem filhos pequenos.
    creio eu, ao meu ver que o que foi desnecessário foram os comentários das leitoras nos posts em que shame apareceu. mas até eu ja fui gongada lá, e achei ótimo, descobri que escrevo "cabelereiro" pq tenho um ligeiro grau de dislexia que ataca sob stress. morri de rir, e até publiquei no FB, tirando onda da minha própria cara e fiz questão de mandar minha gafe pros meus amigos. pq rir de si mesmo é bacana tbm.
    sobre a vida pessoal de shirley, acho que isso só cabe ao casal em questão e aos amigos próximos. ou no máximo, uma coluna pessoal.
    tentar comprar briga com julia, não foi profícuo... julia tá aí a anos.respeitadissima e competente.(nem leio o blog dela, mas leio o GM diariamente, mesmo pra passar raiva. rs!
    priscilla, a quem eu indiquei um livro que tbm indiquei a shirley em algum momento, comprou o livro, está lendo, e foi super educada comigo dizendo que gostou da indicação mesmo este sendo um livro denso e cansativo de ler.
    shirley, sabe- se la, por qual motivo não responde a um único comentário aqui, mesmo que só haja 1 único comentario no post.
    me respondeu 1. um comentario no meu, sobre um piercing que colocaram no cachorro dela.
    fazer bondades, praticar filantropia ou pilantropia, a gente não comenta, pois a mão que fez o bem não conta a outra jamais.
    no resto, é seguir em frente, amarrar as calças, (bendito ditado do sul) e seguir em frente, pq a vida não deve ser levada tão a sério. a gente não deve se levar a serio.
    no mais é seguir a vida e ter a certeza que quem está na chuva é pra se molhar, que quem num sabe brincar não desce pro play e que a gente acaba dando a cara a tapa de uma forma ou de outra e as vezes, agente tem até que ofertar a outra face 1000 vezes.
    mas isto é só o que pensa alguem que sempre sonhou em ser dona de casa. não é pra ser levado a serio tbm.

    ResponderExcluir
  31. relendo o que publiquei, tá mal escrito. deesto digitar, ainda sou do tempo do papel, caneta e rascunho a lapis e borracha.
    titia shame vai amar.

    ResponderExcluir
  32. Eu não leio o blog da shame. Já o vi por aí, mas, sinceramente, não achei graça nenhuma. Não me enriquece em NADA!

    A impressão que eu tenho, pelos seus comentários, é a seguinte:
    Vc é uma pessoa invejável. É o padrão de beleza vigente: longilínea, magra, loura, de cabelos lisos... e ainda se veste bem! E ainda comete o crime de escrever bem e fazer posts interessantes!

    Poxa! Quanta sacanagem! Alguém tem que gongar tua vida, né?

    É em nome das invejosas de plantão que surge a tal da shame.

    "útero seco"? Isso lá é xingamento? tenha dó...

    Fica mal não, Shirley. Vc tem suas fãs. Gente que te apoia pelo que vc é, sem precisar se esconder por trás de pseudônimos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  33. eu penso que você tá dando importância demais para uma pessoa que não gosta de você. eu dou valor a opinião das pessoas que gostam de mim, quem não gosta eu não "tô nem aí". é chato cair nas graças da Shame? imagino que sim, mas não faça disso algo que vai estragar seu humor e o seu dia. bola pra frente e deixa a Shame pra lá! quanto à Julia, cada um é livre pra apoiar ou ser conivente com o que ou quem quiser. será que a Julia está mesmo preocupada com a sua opinião ou seus sentimentos, ou com o de tantas outras que foram gongadas pela Shame? eu acho que não, ela só se deu ao trabalho de responder porque foi o questionamento de dezenas de outras meninas que foram gongadas também. esquece isso e força na peruca!

    ResponderExcluir
  34. Gosto do seu blog, acesso sempre.
    Acho q a shame realmete ecoa o inconsciente coletivo.
    E recorrendo ao clichê, se conselho fosse bom a gente vendia... Acho q vc deveria ABSTRAIR.

