Diana Vreeland: a precursora de Anna Wintour - Garotas Modernas Garotas Modernas : Diana Vreeland: a precursora de Anna Wintour

Diana Vreeland: a precursora de Anna Wintour

Imagens: Harper's Bazaar

Diana Vreeland , nascida em Paris em 29 de julho de 1906 foi um dos maiores ícones de moda do século XX, colunista e editora de moda da Vogue e Harper's Bazaar e era conhecida por sua genialidade criativa e seu forte temperamento.
Ela era filha de pai inglês e mãe norte-americana – Emily Hoffman (socialite descendente do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington) e emigrou com a família para Nova York no início da I Guerra Mundial. Durante a infância sofria com as comparações feitas pela mãe com a sua irmã que era muito bonita, enquanto ela era o “patinho feio” da família.
Em 1924 casou com o banqueiro Thomas Vreeland e por causa da quebra da Bolsa de Nova York em 1929 o casal mudou-se para Londres, onde ela começou um negócio de lingerie’s. Lá fazia parte da alta sociedade inglesa, onde seu círculo de amigos incluía celebridades como Wallis Simpson, futura Duquesa de Windsor, Cecil Beaton, Cole Porter e Gertrude Lawrence.
Em 1937 ela e o marido voltaram para Nova York e Diana começou então sua carreira na moda como colunista da Harper's Bazaar, onde trabalharia por 25 anos como editora de moda da revista.
Em 1939 se tornou a editora de moda da Harper's Bazaar, a primeira do mundo. Certa vez afirmou que: “Sei o que elas vão usar, antes de elas usarem. O que vão comer, antes de comerem. E até mesmo para onde vão, antes mesmo de o lugar existir.”
Em 1962, assumiu o cargo de editora-chefe da Vogue, onde trabalhou até 1971, alterando para sempre a maneira de se falar e de se escrever sobre moda, o que transformaria a Vogue na mais importante revista do gênero no mundo. Sua criatividade ficava evidente em editorias em parceria com o fotógrafo Richard Avedon e seu trabalho na Vogue criou ícones da moda como Twiggy e Marisa Berenson, além de modificar o conceito de beleza ao mostrar o glamour mulheres antes consideradas “estranhas” como Barbra Streisand e Anjelica Huston.
Ela também chamava atenção por seu temperamento intolerante, que diz-se chegou a causar a demissão de uma funcionária por não gostar do barulho de seus saltos no chão da redação, o que, segundo ela, tirava a concentração do trabalho. Excêntrica de certo modo, comandava tudo com mão de ferro em um escritório pintado de vermelho vivo e sempre almoçando o mesmo menu: um sanduíche de pasta de amendoim com uma dose de uísque. Outra de suas excentricidades era de que suas assistentes próximas usassem bijuterias barulhentas e grandes, para que ela sempre soubesse quando elas estavam por perto.
Uma de suas frases mais famosas, dita em 1946, como editora de moda da Harper’s Bazaar, a over o recém inventado biquíni: foi que “O biquíni foi a invenção mais importante deste século depois da bomba atômica”.
Ela faleceu quase na pobreza, em 1989 em Nova York, quase cega e acamada, acompanhada quase diariamente apenas por seu grande amigo e discípulo, André Leon-Talley, atual editor adjunto da Vogue América, hoje comandada por uma de suas grandes admiradoras, Anna Wintour.
Fonte: Ferreira, Jamill Barbosa. Diana Vreeland, Luxo e Elegância (2005)

2 comentários:

  1. É uma musa eterna! Deu muitas dicas pro Valentino aussi, inclusive o famoso vermelho Valentino, na verdade, era uma idéia dela que ele tomou emprestado e potencializou ;)

    Bisous.

    ResponderExcluir
  2. Eliza,
    Esta parte da história dela eu não sabia. Obrigada!
    beijos,

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.