Aos 13 (Feliz aniversário, Larissa!) - Garotas Modernas Garotas Modernas : Aos 13 (Feliz aniversário, Larissa!)

Aos 13 (Feliz aniversário, Larissa!)

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAFq_-arhUjaVEP9GtB_jB4N1Iin0z1jnSFF5hpNIXvzuiqqpcJFc_kavCgHimEb2RZu80Dxag-Uobv4EPtOAKrMAm1T1UOqi8BVP4Im9dgveTgtk_WFja9Vg.jpg

Hoje esta menina aí da foto, minha afilhada e filha da minha sobrinha mais velha, faz 13 anos.
Assisti o parto dela, pois o pai era muito jovem (minha sobrinha foi mãe adolescente, mas se saiu maravilhosamente bem) e minha irmã já estava chorando desde cedo, emocionada do lado de fora da maternidade.
A médica que fez o parto é a ginecologista e obstetra de todas nós da família e não por acaso, havia feito o parto da minha sobrinha Uiara, mãe da Larissa. Perguntou quem iria acompanhar o parto normal e é claro que tinha qe ser eu, que seria a Dinda daquela criança e era a tia mais chegada da minha sobrinha (temos apenas 10 anos de diferença).
Nunca havia assistido um parto e lá fui eu, me paramentar com aquela roupa estranha e encontrei minha sobrinha já aterrorizada pelas dores. Mas é claro que mesmo eu estando assustada, segurei a mão dela e disse que ficaria tudo bem (embora minha vontade fosse levar ela embora dali correndo)... Um pouco de tempo (ou bastante, não sei dizer, tamanha a emoção), nasceu a Larissa e saiu das mãos da médica (a Dra Raquel, que dizia pra todos que entravam na sala de parto, que a sua "neta" estava nascendo, já que fizera o parto da mãe também), diretamente para meus braços e fui responsável por levar aquele bebê minúsculo e cor de rosa para o pediatra examinar...
Que momento mágico aquele, de ver uma vida começar, ver que minha sobrinha amada estava bem e a pequena Larissa, de olhos imensamente azuis, já querendo conhecer o mundo.
A Larissa foi minha "boneca" durante toda a primeira infância dela... Levava para passear e a mimava de todas as formas possíveis, já que ela também morava aqui em Florianópolis.
Eis que minha sobrinha se apaixonou por uma pessoa muito bacana que mora em São Paulo e eles se casaram. Estão os 3 morando felicíssimos em Sampa há uns 6 anos, mais ou menos e a convivência com a Larissa se tornou um privilégio que tenho apenas nas férias escolares, quando ela vem pra cá e é "disputada" por todos da família (a minha, a dos dois avós dela e a do pai).
Claro que fico super feliz de a Larissa ter encontrado lá em São Paulo mais uma família (afinal, ela considera o padastro seu segundo pai e foi "adotada" por todos), mas dá muita saudade do tempo que ela morava aqui e podia buscar ela apenas para tomar um sorvete.
Agora, quero dizer para a Larissa, aos 13, que por mais confusa que seja a adolescência, esta também é uma fase de descobertas e possibilidades, onde os caminhos estão lá para serem escolhidos e percorridos, onde a gente começa de fato a aprender quem a gente é.
Que exatamente como ela, também gostava (e ainda amo) rock, que era meio rebelde e adorava me vestir de preto (mas era boa aluna), que já adorava livros e era louca pelo Diário de Anne Frank... Ganhei o Diário de Anne Frank dos meus pais e li exatamente com esta idade, dos 12 para os 13 anos e me identifiquei com cada linha escrita por aquela menina judia, que se definia como "um pequeno feixe de contradições"... Nunca esqueci esta frase, mesmo tendo se passado tanto tempo. E mesmo já adulta, guardo muito daquela menina que fui, aos 13, cheia de contradições, porque a vida não é linear e tudo está em constante movimento.
Aos 13 anos também queria conhecer a Alemanha e a casa de Anne Frank em Amsterdã (ainda não conheci, mas certamente vou um dia) e viajar para um monte de lugares, ser independente (mas também casar depois dos 30), ter muitos cachorros e ser feliz. 
Muito disto já é realidade para mim e espero, que você aos 13, aos 23, aos 33 e assim por diante, seja feliz como sou, cada vez mais satisfeita com quem você é, cada vez mais ciente das suas capacidades e talentos.
Quero dizer para minha garota moderna Larissa, que aos 13 anos, a gente precisa sonhar, para continuar sonhando e realizando coisas incríveis por toda a vida.
E que não importa a distância, sempre estarei aqui... Feliz aniversário!

Post escrito por Shirley Stamou

2 comentários:

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.