    ResponderExcluir
  35. Oi Shirley!Acho que vc está fazendo drama?Acho que está certa?Nunca fui humilhada na internet e se fosse provavelmente reagiria como vc...o que na verdade vc tem que se preocupar é com seu público.Se seus posts estão agradando e se seu blog está caminhando como vc deseja.Acompanho vários blogs e não vejo problema com publieditoriais afinal, o povo tem que tirar $ de algum lugar pra sobreviver e se o blog é visto como trabalho (e deve dar muito trabalho)é justo.É igual televisão e revista, tem comerciais!Eu tenho a minha consciência e não é pq vários blogs que eu leio recomendam um produto que eu vou lá igual uma tonta sem opinião comprar...as vezes dá vontade...as vezes é só pra distrair.As vezes eu gosto do que leio aqui...as vezes como qdo vcs ficam enchendo de propagandas eu acho chato...e assim vai...nada é 100%.A Shame faz sucesso?Que bom pra ela...o público dela gosta,diferente do seu...a Júlia apoiou?Ela lê o que quer ou podemos imaginar que ela ganhou algo com isso?Afinal vamos pensar:a Shame tem público...um monte de gente gosta(de baixaria? Pois é mas o povo brasileiro é chegado...fazer o quê).Mas e daí se a Júlia ganhou?Ela vive disso não é?E a Shame?Nunca vi o blog sacola phyna mas lá tem propaganda?A questão é que tem gosto pra tudo e vc ,Shirley,tem que focar em quem lê vc...a questão de não responder comentários e encher isso daqui de propagandas é que deveria te preocupar...e não ficar dizendo que vc é psicologa porque isso a gente tbm já sabe...estou escrevendo super na boa pq gosto do seu blog mas vcs estão perdendo a mão...crítica sincera, e essas a gente deve levar em consideração!A enorme maioria das blogueiras age como se fosse amiga das leitoras respondendo a tudo,contando o dia, sendo gentis e se fazendo admirar...e vendem produtos...mas daí é consequência!
    Eu venho pra internet pra ver notícias importantes, pra ver novidades e pra me distrair, não sou a única, e se vc tem as pernas tortas pouco me importa contanto que escreva bem,se suas roupas não me inspiram, sem problemas pq vc pode me agradar de outra maneira... e é nisso que vc tem que pensar!Bjo carinhoso

    ResponderExcluir
  36. EU leio o blog da Julia, mas sempre achei que ela é meio cruel, estrelinha, nao me surpreende a atitude dela. Quanto a vc acredito que pegou leve, deveria ter feito argumentos baseados na psicologia, vc fala tao bem qndo escreve assim, ela tentou falar difícil para desconversar, ela merecia um embasamento psicológico. Por fim, acredito que vc com suas leitoras "boas mas poucas" ganha infinitamente mais que essa shame ou ate mesmo a Julia. Parabens pela "humanização" no blog.

    ResponderExcluir
  37. Eu acho que quando ela disse que a Shame era um catalizador , ela quis dizer sobre Publicidade omitida das leitoras. Ninguém é bobo. Venda de opinião é feio.
    Vc paga o pato, por ter um blog legal, mas os leitores estão mais antenados nisso. Sabem quem faz isso e quem não faz.
    Agora eu acho que Julia tem o direito de ler o que ela quiser, assim como nós!
    É óbvio que vc não é o que a Shame diz, mas uma coisa eu concordo: vc se revolta com todo mundo que te critica ( sem ofensas, eu não apoio ofensas nenhuma a ninguém!)Mas basta criticar alguma coisa, que vc faz um auê!!! Ja nem comento aqui no seu blog, por causa disso! Parece que vc não aceita opiniões diferentes da sua. Vc sempre tem que ter razão.
    Eu acho que vc nem devia ter feito um post desse. Porque assim vc dá ibope pra pessoas erradas!
    Eu leio a Shame e tem coisa que eue tenho que concordar, mas nunca vou concordar com humilhação nenhuma. De ninguém.
    É isso que eu penso.

    ResponderExcluir
  38. Oi Shirley, minha opinião sobre isso é que vc deve ignorar, críticas sempre viram, e sobre a Julia abstrai mesmo, é triste quando a gente se decepciona com alguem que temos uma certa admiração, mas fazer o q? , continue com seu blog, como posts muitos legais e diversificados, e como minha mãe sempre diz: não existe professor melhor que a vida!
    Nem todo mundo tem maturidade, educação e respeito pelo outros mas não deixe que isso te abale, gosto muito de vc, e do que vc fala, seja referente a moda ou não.
    Adoro seu blog bjsss.

    ResponderExcluir
  39. Oi Shirley, minha opinião sobre isso é que vc deve ignorar, críticas sempre viram, e sobre a Julia abstrai mesmo, é triste quando a gente se decepciona com alguem que temos uma certa admiração, mas fazer o q? , continue com seu blog, como posts muitos legais e diversificados, e como minha mãe sempre diz: não existe professor melhor que a vida!
    Nem todo mundo tem maturidade, educação e respeito pelo outros mas não deixe que isso te abale, gosto muito de vc, e do que vc fala, seja referente a moda ou não.
    Adoro seu blog bjsss.

    ResponderExcluir
  40. Querida Shirley
    A tal Priscila não é a pessoa que escreve no blog. Pela entrevista é bem possível entender que ela não fala no mesmo estilo do blog!
    O blog da Shame é administrado por um grupo de pessoas, e quem mais escreve é a Luciana, tb conhecida como Lulu Pepper. Aliás, enquanto o twuitter e o instragram fervilhava com a tal priscila, a lulu pepper sapateava de contente no tt, achando que estava safa!! É um bando de sem vergonhas.. não há outro adjetivo a elas.
    Processe, tens todo o meu apoio!! E se precisar de mais dados de ambas, me avisa, ok?? Bjkas

    ResponderExcluir
  41. Shirley
    Acho que deve se concentrar no seu blog, no seu trabalho, na forma como você pode melhorar o blog e com isso se tornar uma pessoa melhor, do que com as críticas que SHAME ou seja lá quem for as fizer.

    Seja superior a tudo isso, e não mais uma vítima. Mostre a sua indignação fazendo um bom trabalho e não tornando seu blog em lugar de picuinhas, onde você é a vítima.

    Seja melhor, e se não conseguir você, como psicóloga e uma pessoa muito inteligente sabe que deve buscar ajuda, para não se preocupar tanto com as críticas alheias... desculpe a sinceridade, falo isso pois gosto muito do seu blog, não sou a favor de ninguém ... mas fica a dica.

    :-)

    ResponderExcluir
  42. Caras leitoras,
    Já li cada um dos comentários durante todo dia de ontem e hoje e vou respondê-los um a um ao longo da semana.
    Não comecei a responder ainda pois ontem teve uma super comemoração de Bodas de Prata do meu irmão e hoje tenho outro compromisso familiar, mas já estou lendo e refletindo com carinho sobre cada um, pois leio pelo celular assim que vocês mandam, já que nenhum é moderado.
    Prometo responder todas mesmo, tá?

    beijos e obrigada por cada palavra de apoio e também pelos puxões de orelha: sei que às vezes dou importância demais a quem não tem importância alguma na minha vida.

    ResponderExcluir
  43. Eu concordo com a Duda Cruz e acrescento que você se justifica demais,fica cansativo.Como visito sempre seu blog,cheguei a conclusão que você é muito sensível e não estou me referindo as coisas da Shame,pq achei alguns comentários ofensivos demais.Mas já vi outras situações em que você faz muito drama!!Releva...relaxa,desencana!!!

    ResponderExcluir
  44. Cara, vc como psicologa nao deveria ser tao ingenua. POR QUE CARGAS D'AGUA acha que a Shame e ruim e a Julia precisa ser conscientizada? (sei q e por ela ser formadora de opniao e tal )
    ????????????????? Quem apoia e igual caramba!!!!!!!!!!!!!!! A Shame e cruel e deve ter serios problemas psicologicos, frustrada e sadica. Linda, vc parece ter carater, nao te conheco mas e a impressao que tenho. Cara, deve ter muita gente q gosta de vc, e gente do BEM, assim como
    como
    vc. Creia em Jesus, seu melhor amigo e faca seu melor gatona!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  45. Shirley, antes de tudo, acho que você, como psicóloga, já deve ter identificado que a Priscilla Rezende (Blogueira Shame) possui algum distúrbio. Não tenho a menor formação na tua área (apesar de me interessar muito), mas tenho certeza disso. Na verdade, venho tomando isso quase por regra haha: sempre que vejo alguém fazer algo absurdo, já considero que ali, naquela pessoa, há algo de errado. Todos somos passíveis de erro, mas há níveis e níveis para isso, né? Não podemos aceitar certas coisas.

    E claro que o "deslize" da Shame em revelar a identidade não foi nada acidental. Tudo muito bem pensado.

    Eu frequentei e, inclusive, participei muito no blog da Shame, comentando quase todos os dias. Contudo, minha posição ali basicamente era ir contra ela. Eu ia ali para detectar, nela e nas leitoras encegueiradas por ela, erros (inúmeros, diga-se de passagem), recalques (ora, e do que se trata aquilo tudo a não ser recalque?), idiotices, implicâncias, enfim. Claro, várias leitoras me atacavam (inclusive a Shame haha!), mas eu não me importava. Sabe o porquê? Porque sempre aparecia alguma menina sensata, que concordava com o que eu dizia, me apoiava e se mostrava contrária aos absurdos daquele blog. E isso, pra mim, refletia o que o ser humano é. Conhecemos tanta gente ruim na vida, mas ainda podemos dizer que há pessoas boas. E, diante de tanta maldade, até esquecemos que as boas existem, né? =)

    Parei de frequentar o blog dela não pelas vibrações ruins de lá. Na verdade, eu sentia (e sinto!) pena de várias daquelas leitoras (e dela também). Mas parei porque o blog já estava chato, repetitivo, bobo, implicante demais. E como eu não tinha o objetivo de mudar o mundo hahaha, eu parei de ir lá. Enjoei.

    O grande problema é que o blog da Shame é um instrumento muito bom pra fazer denúncias. Mas ela não sabe usá-lo! Basta um email anônimo de uma leitora e ela publica as coisas, sem nem saber se é verdade ou não. E isso tem a ver contigo:

    Acredito que você não esteja agindo corretamente. Concordo 100% contigo! Mas acho que você deveria levar isso tudo a outro patamar. Você possui uma carta na mão que NENHUMA das outras blogueiras possui: ela te caluniou, Shirley! E isso é grave! Nada ali naquele blog é passível de processo, EXCETO o teu caso. Só você deve saber o quanto ela abalou a tua imagem e a tua credibilidade publicando aquele história de venda de emails. Ao meu ver, você deveria levar adiante o caso e usar essa carta. Não pra tirar dinheiro dela (até porque você não é obrigada a pedir nenhuma indenização - apesar de isso ser cabível, óbvio). Mas para, pelo menos, fazê-la publicar uma retratação e, talvez, conseguir uma condenação em algum serviço à comunidade.

    Por fim, te aconselho a relaxar, pensar em tudo, lembrar das pessoas que te amam e te conhecem, das leitoras que gostam de ti, e não ligar para os defeitos que elas destacam sobre ti. Todas nós temos um defeito e, quando ele é de difícil reversão, vivemos muito melhor se o aceitarmos e fizermos, nós mesmas, até piadas dele! Acredito que você já esteja nesse nível. Então, não ligue para o que falam. Se a Júlia concorda com isso tudo, problema dela. E problema mesmo, porque, pra mim, ela se iguala à Shame.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  46. Oi Shirley, fazia um tempo que não acompanhava o blog, mas dava uma passada de vez em quando.
    Eu fico inconformada em como as pessoas se disponibilizam tanto para ofender outras pessoas. Lembro que uma vez a Vic Ceridono postou sobre o algodão da Chanel e várias pessoas caíram em cima dela com comentários ofensivos, na época fiquei revoltada com essas pessoas, a partir do momento em que uma pessoa trabalha, ganha o dinheiro dela, ela faz o que quiser! Sempre aprendi que se não gosto de alguma coisa e isso não influencia em nada na minha vida, vou simplesmente deixar de lado, não vou ficar "gongando" nada, nem ninguém. Fazer uma crítica dizendo que não gosta é uma coisa, ofender é outra bem diferente. Não conheço a Julia, a Priscila, nenhuma das blogueiras pessoalmente, então não sei a real opinião de cada uma, é muito mais fácil ficarmos de fora falando mal delas, como se fossem superiores a nós, sendo que somos todos humanos, iguais. Todo mundo tem direito e liberdade de ter uma opinião e expressá-la, mas como é conhecido, a sua liberdade termina onde começa a do outro. Não se abale por comentários de uma pessoa que você sequer conhece, aceite as críticas, elas nos fazem crescer.
    Beijos e muito sucesso,
    Amanda.

    ResponderExcluir
  47. Não existe justificativa para as atitudes da Shame, nenhuma mesmo. Criticar um situação é muito diferente de humilhar gratuitamente alguém.

    Essa pessoa merecia no mínimo responder a alguns processos.E espero realmente que isso aconteça agora que a Shame ganhou um nome. É a certeza da impunidade que permite a proliferação dos trolls,e ao contrário do que a Julia Petit acha, não existe troll do bem!

    ResponderExcluir
  48. Shirley, concordo com a Lucy! Vc está acima de tudo isso! O teu blog é um dos poucos que são super bem escritos! Te admiro muito! E quem é a Shame para criticar se a pessoa é feia ou bonita? Ela é muito linda mesmo, né? Auto-crítica que é bom da parte dela... NADA! Enfim... não dê ibope p/quem não merece! Bjos! Bia

    ResponderExcluir
  49. Olha, acho que nada justifica todos esses comentários que as leitoras da Shame fizeram para você. Nem consigo imaginar o que se passa no coração de uma pessoa que chama outra de "útero seco". É absurdo!!!!
    Mas, vendo o vídeo da entrevista com a júlia, a resposta dela foi outra:
    "Eu acho que a internet tem trolls. Os trolls são os que sacodem a internet. Pra bem e pra mal. O CONTEÚDO DE "ESTILO" DA BLOGUEIRA SHAME NÃO ME INTERESSA, NEM NUNCA ME INTERESSOU!FICA ENGRAÇADO AS VEZES, TEM ALGUMAS TIRADAS DIVERTIDAS MAS O QUE EU ACHO MUITO LEGAL QUE ELA FEZ FOI SOBRE O "NEGÓCIO" DOS BLOGS.Eu acho que nem ela saberia a proporção que ia tomar. Acho que o GRANDE MÉRITO dela NÃO É O "HUMOR". É A MUDANÇA DE ATITUDE QUE ELA PROVOCOU."

    Tipo, acho que responde um pouco a sua pergunta sim. Ela diz que a apoia pelas denúncias e não nessa parte de look feio, DIY horroroso, cabelo cafona, essas coisas...

    ResponderExcluir
  50. O blog da Shame não tem nada a acrescentar. É tipo alguns quadros do Pânico onde desdenha do tipo físico das pessoas. Muito pobre!
    O da Julia Petit não é também grande coisa! Então, Shirley, esqueça as duas e bola pra frente.

    ResponderExcluir
  51. Olha, eu nem acompanhava essa blogueira, ouvi falar, mas nem perdia tempo em olhar, porém, em virtude do teu post eu olhei e digo, gostei de ver algo novo e ri muito. Não vou seguir pq não é o contéudo que costumo ler, mas veja que vc acabou por dar notoriedade para a garota, as vezes o tiro sai pela culatra. Querida, eu leio seu blog todo dia, leio não, olho, pq vou fazer uma crítica construtiva: Gosto de post menores e menos dramáticos. Vc tem ótimas colaboradoras, gosto do visu do blog, gosto pq é de Floripa. Então relax, erros de português tem até no blog dela... quanto a ser bonita ou feia... Blog não é revista de moda e para mim uma blogueira tem que ser atingível e não uma modelo... Até digo mais, tem blogueiras que já estão se tornando inatingíveis, pela "super" vida, roupas, viagens, carros que prefiro comprar a Vogue a segui-las.

    ResponderExcluir
  52. Olá Shirley!
    Parabéns pelas palavras!!! Você, além de ter sido muito profissional, foi além, foi humana! Num mundo onde as relações andam tão superficiais ( como a Júlia enaltecendo um trabalho podre da tal menina), você soube fazer a diferença e mostrar quem você é! Você já tinha, e agora tem ainda mais, minha total admiração! Será que precisamos de GUERRA também pela internet? Já não está de bom tamanho os conflitos pessoais, o bulling, as ofensas gratuitas, é necessário que até mesmo na internet tenhamos esses tipos de atitudes?!! Mais uma vez, parabéns por sua atitude, e mais ainda pela insistência por uma resposta digna!
    Beijooo!
    Heloísa

    ResponderExcluir
  53. É muito fácil falar e dar conselhos quando acontece com os outros. Estou para conhecer a mulher que não fique extremamente incomodada ao ser ridicularizada, caluniada e xingada como a Shirley foi no blog daquela otária. E não foi pouco!!! Que bom que ela não deixou para lá! Que bom que ela fez esse questionamento que estava atravessado na garganta!
    Parabéns para quem consegue desabafar como ela faz. Nunca tive muita admiração pela Julia Petit, mas depois de apoiar a "shame" ela perdeu todo o meu respeito.
    Ah, e quem usa uma camiseta se autoproclamando Shit Girl provavelmente...é!

    ResponderExcluir
  54. Sinceramente minha decepção com a Julia Petit só aumenta. A humildade dela já foi embora faz tempo, como virou estrelhinha acha que tudo que faz é o certo. Dizer que todo mundo que sair falando mal dos blogs mais não tem coragem é idiotice! Se eu não gosto, simplesmente não leio. Ou faço um comentário construtivo. Cada um faz blog a sua maneira e como acha certo. Tudo feito com dedicação e carinho dá certo, não tem fórmula mágica, não é denegrindo a imagem alheia que teremos um mundo melhor! Apoio tudo que você disse, e tenho pena das pessoas que precisam xingar as outras para se sentir melhor! É por isso que as coisas estão como estão.. Beijos
    http://www.alinesminke.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  55. Acho fácil todo mundo dizer que você está dando atenção demais aos comentários dela e ao que a Julia fez. Mas, o fato é que ninguém gostaria de ser ridicularizada na internet e muito menos com palavras tão maldosas. Achei uma absurdo ela te chamar de tudo aquilo.
    Mas, você é linda! Uma mulher incrível e batalhadora. Conseguiu seu sucesso através do trabalho e por fazer coisas boas, como o blog. Diferente da Shame, que precisa magoar os outros para alcançar sucesso.Para mim, quem gosta de ler o que ela escreve deveria se colocar no lugar das blogueiras, pois não deve ser NADA agradável.
    Quanto a Julia, ainda não tenho uma opinião formada pela atitude dela. Mostrar quem é a Shame, ok. Apoiar o que ela faz e incentivar a leitura daquela baixaria, not ok.
    Tenho grande admiração por você e não queria que você se importasse tanto com esses comentários. Você é incrível,não deixe meninas sem coração e frustradas com a vida tirarem o lindo sorriso que você tem!
    Além disso, você tem um grande diferencial em relação as demais blogueiras; você é uma garota moderna inteligente e culta, não fala apenas de moda, moda, moda. Adoro moda, mas seu blog vai muito além disso.
    Parabéns pelo blog e força aí! Deus está vendo tudo isso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  56. Querida Shirley e leitoras do GM,
    Resta escalerecer, que os comentários feitos pela Sra. Priscila do blog Shame apoiados pela blogueira Júlia, podem caracterizar crime de injúria, conforme disposto no art. 140 do nosso Código Penal Brasileiro:
    "Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
    Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa."
    Podem constituir ainda, crime de difamação:
    "Art. 139. Difamar alguém, imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação:
    Pena - detenção, 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa."
    Ambos passíveis de representação pela Ofendida e instauração de processo criminal contra a autora dos comentários.
    Há possibilidade também, de ação visando reparação por danos morais na esfera cível, vez que a ofensa foi pública e direcionada, atingindo diretamente a moral da vítima.
    A legislação brasileira, prevê a proteção da honra e da moral, coibindo, desta forma, possíveis abusos, como no caso em tela.
    Leticia Miranda, professora e advogada

    ResponderExcluir
  57. Corrigindo o erro de digitação do comentário anterior: ESCLARECER

    ResponderExcluir
  58. Sempre vejo seu blog, mas nunca comentei, só que com esse seu post lembrei de uma coisa que aprendi com minha mãe desde que eu era pequena, se as pessoas zoam de vc, ria, não ligue, ignore, não atenda ao desejo delas, pq é isso que elas querem: que vc se sinta mal.
    Achei apelativo vc ter mandado 3 comentários para o blog da Petit, se ela não quis responder o primeiro é pq ela já deixou bem claro o que pensa e não que há mais nada a se discutir...
    A própria Shame respondeu dizendo que é só picuinha, quer infernizar, pior é gente que fica dando ibope para isso...Na vida sempre vai ter alguém para nos criticar, sendo críticas boas ou ruins, o que não servir a gente ignora...

    ResponderExcluir
  59. A Shame não ofende ninguém. Quem ofende são as pessoas que utilizam-se no anonimato nos comentários.

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. Só para ratificar os comentarios anteriores: Eu nem sabiq quem era essa tal de Shame, fiquei sabendo agora, então, vc está dando ibope para ela. Pelo que entendi ela é o "Pânico" dos blogs? Faça como eu faço com esse programa lastimável: Não veja (ou leia, neste caso). Pelo que entendi, ela é dona do Sacola Phyna, que comecei a ler há uns 3 anos e depois perdeu muita qualidade e caiu no esquecimento,é uma frustrada pela própria incompetêcia. Não se preocupe...daqui a pouco ela cai no esquecimeto de novo...
    Um processo resolveria seu problema com ela...Já a frustração dela...só ela pode resolver

    ResponderExcluir
  62. Acho que vc esta perdendo seu tempo e que a Julia nao vai nem se abalar, muito menos a Shame. Todas tem seu valor, seu conteudo, vai do que buscamos no momento. Adoro seu blog mas nao perco as tiradas da Shame por nada, sao reais! Nao perco meu tempo lendo os comentarios entao, nao tenho a menor ideia do que falam das blogueiras e tbm nao me afetaria. Filtro o que me interessa em cada Blog e penso que deveria esquecer esta historia e dar continuidade no seu trabalho. Bjs

    ResponderExcluir
  63. Na minha opinião essa blogueira da Shame não é do seu nivel, você está muito acima disso, alguem que escreve coisas grosseiras sobre alguem que mal conhece não merece sua atenção. Não entendo como as pessoas, leitoras deste blog, podem se interessar por este tipo de leitura, sem nivel, sem nenhuma qualidade, aproveitamento zero! para mim você está muito acima disso tudo, não se abale! a melhor resposta para este tipo de coisa é o seu desprezo. super abraço!

    ResponderExcluir
  64. Olá Shirley!

    Acho que vc faz muito bem em falar sobre isso no seu espaço, aliás, vc tem todo o direito do MUNDO em falar sobre isso aqui. Outro dia li uma reportagem onde eles diziam que uma das profissões do futuro serão pessoas especializadas em rastrear esse tipo de gente, espero que isso surja na nossa vida real em breve. Enfim Shirley... Continue com o seu blog que é muito bom, informativo e gostoso de ler. Garanto que leitoras como eu que acompanham o seu trabalho desde o outro só continuaram a gostar ainda mais, porque honestamente nós sabemos que na blogsfera não é todo mundo que abre espaço como vc fez para falar sobre esse assunto.

    Keep the good job!

    Patrícia

    ResponderExcluir
  65. shirley, não sei se vc vai aceitar esse coment, mas vc foi TOSCA!
    Já até te mandei um e-mail pq ha um tempo atras pq queria ser igual a vc, eu era um garotinha iludida que via a sua vida e imaginava pq eu não podia ser igual. E quer saber? o blog da shame ajudou a abrir meus olhos! Eu deixei de ser tão iludida e aprendi a ver os podres, a falta de perfeição q eu tanto invejava, e quer saber, não invejo mais! Não leio seu blog, mas as vezes recebo uns posts pq sou inscrita e so nao deixei de ser por pura preguiça, resolvi ler esse post pq ADOREI o youpix da julia. Não vem me falar q de todos os temas incriveis q foram dicutidos vc só pescou as frases da shame?
    Vc é burra ou sonsa? Não sei se vc liga, mas perdeu MESMO uma leitora, vou deixar de ser inscrita hj. Não sou fã da shame, não sou fã das críticas descabidas e implicantes, mas a propria julia destacou que o foco do blog mudou. E o publico é q manda as informações. Além disso, vcs blogueiras tem q parar de pensar que é implicancia por causa de inveja, é so para acabar com a ideia de perfeição que ilude as pessoas, e que ja me iludiu!!!
    para de ser picuinha, seja profissional, vc é psicologa, pensa na influencia que essas garotas tem sobres meninas novinhas e/ou sem cerebro o bastante para ir mais a fundo nas discussoes socio-economicas por tras desse mercado das blogueiras. PENSA!!! PELO AMOR DE DEUS, as pessoas sofrem por nao ser perfeitas, a shame mostra q ngm é, olha por esse lado, se rende e aceite que como qualquer outro blog, esse tbm tem defeitos, mas pelo que a propria "shame" disse que era a intençao inicial dela, abrir os olhos das pessoas!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  66. Credo Shirley que absurdo tudo isso, bom assim como algumas meninas comentaram, eu acho que vc não deveria dar tanta atenção a tal blogueira Shame, de quem aliás eu nunca tinha ouvido falar (e olha que eu vivo em blogs de moda), quanto ao petiscos eu até olho de vez em quando mas acho que decaiu muito nos últimos tempos...
    Deixa todo essa história prá lá... Eu também tenho um modesto bloguinho de culinária que está paradinho porque fiz uma cirurgia, inclusive blogueiras famosas já copiaram minhas receitas na maior cara dura sem nem me citar (eu sei porque eu inventei a receita e a quantidade de ingredientes, antes de eu postar não tinha nenhuma receita parecida na net...) Só que reclamar às vezes é pior, eu prefiro ficar na minha e continuar fazendo o que me deixa feliz! E acredite um dia a máscara cai!

    ResponderExcluir
  67. Credo Shirley que absurdo tudo isso, bom assim como algumas meninas comentaram, eu acho que vc não deveria dar tanta atenção a tal blogueira Shame, de quem aliás eu nunca tinha ouvido falar (e olha que eu vivo em blogs de moda), quanto ao petiscos eu até olho de vez em quando mas acho que decaiu muito nos últimos tempos...
    Deixa todo essa história prá lá... Eu também tenho um modesto bloguinho de culinária que está paradinho porque fiz uma cirurgia, inclusive blogueiras famosas já copiaram minhas receitas na maior cara dura sem nem me citar (eu sei porque eu inventei a receita e a quantidade de ingredientes, antes de eu postar não tinha nenhuma receita parecida na net...) Só que reclamar às vezes é pior, eu prefiro ficar na minha e continuar fazendo o que me deixa feliz! E acredite um dia a máscara cai!

    ResponderExcluir
  68. Olá, faz muuuito tempo q não lia seu blog e hj apareci por aqui e li esse post. Ao q me parece vc dá importância demais ao q não deve, para pessoas q não te acrescentam nada de positivo. Por qual motivo vc leu os comentários a seu respeti de posts da Shame??
    Vc já viu q foi gongada e ainda fica se torturando lendo aquilo???]
    Não te entendo mesmo. Cade sua psicologia e (imagino) seus anos de psicoterapia???
    Ainda não aprendeu q críticas destrutivas só fazem mal?
    Alguns comentários acima deram a dica, filtre mais (não leia os comentários na Shame....eu faço isso, acompanho o blog dela, mas não perco tempo lendo os absurdos dos seguidores), e se a Julia não te respondeu, desiste. Tb acho q ela já deixou claro a opinião dela e nem sempre vamos concordar c/ aqueles q admiramos.
    Seja mais madura e leve menos p/ o pessoal o blog da Shame. Ou no fundo vc se sente daquele jeito q comentaram???

    ResponderExcluir
  69. Shirley,
    Seu público adora seus posts... isso que importa! Senão você não teria tantas seguidoras!
    Há momentos que não conseguimos arrumar as coisas erradas do mundo. Não adianta você querer que o CERTO impere... cada um tem seu livre arbítrio e você deve trabalhar sua mente para não ligar para estas coisas. Quanto mais você remexer, pior fica! Deixa pra lá amiga!

    ResponderExcluir
  70. Querida, duas coias que você deve levar em consideração: você é adulta, e o principal, você é psicóloga! Use a sua profissão ao seu favor, esse tipo de postura não combina...

    Claro que blog é considerado um espaço pessoal, mas veja, o seu também é um espaço de trabalho, estou certa? Então é melhor não misturar as coisas.

    Tipos de posts como este seu "saturam", afastam leitor. Posso dizer o mesmo do blog do Pablo Villaça (o crítico de cinema). Adoro as críticas cinematográficas dele, mas o blog é deveras intragável.

    O lado positivo da internet é que podemos ter o espaço profissional e pessoal junto. MAS... temos que tomar cuidado quando o espaço pessoal, se utilizado demasiadamente, afeta o profissional. Independente se temos razão ou não. Se o assunto é polêmico então, a coisa complica mais ainda. As pessoas têm opiniões variadas, e focar em alguns assuntos mais específicos pode diminuir o público alvo, principalmente assuntos que são de ordem pessoal e que existem há algum tempo - a circulação em um blog é muito grande, assuntos que envolvem uma "história" vão ter bem menos leituras e podem cansar o leitor.

    Espero ter ajudado, como um conselho do ponto de vista profissional, não estou levando em conta se você está certa ou não, pois não sei a respeito, ok? Também não me considero dona da razão, só acho que algumas coisas a gente deve delimitar o devido espaço, levando em conta que uma parcela do público não vai conseguir ou querer acompanhar o assunto tratado, e novamente, pela volatilidade do meio que é o blog, isso espanta público sim.

    Beijos e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  71. Acho tudo isso muuiiitoooo chato. Não deveria acontecer. É verdade que existem blogs que não deveriam existir, mas, existem leitores que também não deveriam lê-los.

    É difícil ficar quieta quando se é ofendida, mas tente não dar lugar a este tipo de coisa. O tempo dá jeito...

    Beijo

    ResponderExcluir
  72. Olá, Shirley.
    Sou sua leitora a muito tempo, eu não sou de ficar postando comentários, gostaria de dizer que existem muitos tipos de blogs e que são direcionados à diversos tipos de pessoas. Acho o seu Blog muito bem escrito, claro que uma vez ou outra todas escorregamos no Português, afinal somos Humanos.
    Minha opinião sobre a Shame é que ela é simplesmente criou um blog para criticar pessoas no anonimato que de repente o blog começou a fazer sucesso, isto acabou subindo para a cabeça, pois como ela mesmo disse o blog dela faz mais sucesso que de outras blogueiras que já estão na Blogosfera a mais tempo. Pra mim ela resolveu deixar o anonimato e quem saber fazer do blog dela um blog que também vá render pra ela (publi post) como ela mesmo fala. Tenho dó de algumas blogueiras que são ridicularizadas no blog dela, principalmente com relação o look do dia. Acho que você não deve sofrer, e esquecer este assunto, ela é uma pessoa feia de alma e feia fisicamente. desejo sucesso para você, te vejo nos proximos posts, beijos.

    ResponderExcluir
  73. Lucy,
    Entendo sua posição e até concordo com ela, mas ao mesmo tempo, segui meu coração que me mandava não escolher o ditado "quem cala, consente".
    beijos, querida!

    ResponderExcluir
  74. Você é linda e escreve muito bem :)

    ResponderExcluir
  75. Oi Shirley, tudo bem?

    Li o seu desabafo, e li também alguns comentários que me soaram enfadonhamente'óbvios', e só faltou um gran finale com o chavão 'faça amor não faça guerra'.
    Gostaria de dizer que, ao me colocar NO SEU LUGAR,eu entendi o que você tentou argumentar com a subcelebridade plastificada Petit, e considerei a tua posição absolutamente compreensível. Afinal, a fulana ganha audiência à custa de te humilhar publicamente, e tudo o que as pessoas têm a te dizer é 'deixe isso pra lá, você está dando muita importância pra ela'. Pelo menos que te deixem vomitar esse sapo uma ÚNICA vez, e deixem suas frases prontas com a profundeza de um pires para o mural do Facebook!

    Como tantas outras pessoas, e como blogueira também, um dia resolvi saber do que se tratava esse tal de 'shame on you blogueira', em menos de três linhas pude sentir o amargor dessa pessoa em relação à popularidade alheia, e agora que sei, tratando de um assunto no qual ela fracassou. Mas o fato de que se trata de uma pessoa desequilibrada emocionalmente, e digna de pena, não significa que você deva 'relevar com uma falsa superioridade'ou respeitar a opinião dela. Pera aí gente, se vocês chamam os insultos dela de opnião então tem algo de errado na educação de vocês. Sei que hoje em dia muito se divaga sobre diplomacia, respeito ao ponto de vista alheia, por mais insano que isso possa ser, mas e quando essa formalidade toda supera os valores éticos de cada um, em outras palavras: como não se defender de uma agressão, ou mesmo de uma calúnia? Quem cala conscente. Se a opinião de uma pessoa rasteira é direito dela, também o é SEU DIREITO de se defender, opinar, espernear. Enfim, mostrar que está VIVA e que tem o seu valor.

    Parabéns pelo seu blog!

    Solange De-Ré

    ResponderExcluir
  76. Desculpe,
    Mas vc deveria ter revisado seu texto! Está muito confuso e não segue uma cronogia dos fatos. Cansou minha vista e nem cheguei até a metade.

    ResponderExcluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  79. Shirley, não acho você nem um pouco "feia, pobre ou gorda", mas te acho chata pra caramba.
    Volta a falar das publicidades, roupas, maquiagem, esmaltes.. bla bla bla!
    O público gosta mais que você fale disso, ninguém quer ler um texto desse tamanho e ninguém mesmo tá com dózinha de você!
    Essas pessoas aí em cima ou são amigos próximos, ou puxa-sacos ou gente que te odeia!
    Para com esse papo de vítima e foca no blog! Melhor!
    Sou neutra nessa história de blog bom, blog ruim... Acho tudo isso modinha, mas respeito o "trabalho" de cada uma. Não te ofendo, mas te acho chata (isso não é ofensa, é opinião!)
    Um beijo pra você e leve a minha CRÍTICA da melhor forma possível.

    Amanda Borges

    ResponderExcluir
  80. Adoro a Tia Shame!! A gongação faz parte da zueira toda! Pra mim, o shame on you, blogueira, é apenas uma crítica bem humorada a um bando de garotas que se acham "entendedoras de moda"! O problema é que na internet, todo mundo se acha especialista em alguma coisa!
    Meu marido sempre diz, uma vez que você se coloca em evidência, tem que estar preparado pra elogios e críticas! Algumas críticas serão construtivas, outras nem tanto...

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.